agosto 30, 2021
Créditos: Pixabay
A produção de vinhos que mistura tradição, uvas e muita história.
O Vale do Douro em Portugal é a região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Isso significa que não é o primeiro lugar onde as uvas para vinho foram cultivadas, mas sim a primeira região reconhecida e documentada a fazê-lo. Agora é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, e o cultivo de vinho no lugar remonta a época dos romanos.
A REGIÃO: O rio Douro esculpiu uma rota sinuosa em toda a região durante milênios, criando o famoso vale como ele é hoje. O rio continua a deixar encostas íngremes e falésias em seu rastro, que durante séculos foram plantadas por vinicultores. Atualmente, estas plantações são chamadas de terraços.
A PRODUÇÃO VINÍCOLA DO DOURO: Em termos de vinhos de mesa, o Douro é talvez mais conhecido pelos seus tintos secos. Normalmente, são produzidos a partir da casta Touriga Nacional, embora muitos produtores misturem esta casta com outras. Inclui Tinta Roriz (Tempranillo), Touriga Franca e/ ou Tinta Barroca.
O SOLO DO DOURO: A composição do solo do Vale do Douro também ajuda na criação de vinhos espetaculares. A terra é rochosa, maioritariamente constituída por xisto. Este tipo de terreno força as videiras a lutarem através da rocha por seus nutrientes. A agravar a procura da vinha, o clima seco e a insolação do Douro durante a época de cultivo aquecem também o xisto, castigando as raízes da vinha. Embora tudo isso possa parecer doloroso, estas vinhas batidas acabam produzindo vinhos extremamente intensos e complexos.
O Vale do Douro oferece cores, aromas e sabores especiais que encantam o mundo inteiro, e se você pensa em viajar pra lá, mas antes que experimentar o que há de melhor naquela terrinha, precisa conhecer a sessão especial portuguesa que preparamos para você.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024