novembro 14, 2023
1. Bordeaux é o maior AOP (Appellation d’Origine Protégée) da França.
Talvez Bordeaux seja o mais conhecido, porque é o maior AOP de toda a França! Existem 50 denominações diferentes em Bordeaux. Alguns dos principais distritos incluem The Medoc (vinhos da 'margem esquerda'), The Libournais (vinhos da 'margem direita'), Blaye & Bourge, Entre-Deux-Mers, Graves & Sauternes.
2. Grande parte das terras de Bordéus já esteve submersa.
Bordéus é uma península plana e de baixa altitude entre o Oceano Atlântico e o estuário do Garona, pelo que grande parte da sua terra esteve submersa em algum momento.
A área foi drenada no século XVII por engenheiros holandeses para limpar terrenos pantanosos para facilitar o transporte de mercadorias, e esta drenagem revelou os solos de cascalho de Medoc, onde são produzidos alguns dos vinhos mais famosos do mundo.
3. Existem cinco classificações oficiais.
Dentro de Bordeaux, existem cinco classificações oficiais. A primeira classificação foi iniciada pelo Imperador Napoleão III na Exposição Universal de 1855 em Paris. Ele solicitou que cada região vinícola estabelecesse uma classificação, e assim nasceu a classificação de 1855. A classificação de 1855 abrange vinhos tintos e vinhos doces da margem esquerda.
Em 1953, a pedido do Syndicat de défense de l’appellation des Graves, o Institut national des appellations d’origine (INAO) estabeleceu outra classificação – a classificação de Graves. Isso inclui tintos e brancos.
Em 1954, a pedido do Syndicat de défense de l’appellation Saint-Émilion, o Institut national des appellations d’origine (INAO) iniciou a classificação de Saint-Émilion para os tintos da margem direita. Este é um pouco único, pois deve ser revisado a cada dez anos.
Em 1932, os Crus Bourgeois foram agrupados numa lista estabelecida pelos comerciantes de vinho de Bordéus, sob a égide da Câmara de Comércio de Bordéus e da Câmara de Agricultura de Gironde. A classificação Crus Bourgeois du Médoc inclui vinhos tintos pautados pela qualidade e valor.
Por último, em 1994, a regulamentação europeia reintroduziu a designação e autorizou a menção “Cru Artisan” no rótulo principal do vinho. A classificação Crus Artisans nasceu para vinhos de pequenas propriedades com qualidade e valor.
4. Existem 6 variedades permitidas para vinhos tintos.
Em Bordeaux, existem seis variedades tintas aprovadas – Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Malbec e Carmenere.
A margem esquerda de Bordeaux é famosa pelas misturas dominantes de Cabernet Sauvignon que prosperam em solos de cascalho. A drenagem rápida do solo combate o clima marítimo, enquanto as temperaturas mais altas promovem o amadurecimento.
5. Merlot representa 66% da produção de vinho tinto.
Das 6 variedades permitidas, o Merlot é claramente o favorito, representando mais da metade da produção de vinho tinto.
Ao contrário dos vinhos da margem esquerda, os vinhos da margem direita são mais adequados para as temperaturas ligeiramente mais frias e para os solos argilosos e calcários que encontrará na margem direita.
6. Os produtores de vinho aqui também produzem vinhos brancos secos e vinhos doces.
Embora a região seja conhecida pelo seu premiado vinho tinto, os brancos secos e os vinhos doces também fazem parte da mistura. As variedades de vinho branco permitidas incluem Semillon, Sauvignon Blanc, Muscadelle, Colombard, Merlot Blanc, Sauvignon Gris e Ugni Blanc.
Destas variedades, Semillon e Sauvignon Blanc são as mais comuns.
Os brancos secos são mais conhecidos em Entre-Deux-Mers, Graves e Pessac-Léognan. Os vinhos doces são produzidos a partir de frutas utilizando uma técnica de vinho chamada podridão nobre que concentra o açúcar.
7. E também tem espumante.
Não se esqueça das bolhas! Bordéus também é conhecido pelos vinhos espumantes, elaborados a partir das mesmas castas utilizadas nos vinhos tranquilos pelo Método Tradicional.
Embora Crémant de Bordeaux tenha se tornado a denominação oficial de vinho espumante em 1990, os produtores de vinho produzem bolhas aqui desde 1800.
Mas para saciar sua curiosidade, recomendamos abrir uma garrafa da região, para isso basta escolher um dos rótulos da nossa curadoria: clique aqui
Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024