novembro 14, 2022
Portugal é um dos países com maior número de castas autóctones do mundo. Uma diversidade semelhante é encontrada em poucos países, porém mesmo em meio a tanta variedade, a Touriga Nacional é a rainha das uvas portuguesas.
Provavelmente origem da uva se deu no Dão. Há uma corrente de enólogos que defendem que a real origem da Touriga Nacional é o Douro, isto se deve ao fato da casta ser muito popular na região vizinha ao Dão e ter papel protagonista na elaboração do vinho do Porto. A corrente que defende o Dão como local de origem da Touriga alega que seu nome se deve à aldeia de Tourigo a oeste de Tondela no Distrito de Viseu, no Dão.
Por lá você vai encontrar os vinhedos de Touriga Nacional em meio às florestas de pinheiros rodeadas de maciços graníticos. Os pequenos cachos possuem bagos de casca muito escura devido a presença da substância colorante pruína que posteriormente vai dar uma cor muito característica ao vinho.
Na elaboração do vinho do Porto tinto a Touriga Nacional é combinada com a Tinta Roriz, a Tinta Cão e a Tinta Barroca, além de uma centena de outras castas portuguesas. No calor abrasador das encostas do Douro, as uvas podem adquirir características rústicas que são perfeitas para o vinho do Porto, um fortificado, doce, alcoólico e longevo. No entanto, a Touriga Nacional conquistou seu destaque na enologia portuguesa por brilhar em rótulos monovarietais, sem fortificação.
O vinho de cor púrpura muito profunda, apresenta lindos reflexos violáceos característicos. Normalmente é encorpado, tânico, de boa acidez, repleto de frutas negras, notas de alecrim, rosas e violetas. Um vinho com excelente potencial de guarda que vai muito bem no envelhecimento em carvalho.
Tantas qualidade tornaram a Touriga Nacional famosa fora de Portugal também. Hoje, ela pode ser encontrada no Priorato (Espanha), Austrália, Califórnia, Argentina, Brasil e África do Sul. É importante notar que Touriga Nacional é uma uva diferente da Touriga Franca, também famosa no Douro e também parte do corte do vinho do Porto. Na verdade, a Touriga Franca é fruto do cruzamento expontâneo da Marufo com a Touriga Nacional. Nos EUA a legislação não permite a distinção entre Touriga Franca e Touriga Nacional no rótulo dos vinhos elaborados no país, porém permite para os importados.
Os vinhos de Touriga Nacional ficam perfeitos com os pratos encorpados da culinária portuguesa como as tripas à moda do Porto (a nossa dobradinha), cozido à Portuguesa, ambas feijoadas (a Portuguesa é feita com feijão branco), arroz de pato e queijo Serra da Estrela. Caso deseje harmonizar com bacalhau, escolha uma receita como o bacalhau a lagareiro.
Se você quiser apreciar um rótulo de Touriga Nacional, clique aqui e verifique nossa seleção clicando aqui.
Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024