A HISTÓRIA DA UVA SYRAH

02 novembro, 2021

A HISTÓRIA DA UVA SYRAH

Créditos: Unsplash

De origem incerta, a uva Syrah se torna uma opção saborosa e versátil na produção vinícola.

Existem muitas teorias que atribuem diferentes origens à casta das uvas Syrah. Alguns teóricos afirmam que a Syrah teve início no sul da França, com a mistura de outras duas variedades. Outros argumentam que sua origem é jordaniana, e outros que sua origem está inserida na cidade persa de Shiraz.

MAS DE ONDE ELA VEM?  A verdade é que sua origem  não é absolutamente clara. Mas não confunda esta uva com Petite Sirah, que é uma variedade de uva muito diferente daquela que estamos comentando. Atualmente, a Syrah é a principal uva do norte do Vale do Ródano, onde está associada aos clássicos vinhos Hermitage, Cornas e Côte-Rôtie onde se mistura com o Grenache para entregar sabores de vinhos ainda mais sofisticados.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA UVA SYRAH: Por mais saborosa que seja, a Syrah não é uma uva fácil de se produzir. Seu cultivo requer sol e altas temperaturas. No entanto, adapta-se às diferentes características do terreno e do clima. É uma uva que confere estrutura e cor aos vinhos, sendo muito utilizada em diversas composições de blends, principalmente em colaboração com a uva Grenache. Vale pontuar que:

  • Seus clusters são médios e compactos;
  • Seus frutos são muito uniformes;
  • As variedades desta casta são eretas e vigorosas;
  • A maturação é precoce. E seus grãos são geralmente pequenos ou médios.
  • Os seus sabores são muito variados, dependendo muito do terreno e do clima onde é cultivada.
  • OS VINHOS PRODUZIDOS COM A UVA SYRAH: Os vinhos produzidos com a Syrah são encorpados e saborosos, de maneira geral. É possível identificá-los pelo olhar, uma vez que seus mostos apresentam uma cor vermelha brilhante e muito escura. Sua acidez é relativa. A qualidade dos vinhos produzidos com Syrah é excelente e estas bebidas possuem um teor alcoólico elevado. Em seu aroma, é comum encontrar um toque marcante de frutas maduras.

    VARIEDADES VINÍCOLAS: A Syrah é normalmente utilizada na produção de vinhos de corte e até rosés. Os vinhos elaborados com esta casta, normalmente melhoram com o tempo na garrafa, podendo prolongar a sua vida de consumo até 15/20 anos.

    Ficou com curiosidade para descobrir todas as possibilidades da uva Syrah, produzidas no velho e no novo mundo? Clique aqui e confira alguns dos nossos melhores rótulos, selecionados especialmente para você, e lembre-se: se gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo.

     




    Deixe um comentário

    Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


    Ver artigo completo

    AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA
    AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA

    17 maio, 2022

    A Sicília é a maior ilha da Itália e por lá cerca de 450 vinícolas estão espalhadas por 23 regiões vinícolas reconhecidas, inclusive nas ilhas vizinhas Eólias e Egadi. O enoturismo é um grande impulsionador do mercado na Sicília, pois os enófilos viajam para descobrir os melhores vinhos sicilianos e as vinícolas mais características. Embora seja difícil restringir a lista, aqui estão nossas principais escolhas para as melhores vinícolas da Sicília, escolhidas por sua diversidade geográfica, facilidade de acesso, hospitalidade e qualidade. Vale lembrar que esta lista conta com locais que precisam de reserva prévia, ou seja, nada de visitar sem agendar.

    Ver artigo completo

    A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA
    A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA

    17 maio, 2022

    Conhecida como Syrah na maioria dos países ao redor do mundo, essa variedade de uva provou ao longo dos séculos ser uma das uvas de vinho tinto mais poderosas e saborosas que existem. Hoje é uma das uvas mais cultivadas do planeta e é a preferida das vinícolas por sua robustez e versatilidade.

    Ver artigo completo

    EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
    EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

    10 maio, 2022

    A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

    Ver artigo completo