A ESLOVÊNIA E SEUS VINHOS INESQUECÍVEIS

09 agosto, 2021

A ESLOVÊNIA E SEUS VINHOS INESQUECÍVEIS

Vamos conhecer um país realmente apaixonado pelo vinho e que traz curiosidades bem peculiares: bem-vindo a Eslovênia!

A Eslovênia é conhecida como um dos melhores países produtores de vinho do mundo. O país no lado ensolarado dos Alpes se orgulha de três regiões vinícolas distintas (e seus três distritos), onde alguns dos enólogos mais premiados do mundo enchem as garrafas com vinhos de prestígio. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre esta terra próspera e peculiar do velho mundo que produz rótulos inesquecíveis em cenários de tirar o fôlego, confira.

PRODUÇÃO VINÍCOLA: A Eslovênia possui quase 30 mil vinícolas em funcionamento (é muita coisa). Isso corresponde a uma média que varia entre 80 e 90 milhões de litros produzidos por ano. Na Eslovênia, as pessoas podem se preocupar com muitas coisas, mas nenhuma delas diz respeito a escassez de vinhos, com certeza.

ESLOVENO AMA VINHO: Se existe um povo que adora um vinho, esse povo é o da Eslovênia. Para se ter ideia, mais de 94% de toda a produção vinícola nacional é consumida em seu país de origem. Dá pra acreditar? Além disso, os eslovenos adoram investir em novos tipos de uvas e conseguem prosperar mais de 50 tipos de videiras que dão origem à rótulos deliciosos. Esforço, técnica e sabores inconfundíveis de um lugar que é apaixonado em beber e produzir vinhos.

GARRAFA DE MEIO MILHÃO: Na Eslovênia existe uma garrafa de vinho de sobremesa que custa mais de meio milhão de euros. A Refošk vintage, que foi engarrafada com deliciosas trufas brancas. A garrafa deste vinho de sobremesa foi adornada com diamantes de verdade. O enólogo Palmieri produziu toda uma gama de vinhos de sobremesa de prestígio, que não só eram enriquecidos com trufas brancas, mas também com baunilha e mel.

FOCO NA PRODUÇÃO DE BRANCOS: Mesmo com uma grande variedade de uvas, os eslovenos concentram sua produção nos vinhos brancos. 75% de todo o vinho produzido no país é branco, pois seu povo é um grande fã da variedade. Outro ponto curioso que chama a atenção é a taxa de exportação: de 90 milhões de litros de vinho produzidos por ano, apenas 6.8 milhões sai do país para ser comercializado em outras partes do mundo.

CONHECER SEM SAIR DE CASA: Se você, assim como nós, é um verdadeiro apaixonado pelos vinhos do Velho Mundo, não pode deixar de conferir nossa seleção do SmartBuy Wine Club. Para acessar, clique aqui. Se este artigo foi útil para você, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA
AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA

17 maio, 2022

A Sicília é a maior ilha da Itália e por lá cerca de 450 vinícolas estão espalhadas por 23 regiões vinícolas reconhecidas, inclusive nas ilhas vizinhas Eólias e Egadi. O enoturismo é um grande impulsionador do mercado na Sicília, pois os enófilos viajam para descobrir os melhores vinhos sicilianos e as vinícolas mais características. Embora seja difícil restringir a lista, aqui estão nossas principais escolhas para as melhores vinícolas da Sicília, escolhidas por sua diversidade geográfica, facilidade de acesso, hospitalidade e qualidade. Vale lembrar que esta lista conta com locais que precisam de reserva prévia, ou seja, nada de visitar sem agendar.

Ver artigo completo

A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA
A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA

17 maio, 2022

Conhecida como Syrah na maioria dos países ao redor do mundo, essa variedade de uva provou ao longo dos séculos ser uma das uvas de vinho tinto mais poderosas e saborosas que existem. Hoje é uma das uvas mais cultivadas do planeta e é a preferida das vinícolas por sua robustez e versatilidade.

Ver artigo completo

EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

10 maio, 2022

A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

Ver artigo completo