janeiro 03, 2023
A uva vinífera mais plantada em Bordeaux, na França deve seu nome à palavra merle (melro), um pequeno pássaro de cor azul muito escuro, quase preto que vive na região e adora as uvas. A Merlot é irmã da Cabernet Sauvignon por parte da Cabernet Franc com outra uva cujo DNA não se tem muito claro ainda. Existem dois estilos principais de vinhos elaborados com a uva Merlot.
O primeiro é um blend, mais precisamente o corte bordalês, original também de Bordeaux, mas que foi adotado por vários países inclusive do Novo Mundo.
O segundo estilo, esse sim, originado no Novo Mundo, explora a textura aveludada, os sabores de frutas do bosque e os taninos suaves que a uva proporciona. A uva saiu de Bordeaux e ganhou o mundo porque é resistente a pragas, se adapta bem a vários climas e é relativamente fácil de cultivar. Muitas vinícolas utilizam a Merlot em vinhos monovarietais de alto volume, muito populares, o que causou algum prejuízo à imagem da uva já que muitos destes exemplares de baixo custo são considerados simples demais. No entanto, não se deixe enganar, a Merlot é apreciada na margem direita de Bordeaux, onde é a principal uva nos cortes tanto de Saint-Émilion quanto de Pomerol. E também é admirada como coadjuvante na sua terra natal. Na margem esquerda, é a segunda uva mais importante nos famosos cortes de vinhos caríssimos que têm como estrela a Cabernet Sauvignon. Suavidade combinada com amadurecimento precoce, faz da Merlot uma uva perfeita para ser misturada à Cabernet Sauvignon que tem amadurecimento tardio e que tende a elaborar vinhos mais secos e mais ricos em taninos. Em geral, os vinhos de Merlot têm taninos macios, acidez média a alta, álcool médio a alto e corpo médio a encorpado. Seus fãs apreciam suas notas de compota de frutas negras e vermelhas e chocolate amargo, seus taninos delicados e maciez em boca.
Junto da Pinot Noir, compete pelo paladar daqueles que estão se acostumando aos vinhos tintos mais secos. Aliás as 2 uvas têm uma rivalidade que já virou até filme. Se quiser saber mais sobre a história, é só acompanhar nossos posts. Porém, se você prefere escolher um Merlot para degustar as diferenças de estilo, escolha seu rótulo aqui
Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024