A REGIÃO ESPANHOLA DE PRIORAT E SEUS VINHOS APAIXONANTES

26 junho, 2020

A REGIÃO ESPANHOLA DE PRIORAT E SEUS VINHOS APAIXONANTES

Priorat é uma região agrícola espanhola com grande história e riqueza. As vinhas crescem perto das oliveiras e as cores da paisagem são incomuns e espetaculares. As características peculiares de seus vinhos são devidas aos terraços inclinados em que as videiras são cultivadas e podem ser vistas em ambos os lados desta linda rota.

A ROTA DO VINHO PRIORAT

A geografia física da região de Priorat é muito montanhosa e difícil no cultivo de videiras. Os vinhos desta área ganharam enorme reputação e isso se deve, sem dúvida, ao seu cenário desafiador. A paisagem difícil não permite a produção em larga escala dessas terras. Pequenas propriedades, juntamente com a forte dedicação dos vinicultores, é o que torna possível o pequeno número de vinícolas nessa área, algumas das quais podem ser visitadas.

LOCALIZAÇÃO

A região montanhosa de Priorat está localizada perto do Mar Mediterrâneo, na província de Tarragona (Catalunha). É um mundo completamente oposto ao do litoral próximo. Terrenos acidentados e rochosos, belas paisagens, vinhedos seculares cultivados em terraços, mosteiros ocultos e aldeias camufladas com seu ambiente onde reinam o silêncio e a quietude, exceto no período da colheita da uva.

O VINHO DE PRIORAT

O vinho tinto Priorat é excepcional em três aspectos principais. Primeiro, é um dos poucos estilos de vinhos de classe mundial a se basear em Grenache - uma categoria na qual se une apenas ao Chateauneuf-du-Pape tinto e os vinhos de ponta do Sine Qua Non da Califórnia. Segundo, é um dos dois estilos que detém a classificação DOCa de primeira linha da Espanha (o outro é Rioja). E terceiro, passou de quase inédito no mercado internacional de vinhos a ser um dos vinhos mais apreciados do mundo.

CULTIVO VINÍCOLA

A maioria dos Priorat envelhece em carvalho por pelo menos 12 meses, e as leis oficiais de produção do Priorat DO reconhecem três níveis de qualidade do vinho com base nos períodos de maturação: Crianza passa um ano em carvalho, seguido de um ano em garrafa antes da liberação; Reserva, que passa um ano em carvalho e depois dois anos em garrafa; Gran Reserva passa dois anos em carvalho e três anos em garrafa. Na prática, poucas vinícolas usam essas classificações tradicionais de envelhecimento.

VARIEDADES

Ao lado das tradicionais variedades Garnacha e Cariñena, vários produtores de vinho da Priorat estão usando derivados internacionais de uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah para seus vinhos tintos. Os vinhos brancos da região são feitos das quatro variedades brancas autorizadas: Garnacha Blanca, Macabeo, Pedro Ximénez e Chenin Blanc.

Priorat não é apenas um vale espanhol a ser descoberto pelo turismo, mas por seus sabores autênticos e inigualáveis. E para que você possa aproveitar essa experiência, que tal dar uma passadinha em nossa sessão especial de vinhos espanhóis? Lá, preparamos uma seleção especial para você aproveitar, sem precisar sair do conforto da sua casa.

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.