A HISTÓRIA DA UVA SYRAH

02 novembro, 2021

A HISTÓRIA DA UVA SYRAH

Créditos: Unsplash

De origem incerta, a uva Syrah se torna uma opção saborosa e versátil na produção vinícola.

Existem muitas teorias que atribuem diferentes origens à casta das uvas Syrah. Alguns teóricos afirmam que a Syrah teve início no sul da França, com a mistura de outras duas variedades. Outros argumentam que sua origem é jordaniana, e outros que sua origem está inserida na cidade persa de Shiraz.

MAS DE ONDE ELA VEM?  A verdade é que sua origem  não é absolutamente clara. Mas não confunda esta uva com Petite Sirah, que é uma variedade de uva muito diferente daquela que estamos comentando. Atualmente, a Syrah é a principal uva do norte do Vale do Ródano, onde está associada aos clássicos vinhos Hermitage, Cornas e Côte-Rôtie onde se mistura com o Grenache para entregar sabores de vinhos ainda mais sofisticados.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA UVA SYRAH: Por mais saborosa que seja, a Syrah não é uma uva fácil de se produzir. Seu cultivo requer sol e altas temperaturas. No entanto, adapta-se às diferentes características do terreno e do clima. É uma uva que confere estrutura e cor aos vinhos, sendo muito utilizada em diversas composições de blends, principalmente em colaboração com a uva Grenache. Vale pontuar que:

  • Seus clusters são médios e compactos;
  • Seus frutos são muito uniformes;
  • As variedades desta casta são eretas e vigorosas;
  • A maturação é precoce. E seus grãos são geralmente pequenos ou médios.
  • Os seus sabores são muito variados, dependendo muito do terreno e do clima onde é cultivada.
  • OS VINHOS PRODUZIDOS COM A UVA SYRAH: Os vinhos produzidos com a Syrah são encorpados e saborosos, de maneira geral. É possível identificá-los pelo olhar, uma vez que seus mostos apresentam uma cor vermelha brilhante e muito escura. Sua acidez é relativa. A qualidade dos vinhos produzidos com Syrah é excelente e estas bebidas possuem um teor alcoólico elevado. Em seu aroma, é comum encontrar um toque marcante de frutas maduras.

    VARIEDADES VINÍCOLAS: A Syrah é normalmente utilizada na produção de vinhos de corte e até rosés. Os vinhos elaborados com esta casta, normalmente melhoram com o tempo na garrafa, podendo prolongar a sua vida de consumo até 15/20 anos.

    Ficou com curiosidade para descobrir todas as possibilidades da uva Syrah, produzidas no velho e no novo mundo? Clique aqui e confira alguns dos nossos melhores rótulos, selecionados especialmente para você, e lembre-se: se gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo.

     




    Deixe um comentário

    Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


    Ver artigo completo

    O VINHO SYRAH DA CALIFÓRNIA E SEU CRESCIMENTO NO MERCADO GLOBAL
    O VINHO SYRAH DA CALIFÓRNIA E SEU CRESCIMENTO NO MERCADO GLOBAL

    11 novembro, 2021

    Como os Syrahs americanos têm se transformado e chamado atenção no mercado vinícola global.

    Ver artigo completo

    O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH
    O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH

    10 novembro, 2021

    Como o Syrah Chileno vem ganhando cada vez mais destaque em um dos países mais promissores do Novo Mundo.

    Ver artigo completo

    POR QUE O SHIRAZ AUSTRALIANO É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DO MUNDO
    POR QUE O SHIRAZ AUSTRALIANO É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DO MUNDO

    05 novembro, 2021

    Não obedecendo à tradição, os vinicultores australianos são curiosos por natureza e continuam a experimentar e inovar na busca por qualidade da "bebida". As técnicas na vinha e na adega evoluíram, ajudando a realçar a frescura, a fruta e o perfume de Shiraz.

    Ver artigo completo