A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO

07 setembro, 2021

A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO

Créditos: Pixabay

Uma região que se destaca pelos sabores do porto e por lindas paisagens: conheça a Península de Setubal.

A cidade de Setúbal é o terceiro porto do país, depois do Porto e de Lisboa. A parte antiga da cidade tem origens romanas, uma das mais antigas de Portugal, com muitos pontos de interesse para visitar. Setúbal é também parada obrigatória para quem pretende descobrir a reserva natural do estuário do Sado e claro aproveitar um bom vinho.

CONHECER DO COMEÇO: A Península de Setubal é o ponto de partida para explorar a região. Ao sul dos jardins e fontes centrais fica a marinha, o porto de pesca e as balsas. A norte dos jardins fica a parte velha da cidade, com ruas e praças agradáveis, repletas de lojas e cafés. O magnífico castelo de Palmela, ergue-se no pé da Serra da Arrábida. Em dias de céu limpo dá é possível até avistar Lisboa de alguns pontos da região.

  • O que realmente vale à pena: ao visitar Setubal, existem 3 grandes pontos que não podem ficar de fora de qualquer roteiro de turismo, principalmente no que diz respeito ao enoturismo riquíssimo da região: a Igreja Convento de Santiago, a Igreja de São Pedro e a Festa Anual do Vinho que acontece no primeiro fim de semana de setembro, em frente à câmara municipal da cidade, construída no século XVII.
  • O ENOTURISMO: O enoturismo ganhou muito destaque nos últimos anos. As culturas da vinha e do vinho conseguiram integrar-se e adaptar-se aos novos tempos, sendo hoje unanimemente reconhecidas como um recurso estratégico e de grande qualidade na região. Das grandes quintas dominadas pela variedade Castelão ao Moscatel (um dos vinhos de sobremesa mais famosos e deliciosos do lugar), esta região sempre desempenhou um papel de destaque na história dos vinhos portugueses.

    UM SANTO VINHO: Os agricultores desta região possuem vinhos de prestígio e são vencedores de inúmeros prémios internacionais, mas o reconhecimento vem de tempos antigos, uma vez que durante a Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, o vinho foi um dos principais produtos de exportação da Península de Setúbal, estimulado pelos avanços tecnológicos introduzidos pelas ordens religiosas.

    • Curiosidade: Na Península de Setúbal foram encontradas sementes de uva, datadas do século VIII a.c., em recentes escavações arqueológicas, evidenciando a cultura milenar da vinha, que remonta à região a um período muito anterior à formação de Portugal. Estima-se que o cultivo da vinha entrou no vale do Rio Sado pelos Tartessians, há cerca de 2.000 a.c.

    A GEOGRAFIA DA REGIÃO: A Península de Setúbal apresenta dois tipos de paisagens: uma com vinhas plantadas em solos de argila e calcário, protegidas pelas encostas da Serra da Arrábida, e a outra cobrindo terrenos planos ou suavemente ondulados compostos por areia, pobre e perfeitamente adaptada à produção de uvas de alta qualidade. O clima é temperado mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. A umidade relativa média anual é elevada devido à proximidade do mar.

    O SABOR DE SETUBAL: E claro, depois de um passeio desses por uma das regiões mais lindas, clássicas e saborosas de Portugal, não poderia faltar uma seleção especial para você. Em nosso site, você encontra alguns dos melhores vinhos da região para pedir aí na sua casa, e se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.




    Deixe um comentário

    Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


    Ver artigo completo

    VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS
    VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS

    20 junho, 2022

    Conheça a vinícola de João Portugal Ramos, um dos enólogos mais famosos de Portugal.

    Ver artigo completo

    UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL
    UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL

    20 junho, 2022

    As terras de Alentejo, podem ser consideradas como um dos berços da cultura vinícola. É longa e ampla a trajetória deste lugar que viveu momentos turbulentos e incertos, seguidos de eras de otimismo e inovação. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esta região e entender sua ligação com o vinho.

    Ver artigo completo

    JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO
    JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO

    14 junho, 2022

    Ver artigo completo