setembro 07, 2021
Créditos: Pixabay
Uma região que se destaca pelos sabores do porto e por lindas paisagens: conheça a Península de Setubal.
A cidade de Setúbal é o terceiro porto do país, depois do Porto e de Lisboa. A parte antiga da cidade tem origens romanas, uma das mais antigas de Portugal, com muitos pontos de interesse para visitar. Setúbal é também parada obrigatória para quem pretende descobrir a reserva natural do estuário do Sado e claro aproveitar um bom vinho.
CONHECER DO COMEÇO: A Península de Setubal é o ponto de partida para explorar a região. Ao sul dos jardins e fontes centrais fica a marinha, o porto de pesca e as balsas. A norte dos jardins fica a parte velha da cidade, com ruas e praças agradáveis, repletas de lojas e cafés. O magnífico castelo de Palmela, ergue-se no pé da Serra da Arrábida. Em dias de céu limpo dá é possível até avistar Lisboa de alguns pontos da região.
O ENOTURISMO: O enoturismo ganhou muito destaque nos últimos anos. As culturas da vinha e do vinho conseguiram integrar-se e adaptar-se aos novos tempos, sendo hoje unanimemente reconhecidas como um recurso estratégico e de grande qualidade na região. Das grandes quintas dominadas pela variedade Castelão ao Moscatel (um dos vinhos de sobremesa mais famosos e deliciosos do lugar), esta região sempre desempenhou um papel de destaque na história dos vinhos portugueses.
UM SANTO VINHO: Os agricultores desta região possuem vinhos de prestígio e são vencedores de inúmeros prémios internacionais, mas o reconhecimento vem de tempos antigos, uma vez que durante a Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, o vinho foi um dos principais produtos de exportação da Península de Setúbal, estimulado pelos avanços tecnológicos introduzidos pelas ordens religiosas.
A GEOGRAFIA DA REGIÃO: A Península de Setúbal apresenta dois tipos de paisagens: uma com vinhas plantadas em solos de argila e calcário, protegidas pelas encostas da Serra da Arrábida, e a outra cobrindo terrenos planos ou suavemente ondulados compostos por areia, pobre e perfeitamente adaptada à produção de uvas de alta qualidade. O clima é temperado mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. A umidade relativa média anual é elevada devido à proximidade do mar.
O SABOR DE SETUBAL: E claro, depois de um passeio desses por uma das regiões mais lindas, clássicas e saborosas de Portugal, não poderia faltar uma seleção especial para você. Em nosso site, você encontra alguns dos melhores vinhos da região para pedir aí na sua casa, e se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024
setembro 23, 2024