A REGIÃO VINÍCOLA MAIS ANTIGA: VALE DO DOURO EM PORTUGAL

30 agosto, 2021

A REGIÃO VINÍCOLA MAIS ANTIGA: VALE DO DOURO EM PORTUGAL

Créditos: Pixabay

A produção de vinhos que mistura tradição, uvas e muita história.

O Vale do Douro em Portugal é a região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Isso significa que não é o primeiro lugar onde as uvas para vinho foram cultivadas, mas sim a primeira região reconhecida e documentada a fazê-lo. Agora é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, e o cultivo de vinho no lugar remonta a época dos romanos.

A REGIÃO: O rio Douro esculpiu uma rota sinuosa em toda a região durante milênios, criando o famoso vale como ele é hoje. O rio continua a deixar encostas íngremes e falésias em seu rastro, que durante séculos foram plantadas por vinicultores. Atualmente, estas plantações são chamadas de terraços.

  • Passeie de carro: se você pensa em visitar o lugar, saiba que atravessá-lo de carro é uma opção espetacular pois o lugar oferece paisagens de cair o queixo e, nada melhor do que dar uma pausa sem pressa em casa trecho interessante. Você provavelmente vai cruzar o rio algumas vezes, subir para belas vistas do topo da colina e depois descer novamente para pequenas vilas encantadoras. Ao longo do caminho, você terá a oportunidade de parar em dezenas de vinhedos excepcionais para degustações e passeios.
  • Vinho do Porto: ao contrário de outras regiões vinícolas do mundo, alguns produtores do Vale do Douro cultivam suas uvas no vale e depois as fabricam ou vendem para produzir algo único: o Vinho do Porto.
  • A PRODUÇÃO VINÍCOLA DO DOURO: Em termos de vinhos de mesa, o Douro é talvez mais conhecido pelos seus tintos secos. Normalmente, são produzidos a partir da casta Touriga Nacional, embora muitos produtores misturem esta casta com outras. Inclui Tinta Roriz (Tempranillo), Touriga Franca e/ ou Tinta Barroca.

  • Curiosidade: grande parte das vinhas da região são bem antigas e dividem espaço com vinhas de outras variedades. Não é raro encontrar uma videira Touriga Nacional plantada logo ao lado de uma Tinta Roriz. Originalmente, isso era feito como uma forma de combater a phlyoxerra, mas hoje a técnica serve como um método especial de mistura para produzir vinhos de classe mundial que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do planeta.
  • O SOLO DO DOURO: A composição do solo do Vale do Douro também ajuda na criação de vinhos espetaculares. A terra é rochosa, maioritariamente constituída por xisto. Este tipo de terreno força as videiras a lutarem através da rocha por seus nutrientes. A agravar a procura da vinha, o clima seco e a insolação do Douro durante a época de cultivo aquecem também o xisto, castigando as raízes da vinha. Embora tudo isso possa parecer doloroso, estas vinhas batidas acabam produzindo vinhos extremamente intensos e complexos.

    O Vale do Douro oferece cores, aromas e sabores especiais que encantam o mundo inteiro, e se você pensa em viajar pra lá, mas antes que experimentar o que há de melhor naquela terrinha, precisa conhecer a sessão especial portuguesa que preparamos para você.

     

     




    Deixe um comentário

    Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


    Ver artigo completo

    A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
    A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

    17 janeiro, 2022

    Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

    Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

    Ver artigo completo

    O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
    O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

    17 janeiro, 2022

    Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

    Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

    Ver artigo completo

    A História de Paso Robles
    A História de Paso Robles

    12 janeiro, 2022

    A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

    Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

    Ver artigo completo