A PRODUÇÃO DE UVAS NO ESTADO DO TEXAS

30 julho, 2019 1 Comentário

A PRODUÇÃO DE UVAS NO ESTADO DO TEXAS

A PRODUÇÃO DE UVAS NO ESTADO DO TEXAS

Embora o estado do Texas não seja muito citado quando o assunto é vinho, ele é o terceiro maior produtor de uvas do país! Ali as uvas cresceram naturalmente ao longo de rios e riachos por milhares de anos e muitas uvas geneticamente únicas foram identificadas como nativas da região.

Basta visitar o estado para perceber quão abundantes são as uvas ali. A maior parte do Texas tem como plano de fundo videiras nativas. Estas espécies nativas desempenharam um papel importante no fornecimento de resistência genética para porta-enxertos de uva utilizados em todo o mundo. Porém, embora a produção de uvas seja um sucesso no estado, o cultivo de vinho era muito difícil por ali.

Por inúmeros problemas climáticos e com pragas, a indústria vinícola do Texas só começou em escala comercial no final dos anos 70. Com uma grande revolução do vinho acontecendo em todo o mundo, vinhedos foram plantados em diversas partes dos Estados Unidos, inclusive no Texas. Por volta de 1975, as áreas de interesse se desenvolveram em Lubbock, Fredericksburg, Fort Worth e Fort Stockton e continuam até hoje abrigando grandes vinícolas.

 

A área de Lubbock se desenvolveu como maior produtora de uvas do Texas. A região é privilegiada porque é livre de diversos empecilhos para cultivo e possui o melhor solo do mundo. Além disso, lá as noites são frescas, o que ajuda muito a aumentar a qualidade dos frutos. As uvas cultivadas ali são a Riesling e Chardonnay, ao norte de Plainview, e Sauvignon Blanc e Zinfandel ligeiramente ao norte de Lubbock. Cabernet Sauvignon, Merlot, Chenin Blanc e Muscat Canelli são cultivadas ao sul de Lubbock.

 

No extremo-oeste do estado, o vinhedo Genevieve de 1.000 acres, pertencente ao Departamento de Terras da Universidade do Texas, domina a área. A Sauvignon Blanc, Chardonnay, Chenin Blanc, Ruby Cabernet e a Zinfandel geram grandes produções de frutas de alta qualidade. O clima seco, solo fértil e os invernos suaves são positivos para a área. A produção é muito boa, possui um crescimento vigoroso da videira e as uvas geram excelentes vinhos.

 

A região montanhosa, ao norte de Fredericksburg para San Saba, é repleta de colinas de calcário e riachos imaculados.Com aproximadamente 600 acres de vinhedos, possui excelente solo e clima. O local se tornou uma região popular quando se trata de vinícolas, mas uma curiosidade é que Hill Country também é muito conhecido pela produção de pêssegos!

 

Já em Madeira West Cross, região centro-norte do Texas, existem aproximadamente 250 acres de uvas com um grande número de vinhedos e vinícolas menores. O clima é tipicamente seco e a área tem uma grande variedade de solos, sendo alguns profundos e bem drenados, excelentes para a produção de uvas.  Existem seis tipos básicos de uvas cultivadas no Texas, mas indústria do vinho ali é 99% Vitis vinifera. Estas são as uvas de vinho clássicas da Europa, que também são cultivadas na Califórnia, e todas as outras grandes regiões vinícolas do mundo.  Antes da nova indústria do vinho do Texas, a maioria dos vinhedos eram pequenos e para uso doméstico ou local. Eles plantavam uvas americanas resistentes ao frio, doenças e insetos. Isso incluiu centenas de variedades, no entanto, as mais comuns eram as Munson; Beacon, Carman, Champanel e Ellen Scott, Cynthiana do Arkansas, Vitis Bourquiniana, LeNoir, Hebemont e Favorite. Atualmente, com o aumento da tecnologia e a chegada de novas técnicas, as plantações do Texas expandiram e não ficam mais a mercê das dificuldades locais. Quem diria que um estado onde existia tantos impedimentos se tornaria o terceiro maior produtor de uvas do país? E nós comemoramos essa evolução, pois certamente muitos dos vinhos americanos que apreciamos, são feitos com uvas diretamente do Texas!  

 

Credito a publicações de Jancis Robinson. 

 




1 Resposta

Ricardo
Ricardo

07 julho, 2020

Excelente! Continuem colocando boas informações de coisas nem sempre conhecidas. Sugestão: quais são os vinhos dessas regiões pouco conhecidas e onde encontrá-los poderia também gerar interesse. Obr, Ricardo

Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA
A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA

16 julho, 2021

A Garnacha é uma uva de vinho tinto cultivada extensivamente na França, Espanha, Austrália e Estados Unidos. É particularmente versátil tanto na vinha como na adega, o que pode explicar porque é uma das uvas mais utilizadas na produção de blends do mundo inteiro. E para saber mais sobre este sabor inconfundível, fomos atrás de conhecer a história desta que é uma das uvas do velho mundo mais utilizada na produção de excelentes vinhos. Confira a seguir, tudo o que descobrimos sobre a Garnacha.

Ver artigo completo

A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA
A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA

15 julho, 2021

A Espanha é uma terra de paisagens deslumbrantes, história rica e uma cultura profunda e complexa na qual o vinho há muito desempenha um papel importante. As videiras são cultivadas na Península Ibérica desde pelo menos 3.000 a.c., embora não tenha sido antes de 1.000 a.c. que a vinificação começou a ser feita no país - uma habilidade trazida por comerciantes fenícios do Mediterrâneo oriental. Hoje, a Espanha é o lar de mais vinhas do que qualquer outro país do planeta e tem uma produção nacional de vinho superada apenas pela França e pela Itália.

Ver artigo completo

DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!
DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!

10 julho, 2021

Toro é uma região vinícola de Castela e Leão, no noroeste da Espanha, e está se tornando cada vez mais conhecida por seus vinhos tintos poderosos e encorpados feitos de Tina da Toro (Tempranillo). Em Toro também são feitas pequenas quantidades de vinho branco. Seu nome vem da cidade de Toro, um antigo assentamento a apenas 65 quilômetros a leste da fronteira portuguesa. Toro está localizado no rio Douro, que corta a metade norte da região e por este pedaço encantador e surpreendente da Espanha que iremos passear hoje. Neste artigo, vamos desvendar todos os segredos de Toro para você e conhecer mais sobre esta região tão famosa por seus vinhos.

Ver artigo completo