A REGIÃO VINÍCOLA MAIS ANTIGA: VALE DO DOURO EM PORTUGAL

30 agosto, 2021

A REGIÃO VINÍCOLA MAIS ANTIGA: VALE DO DOURO EM PORTUGAL

Créditos: Pixabay

A produção de vinhos que mistura tradição, uvas e muita história.

O Vale do Douro em Portugal é a região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Isso significa que não é o primeiro lugar onde as uvas para vinho foram cultivadas, mas sim a primeira região reconhecida e documentada a fazê-lo. Agora é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, e o cultivo de vinho no lugar remonta a época dos romanos.

A REGIÃO: O rio Douro esculpiu uma rota sinuosa em toda a região durante milênios, criando o famoso vale como ele é hoje. O rio continua a deixar encostas íngremes e falésias em seu rastro, que durante séculos foram plantadas por vinicultores. Atualmente, estas plantações são chamadas de terraços.

  • Passeie de carro: se você pensa em visitar o lugar, saiba que atravessá-lo de carro é uma opção espetacular pois o lugar oferece paisagens de cair o queixo e, nada melhor do que dar uma pausa sem pressa em casa trecho interessante. Você provavelmente vai cruzar o rio algumas vezes, subir para belas vistas do topo da colina e depois descer novamente para pequenas vilas encantadoras. Ao longo do caminho, você terá a oportunidade de parar em dezenas de vinhedos excepcionais para degustações e passeios.
  • Vinho do Porto: ao contrário de outras regiões vinícolas do mundo, alguns produtores do Vale do Douro cultivam suas uvas no vale e depois as fabricam ou vendem para produzir algo único: o Vinho do Porto.
  • A PRODUÇÃO VINÍCOLA DO DOURO: Em termos de vinhos de mesa, o Douro é talvez mais conhecido pelos seus tintos secos. Normalmente, são produzidos a partir da casta Touriga Nacional, embora muitos produtores misturem esta casta com outras. Inclui Tinta Roriz (Tempranillo), Touriga Franca e/ ou Tinta Barroca.

  • Curiosidade: grande parte das vinhas da região são bem antigas e dividem espaço com vinhas de outras variedades. Não é raro encontrar uma videira Touriga Nacional plantada logo ao lado de uma Tinta Roriz. Originalmente, isso era feito como uma forma de combater a phlyoxerra, mas hoje a técnica serve como um método especial de mistura para produzir vinhos de classe mundial que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do planeta.
  • O SOLO DO DOURO: A composição do solo do Vale do Douro também ajuda na criação de vinhos espetaculares. A terra é rochosa, maioritariamente constituída por xisto. Este tipo de terreno força as videiras a lutarem através da rocha por seus nutrientes. A agravar a procura da vinha, o clima seco e a insolação do Douro durante a época de cultivo aquecem também o xisto, castigando as raízes da vinha. Embora tudo isso possa parecer doloroso, estas vinhas batidas acabam produzindo vinhos extremamente intensos e complexos.

    O Vale do Douro oferece cores, aromas e sabores especiais que encantam o mundo inteiro, e se você pensa em viajar pra lá, mas antes que experimentar o que há de melhor naquela terrinha, precisa conhecer a sessão especial portuguesa que preparamos para você.

     

     




    Deixe um comentário

    Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


    Ver artigo completo

    VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS
    VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS

    20 junho, 2022

    Conheça a vinícola de João Portugal Ramos, um dos enólogos mais famosos de Portugal.

    Ver artigo completo

    UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL
    UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL

    20 junho, 2022

    As terras de Alentejo, podem ser consideradas como um dos berços da cultura vinícola. É longa e ampla a trajetória deste lugar que viveu momentos turbulentos e incertos, seguidos de eras de otimismo e inovação. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esta região e entender sua ligação com o vinho.

    Ver artigo completo

    JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO
    JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO

    14 junho, 2022

    Ver artigo completo