A REGIÃO VINÍCOLA MAIS ANTIGA: VALE DO DOURO EM PORTUGAL

30 agosto, 2021

A REGIÃO VINÍCOLA MAIS ANTIGA: VALE DO DOURO EM PORTUGAL

Créditos: Pixabay

A produção de vinhos que mistura tradição, uvas e muita história.

O Vale do Douro em Portugal é a região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Isso significa que não é o primeiro lugar onde as uvas para vinho foram cultivadas, mas sim a primeira região reconhecida e documentada a fazê-lo. Agora é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, e o cultivo de vinho no lugar remonta a época dos romanos.

A REGIÃO: O rio Douro esculpiu uma rota sinuosa em toda a região durante milênios, criando o famoso vale como ele é hoje. O rio continua a deixar encostas íngremes e falésias em seu rastro, que durante séculos foram plantadas por vinicultores. Atualmente, estas plantações são chamadas de terraços.

  • Passeie de carro: se você pensa em visitar o lugar, saiba que atravessá-lo de carro é uma opção espetacular pois o lugar oferece paisagens de cair o queixo e, nada melhor do que dar uma pausa sem pressa em casa trecho interessante. Você provavelmente vai cruzar o rio algumas vezes, subir para belas vistas do topo da colina e depois descer novamente para pequenas vilas encantadoras. Ao longo do caminho, você terá a oportunidade de parar em dezenas de vinhedos excepcionais para degustações e passeios.
  • Vinho do Porto: ao contrário de outras regiões vinícolas do mundo, alguns produtores do Vale do Douro cultivam suas uvas no vale e depois as fabricam ou vendem para produzir algo único: o Vinho do Porto.

A PRODUÇÃO VINÍCOLA DO DOURO: Em termos de vinhos de mesa, o Douro é talvez mais conhecido pelos seus tintos secos. Normalmente, são produzidos a partir da casta Touriga Nacional, embora muitos produtores misturem esta casta com outras. Inclui Tinta Roriz (Tempranillo), Touriga Franca e/ ou Tinta Barroca.

  • Curiosidade: grande parte das vinhas da região são bem antigas e dividem espaço com vinhas de outras variedades. Não é raro encontrar uma videira Touriga Nacional plantada logo ao lado de uma Tinta Roriz. Originalmente, isso era feito como uma forma de combater a phlyoxerra, mas hoje a técnica serve como um método especial de mistura para produzir vinhos de classe mundial que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do planeta.

O SOLO DO DOURO: A composição do solo do Vale do Douro também ajuda na criação de vinhos espetaculares. A terra é rochosa, maioritariamente constituída por xisto. Este tipo de terreno força as videiras a lutarem através da rocha por seus nutrientes. A agravar a procura da vinha, o clima seco e a insolação do Douro durante a época de cultivo aquecem também o xisto, castigando as raízes da vinha. Embora tudo isso possa parecer doloroso, estas vinhas batidas acabam produzindo vinhos extremamente intensos e complexos.

O Vale do Douro oferece cores, aromas e sabores especiais que encantam o mundo inteiro, e se você pensa em viajar pra lá, mas antes que experimentar o que há de melhor naquela terrinha, precisa conhecer a sessão especial portuguesa que preparamos para você.

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES
SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES

15 setembro, 2021

Alguns dos rótulos mais saborosos da terrinha em uma seleção especial para você no SmartBuy Wine Club da SmartBuyWines!

Ver artigo completo

COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM MUNDO DO VINHO
COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM MUNDO DO VINHO

08 setembro, 2021

A mais famosa região vinícola do mundo? Se você está pensando em Bordeaux, Burgundy ou Napa Valley, pode ser hora de pensar novamente. Ao longo dos anos, os vinhos portugueses tiveram muita importância em todo o planeta. O fato é que, depois de uma brusca queda na fama, os vinhos portugueses estão em ascensão e o país não está para brincadeira.

Ver artigo completo

A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO
A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO

07 setembro, 2021

Uma região que se destaca pelos sabores do porto e por lindas paisagens: conheça a Península de Setubal.

A cidade de Setúbal é o terceiro porto do país, depois do Porto e de Lisboa. A parte antiga da cidade tem origens romanas, uma das mais antigas de Portugal, com muitos pontos de interesse para visitar. Setúbal é também parada obrigatória para quem pretende descobrir a reserva natural do estuário do Sado e claro aproveitar um bom vinho.

Ver artigo completo