setembro 14, 2023
Rioja, na Espanha, tem uma interessante variedade de restaurantes listados no guia Michelin. A rica gastronomia local, aliada à degustação dos potentes vinhos da região vão intensificar sua experiência sensorial durante sua viagem.
Começamos nossa lista exclusiva pelo Restaurante El Portal del Echaurren, em Ezcaray.
Situado em um charmoso hotel em Ezcaray, La Rioja, este restaurante com 2 estrelas Michelin oferece uma culinária refinada que combina perfeitamente com a rica tradição gastronômica da região. O chef Francis Paniego, apoiado pela família, apresenta pratos inspirados na culinária local enquanto seu irmão sommelier está a cargo do salão.
A segunda sugestão é o Restaurante Nublo em Haro.
Ocupando uma propriedade aristocrática do século XVI, o Nublo é muito mais do que apenas um restaurante, pois trouxe de volta os holofotes gastronômicos para uma cidade famosa por abrigar a maior concentração de adegas centenárias do mundo.
Os chefs propõem dois menus de degustação que partem da seguinte máxima: criar sabores puros, mostrar a culinária a lenha e embarcar em uma viagem culinária por La Rioja, com uma homenagem à sua cultura, seus ingredientes nativos e suas paisagens.
Temos em seguida 3 restaurantes em Logroño: o Ajonegro, o Ikaro e o Kiro Sushi que portam uma estrela Michelin cada.
O Ajonegro irá te encantar tanto pela cozinha gourmet como pela história de amor que está por trás dela. Mariana Sánchez, natural de Cuernavaca (México), e Gonzalo Baquedano, natural de Logroño, mostram suas habilidades em um menu à la carte e dois menus de degustação (um longo e outro curto), que são uma fusão da culinária mexicana e de La Rioja com ênfase em ingredientes sazonais.
Por trás da fachada do Ikaro, você vai encontrar criatividade e paixão, junto com outra bela história de um sonho que se tornou realidade. Aqui, o casal Carolina Sánchez (de Cuenca, no Equador) e Iñaki Murua (de Laguardia, na Espanha) combinam a vida profissional e pessoal após se conhecerem no Centro de Culinária Basca. A sua cozinha surpreende pelo seu alto nível técnico, combinando os seus respectivos mundos culinários: a soberba fartura de La Rioja é realçada pelas frutas e condimentos do Equador, resultando em pratos de sabor incrível.
Carolina Sánchez, que se tornou muito conhecida por seu papel como jurada na série MasterChef de seu país, tem a honra de ser a única chef equatoriana a receber uma estrela Michelin!
O surpreendente Kiro Sushi, um restaurante de sushi estrelado no coração de La Rioja. Kiro se traduz como “viagem de volta para casa” e, como tal, simboliza o que este restaurante significa para Félix Jiménez, o mestre de sushi de Rioja, cujos segredos conheceu no Japão, sob a tutela do maestro Yoshikawa Takamasa.
O próximo estabelecimento de uma estrela Michelin é o Venta Moncalvillo em Daroca de Rioja.
A história pessoal do chef Ignacio Echapresto mostra que tudo é possível na vida, pois um dia ele decidiu mudar de profissão, trocando a oficina de ferreiro pela cozinha de um restaurante. Aqui, nesta pequena aldeia com uma população de apenas 50 habitantes, o chef e o seu irmão Carlos (responsável pelo salão e pela adega) pensaram numa cozinha muito diferente e com ênfase na sustentabilidade. Seguindo essa pegada, escolha entre três menus de degustação (Raíces, Hojas-Flores (vegetariano) e Frutos) que mudam com as estações e exploram a biodinâmica de cada ingrediente. A adega também inclui hidromel gourmet elaborado na propriedade.
Aliás, Logroño conta com mais 6 restaurantes (!) listados no guia, sem estrelas propriamente ditas, mas que podem enriquecer sua vivência gastronômica em Rioja:
. La Cocina de Ramón com a culinária tradicional do chef Ramón Piñeiro,
. Ummm No Solo Tapas que capricha nas tapas, os petiscos típicos da Espanha,
. Sabores que oferece cozinha riojana contemporânea,
. Tastavin onde você pode degustar pratos ou tapas com direito a provar os vinhos locais a copo,
. Juan Carlos Ferrando que dá um toque moderno à culinária de Rioja e
. Tondeluna, liderado pelo chef Francis Paniego, do El Portal del Echaurren (acima).
Lembre-se de que a disponibilidade e o status das estrelas Michelin podem mudar com o tempo, portanto, é aconselhável verificar as atualizações mais recentes e fazer reservas com antecedência, especialmente durante a temporada de enoturismo, para garantir uma experiência gastronômica excepcional em La Rioja.Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
janeiro 07, 2025
Vinhos encorpados são frequentemente preferidos por apreciadores experientes devido à riqueza e intensidade que proporcionam. Eles oferecem uma textura mais densa e uma sensação de peso na boca, o que enriquece a experiência sensorial. Além disso, apresentam camadas de sabores complexos e intensos, resultantes da concentração de uvas, processos como a fermentação malolática e o envelhecimento em barris de carvalho, que adicionam notas de especiarias, baunilha, café e chocolate.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024