maio 17, 2022
Créditos: Unsplash
Apesar de ser de origem francesa, a uva Syrah encontra na Sicília um clima ideal para se desenvolver.
Conhecida como Syrah na maioria dos países ao redor do mundo, essa variedade de uva provou ao longo dos séculos ser uma das uvas de vinho tinto mais poderosas e saborosas que existem. Hoje é uma das uvas mais cultivadas do planeta e é a preferida das vinícolas por sua robustez e versatilidade. No entanto, Syrah é mais amplamente associada a vinhos tintos encorpados, fortes e barulhentos, cheios de sabores frutados e picantes. Na Itália, a variedade possui uma ligação direta com a Sicília, e neste artigo iremos entender o porquê desta conexão, além de uma curiosidade que envolve o local.
A REGIÃO DE EMILIA-ROMAGNA: Emilia-Romagna é uma das regiões vinícolas mais amadas da Itália, e esta região ao norte de um dos maiores países vitivinícolas do mundo (onde está localizada a Sicília) tem sido associada à produção de vinhos finos e viticultura soberba por um período de tempo surpreendente.
O SABOR SICÍLIANO: A bela ilha da Sicília cultiva videiras e produz vinhos há milhares de anos, desde que os antigos gregos desembarcaram em suas margens douradas e perceberam o verdadeiro potencial da ilha como paraíso para uvas de qualidade. Hoje, a ilha é uma das principais regiões vinícolas da Itália e, embora mais de oitenta por cento das videiras da Sicília sejam usadas para a produção de vinhos doces fortificados, as vinícolas restantes que produzem outros estilos de vinho são conhecidas em todo o mundo por sua qualidade e caráter. De fato, as vinícolas sicilianas são famosas por sua capacidade de capturar algo da região ensolarada em seus vinhos, e as vinhas que cultivam se beneficiam enormemente do sol quase constante e dos solos vulcânicos incrivelmente férteis que caracterizam a ilha.
AS PRAGAS QUE ATINGIRAM A UVA: Após a era da filoxera, entre as duas guerras mundiais, a produção de Syrah estava crescendo em 10 regiões da Itália, de acordo com uma análise de 1934. Mas nos 30 anos seguintes, e após os replantios em grande escala das décadas de 1950 e 1960, a variedade praticamente desapareceu, com presença apenas em Valle d'Aosta, Toscana e Umbria.
ATUALMENTE: Um censo de 2.000 vinhedos conta mais de 2.500 hectares de Syrah na Itália (417 hectares na Toscana, 60 no Lácio, 50 na Sardenha e 2.000 na Sicília) e, em 2004, a Vivai cooperativi di Rauscedo, o maior viveiro especializado da Itália, informou que Syrah havia atingido 4.700 acres, com Toscana e Sicília ainda em primeiro lugar, seguida pela Sardenha, Lácio, Marche, Puglia, Úmbria e Abruzzo.
Se a produção de Syrah na Sicília é uma das maiores do mundo, é claro que não se pode deixar de experimentar o sabor desta potência italiana, e para fazer isso é simples: clique aqui e confira nossa seleção especial.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024