março 05, 2019
Hoje, vamos falar aqui sobre a região de Piemonte na Itália, conhecida por seus vinhos e suas trufas. Os vinhos mais famosos da região são o Barolo e o Barbaresco, mas existem muitos outros incríveis que vale a pena provar e desfrutar, como os Barbera, Freisa, Gattinara, Fara, Grignolino, Dolcetto, Ghemme.
Os vinhos Barolo e Barbaresco são provenientes da uva Nebbiolo. Enquanto o Barbaresco é mais leve, o Barolo é mais concentrado. O tempo de envelhecimento deles e teor alcóolico também são diferentes.
A região de Piemonte pode não ser tão estratégica para ser visitada em baixa temporada. Algumas vinícolas chegam a ficar cobertas de neves no inverno e muitas das principais atrações turísticas das cidades abrem apenas no verão por conta da alta temporada. Fora dela você provavelmente não conseguirá desfrutá-la em sua totalidade.
Ao longo desse post, além de mostrar as cidades chaves para conhecer e suas melhores vinícolas, também vamos dar outras dicas para que sua viagem saia da melhor maneira possível! Mas vamos ao que interessa, confira nossa seleção sobre a região de Piemonte!
BAROLO
Nada melhor do que começar falando da comuna italiana que dá o nome a um dos vinhos mais famosos da região. A cidade fica a 1 hora ao sul de Turim e é bem pequena, ela possui vilas charmosas, um castelo, belas paisagens, uma culinária incrível e é claro, muito vinho!
Lá também é possível visitar o Castello Falletti, o qual acredita-se que foi construído no século 10. Dentro dele fica o Museo del Vino – Wi-Mu, dedicado à história da vinificação da região e o topo do Castelo tem uma vista maravilhosa!
Ainda dentro do Castelo, fica a Enoteca Regionale (adega e sala de degustação). Lá você pode experimentar o vinho das onze zonas de Barolo DOCG e aprender mais detalhes sobre a região.
Dentre as vinícolas da cidade, você não pode deixar de visitar a VIETTI. Recentemente um de seus Barolos, o Riserva Villero 2007, conquistou 100 pontos da Wine Advocate/Robert Parker, que é um dos mais importantes críticos de vinhos do mundo. Apenas 3 vinícolas de Piemonte alcançaram essa pontuação, e Vietti é uma delas.
BARBARESCO
Agora vamos falar da comuna italiana Barbaresco, também localizada na província de Cuneo. Ela menor que Barolo, é uma vila de praticamente uma rua. Lá existem poucas opções turísticas, mas nem por isso menos importantes. O restaurante Antinè serve especialidades regionais e vale a pena ser visitado. Logo ao lado tem a Vineria dell’Enoteca, uma casinha onde é possível encontrar uma ótima seleção de vinhos vendidos em taça, para acompanhar são servidos queijos, embutidos e grissini. Lá também tem uma boa oferta de garrafas à venda, com safras mais antigas e exemplares raros, além de vários souveniers. Ali perto também está a Enoteca Regionale del Barbaresco, que reúne diversos produtores. É um bom lugar para procurar informações sobre as vinícolas, comprar vinhos e ainda provar alguns dos rótulos vendidos em taça.
Essa comuna é incrível pra quem deseja ver mais de perto como é a vida dos habitantes da região e conhecer o lado menos turístico de Piemonte.
Dica extra: Se você for visitar a região de Piemonte, procure alugar um carro! As cidades são próximas e o trajeto é simples. Vale muito mais a pena do que utilizar outros meios de transporte.
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje! Lembrem-se que não é necessário ir até a Itália para provar um delicioso Barolo, você pode adquirir o seu no nosso site agora mesmo!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024