12 fevereiro, 2021
Créditos: Flickr
O vinho uruguaio seguiu muitas das mesmas tendências de seus irmãos sul-americanos, além de começar a produção de vinho um pouco mais tarde do que o resto do continente, mas isso não quer dizer nada, uma vez que seu solo é um dos melhores do continente e o país também se consagra como um dos quatro maiores produtores de toda a América Latina. A seguir, você conhece um pouco mais sobre a origem do vinho no Uruguai.
O INÍCIO: A produção de vinho no Uruguai começou no início do século 18 com influências da Espanha – uma vez que os espanhóis foram os primeiros a desbravar sua terra para este tipo de fim. No entanto, a produção comercial de vinho começou oficialmente no ano de 1870 depois que as influências francesas introduziram a Tannet (de longe, a uva mais importante do Uruguai) junto com outras.
ANOS 70: Na década de 1970 a indústria vinícola uruguaia voltou seu foco para a produção de vinhos mais finos e de maior qualidade. Desde 1988 o Instituto Nacional de Vitivinicultura (INAVI) trabalha com os produtores estatais para modernizar a indústria e ajudar nos planos econômicos que, em pouco mais de 35 anos, conseguiu ajudar o país a desenvolver a sua viticultura como poucos no mundo.
ATUALMENTE: Hoje, o Uruguai é reconhecido como uma potência do vinho sul-americano, apesar de seu tamanho pequeno, principalmente devido à sua alta qualidade. A produção de vinho do Uruguai está dentro de 10.000 hectares de vinhedos operados por aproximadamente 270 vinícolas - a maioria administrada por pequenas famílias com longa história no setor. A região de maior produção está localizada ao norte da capital, em uma área chamada Canelones, onde o Uruguai tem 60% de sua produção de vinho.
VARIEDADE DE UVAS E CLIMA: A variedade de uvas produzidas é resultado do clima do Uruguai e Tannet, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Viognier são alguns dos vinhos mais bem elaborados, produzidos nos vinhedos daquele país. As vinícolas do Uruguai desfrutam de sol mais de 220 dias por ano, e a costa atlântica mantém os vinhedos bem ventilados. O clima subtropical é semelhante ao de Bordeaux, França, e as condições do solo e o controle de qualidade são monitorados de perto.
RENOMADO MUNDIALMENTE: Com vinícolas praticamente na mesma latitude que os cinturões de vinho do Chile e da Argentina, o Uruguai desfruta de um clima semelhante, bem como do mesmo sucesso que seus vizinhos. As exportações do Uruguai são para outros países da América Latina, bem como para a Europa e para regiões específicas dos Estados Unidos. Seu foco na qualidade e no alto padrão fizeram do Uruguai um nome importante no mundo do vinho.
O Uruguai, apesar de pequeno, é um país extremamente encantador e possui uma indústria vinícola de dar inveja a muitos países do velho mundo!
Acesse nossa sessão exclusiva do Uruguai (clicar aqui) caso tenha vontade de conhecer mais...
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
02 fevereiro, 2021