A região do Douro em Portugal

12 Maio, 2019

A região do Douro em Portugal

 

Douro - Portugal

Localizado no norte de Portugal, a região do Douro é conhecida por seus excelentes vinhos e paisagens exuberantes. Banhada pelo rio Douro, possui fortalezas históricas, casas medievais e vinhedos em terrenos inclinados.

A região ficou ainda mais conhecida pela produção de vinhos em 1940, quando ocorreu uma queda na qualidade da produção de vinhos no Dão devido a regulamentações estabelecidas por políticos da época. Se quiser entender melhor essa história, pode ler nosso post anterior, onde falamos sobre a região de Dão.  Apesar de sempre ser uma região conhecida por seus vinhos, essa crise em seu vizinho alavancou ainda mais o mercado.

Outro fator que tornou a região ainda mais conhecida foram os famosos vinhos do Porto produzidos ali. Apesar de haver muita polêmica entorno da história do seu descobrimento, não podemos negar que sua origem é do Douro. A história que circula, é que produtores da Inglaterra descobriram o vinho por acaso. Eles compraram vinhos de Douro e adicionaram brandy para evitar que ele azedasse durante as viagens de volta para casa e nesse processo nasceu o vinho do Porto. O que torna o vinho do Porto diferente de todos os outros, além do clima propício para sua criação, é o fato da sua fermentação não ser completa, sendo interrompida numa fase inicial. Os três tipos considerados são: Branco, Ruby e Tawny.

As principais uvas que compõem os vinhos da região são a Touriga NacionalTinta RorizTinto Cão,Tinta Barroca e Touriga Franca ou Francesa e Tinta Amarela.

Mas voltando a falar sobre Douro, a região foi classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e além de bela, é recheada de vinícolas e boa gastronomia. A melhor época para visitar Douro é de junho a agosto, pois é quando tem menos chuvas. Nessa época existem muitas festas e celebrações, como a Festa de São João, o festival de curtas, entre outros.

Duas programações que consideramos imperdíveis para conhecer a região de Douro em sua essência, são os passeios de barco pelo rio Douro e uma visita ao Parque Natural do Douro Internacional. As viagens de barco são relaxantes, contam com uma paisagem incrível e possuem diversas opções para que você escolha a que mais te agrada. Existem passeios com duração de uma hora e outros com duração de até dois dias. Já o Parque, que faz fronteira entre Portugal e Espanha, possui uma grande variedade de animais e é possível avistar mais de 170 espécies de aves.

Já sobre vinícolas, sabemos que existem inúmeras de altíssima qualidade na região, porém indicamos fortemente a Quinta do Panascal, propriedade da Fonseca, um dos mais conhecidos produtores locais. Na época da colheita, é possível assistir as uvas serem pisadas nos tradicionais tanques de granito. O local possui visita guiada com áudio disponível em nove línguas e é muito requisitado quando o assunto é vinho.

Outra vinícola que vale a pena conhecer no Douro é a Quinta das Carvalhas. Ela é a vinícola mais antiga da região (1759) e uma das mais altas, a 550m de altitude, o que proporciona uma vista incrível do vale!

Portugal é um destino muito escolhido por brasileiros até por questões históricas dado nosso passado. Considerando tudo, nada mais justo do que desfrutar completamente de tudo que essa nação tem a nos oferecer!

Agora, que tal encerrar essa leitura com um vinho do Porto? Em nosso site temos diversas opções para você não passar vontade! Confira!

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

Viajando para Sonoma pela porta dos fundos
Viajando para Sonoma pela porta dos fundos

15 Setembro, 2019

Conhecendo Sonoma pela porta dos fundos. Venha conhecer um pouco mais sobre os vinhos de Sonoma County. Nesta série, veremos algumas vinícolas não tão famosas deste lugar, mas que produzem rótulos muito especiais e apreciados no mundo inteiro.

 

Ver artigo completo

E os vinhos do Vale do São Francisco?
E os vinhos do Vale do São Francisco?

09 Setembro, 2019

Como já sabemos, a apreciação de vinhos no Brasil, não é uma tradição, porém este costume vem crescendo ano a ano, em nossos país. Por aqui, o enoturismo tem apresentado números significativos em sua exploração, que se torna cada vez mais comum nas regiões sul e sudeste, mas existe um ponto que ainda é pouco explorado e merece atenção: as vinícolas do nordeste brasileiro.

Ver artigo completo

São Paulo e sua tradição vinícola
São Paulo e sua tradição vinícola

02 Setembro, 2019

uando falamos de vinhos brasileiros, não poderíamos deixar o estado de São Paulo de fora. Além de possuir uma Rota do Vinho surpreendente e ótimos rótulos, São Paulo oferece dezenas de opções de vinícolas, incluindo algumas premiadas internacionalmente.

Ver artigo completo