A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO

07 setembro, 2021

A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO

Créditos: Pixabay

Uma região que se destaca pelos sabores do porto e por lindas paisagens: conheça a Península de Setubal.

A cidade de Setúbal é o terceiro porto do país, depois do Porto e de Lisboa. A parte antiga da cidade tem origens romanas, uma das mais antigas de Portugal, com muitos pontos de interesse para visitar. Setúbal é também parada obrigatória para quem pretende descobrir a reserva natural do estuário do Sado e claro aproveitar um bom vinho.

CONHECER DO COMEÇO: A Península de Setubal é o ponto de partida para explorar a região. Ao sul dos jardins e fontes centrais fica a marinha, o porto de pesca e as balsas. A norte dos jardins fica a parte velha da cidade, com ruas e praças agradáveis, repletas de lojas e cafés. O magnífico castelo de Palmela, ergue-se no pé da Serra da Arrábida. Em dias de céu limpo dá é possível até avistar Lisboa de alguns pontos da região.

  • O que realmente vale à pena: ao visitar Setubal, existem 3 grandes pontos que não podem ficar de fora de qualquer roteiro de turismo, principalmente no que diz respeito ao enoturismo riquíssimo da região: a Igreja Convento de Santiago, a Igreja de São Pedro e a Festa Anual do Vinho que acontece no primeiro fim de semana de setembro, em frente à câmara municipal da cidade, construída no século XVII.
  • O ENOTURISMO: O enoturismo ganhou muito destaque nos últimos anos. As culturas da vinha e do vinho conseguiram integrar-se e adaptar-se aos novos tempos, sendo hoje unanimemente reconhecidas como um recurso estratégico e de grande qualidade na região. Das grandes quintas dominadas pela variedade Castelão ao Moscatel (um dos vinhos de sobremesa mais famosos e deliciosos do lugar), esta região sempre desempenhou um papel de destaque na história dos vinhos portugueses.

    UM SANTO VINHO: Os agricultores desta região possuem vinhos de prestígio e são vencedores de inúmeros prémios internacionais, mas o reconhecimento vem de tempos antigos, uma vez que durante a Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, o vinho foi um dos principais produtos de exportação da Península de Setúbal, estimulado pelos avanços tecnológicos introduzidos pelas ordens religiosas.

    • Curiosidade: Na Península de Setúbal foram encontradas sementes de uva, datadas do século VIII a.c., em recentes escavações arqueológicas, evidenciando a cultura milenar da vinha, que remonta à região a um período muito anterior à formação de Portugal. Estima-se que o cultivo da vinha entrou no vale do Rio Sado pelos Tartessians, há cerca de 2.000 a.c.

    A GEOGRAFIA DA REGIÃO: A Península de Setúbal apresenta dois tipos de paisagens: uma com vinhas plantadas em solos de argila e calcário, protegidas pelas encostas da Serra da Arrábida, e a outra cobrindo terrenos planos ou suavemente ondulados compostos por areia, pobre e perfeitamente adaptada à produção de uvas de alta qualidade. O clima é temperado mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. A umidade relativa média anual é elevada devido à proximidade do mar.

    O SABOR DE SETUBAL: E claro, depois de um passeio desses por uma das regiões mais lindas, clássicas e saborosas de Portugal, não poderia faltar uma seleção especial para você. Em nosso site, você encontra alguns dos melhores vinhos da região para pedir aí na sua casa, e se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.




    Deixe um comentário

    Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


    Ver artigo completo

    A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
    A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

    17 janeiro, 2022

    Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

    Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

    Ver artigo completo

    O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
    O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

    17 janeiro, 2022

    Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

    Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

    Ver artigo completo

    A História de Paso Robles
    A História de Paso Robles

    12 janeiro, 2022

    A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

    Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

    Ver artigo completo