A vinícola Antinori nel Chianti Clássico e os seus encantos

19 Março, 2019

A vinícola Antinori nel Chianti Clássico e os seus encantos

Destoando da maioria das vinícolas que conhecemos, ela possui uma arquitetura super moderna, mas sem perder o tradicionalismo.

A vinícola em si é consideravelmente nova, foi inaugurada em 2013 e levou 7 anos para ser construída. Em contrapartida, ela pertence a família Antinori, um dos sobrenomes mais conhecidos do mundo quando o assunto é vinho. A família se dedica a produção de vinhos há mais de 600 anos! O Brasil nem tinha sido descoberto, mas os Antinoris já estavam a todo vapor transformando uva em vinho!

O projeto da Antinori, foi criado pelo arquiteto florentino Marco Casamonti. A obra custou mais de 80 milhões de euros e foi construída com matérias-primas da região como terracota, concreto, madeira, ferro, vidro para abrigar tanques de fermentação, barricas de carvalho, obras de arte, além do vinho.

Ao visitá-la, é possível aprender as etapas de produção de vinhos, participar de degustações, fazer uma visita guiada nas adegas e também pode aproveitar para almoçar no restaurante Rinuccio 1180, localizado no último andar do edifício, possuindo uma vista deslumbrante e uma comida maravilhosa! Para encerrar, você pode visitar o museu da família Antinori e entender mais profundamente sua história com a produção de vinhos, além de apreciar as obras de arte contemporânea (obras de Yona Friedman, Dijean-Baptiste Decavèle e Rosa Barba) existentes no acervo.

Além disso, a vinícola ainda possui um auditório para espetáculos e conferências, uma loja, e duas salas de degustação suspensas.

Entre os vinhos produzidos lá, o nosso preferido é o Villa Antinori Chianti Classico (inclusive dá para comprar ele aqui no nosso site)!

Mas, já que falamos de Antinori, sabemos que essa vinícola incrível não é a única da família e que existem uma infinidade de vinhos produzidos por eles!

Pensando nisso, de bônus selecionamos 3 vinhos Antinori que se você nunca provou, precisa provar!

 

VILLA ANTINORI - PIAN DELLE BRUNELLO DI MONTALCINO, DOCG, ITALIA 2012

 

Este vinho, 100% Sangiovese, é um dos Brunellos mais importantes do mercado e, sem dúvida, um dos mais apreciados. No nariz, o Pian Delle Vigne apresenta aroma amplo e com notas de especiarias, frutas vermelhas e toque de tabaco e cacau. Na boca, intenso, equilibrado, com final longo e persistente. 100% feito com a uva Sangiovese, produzido em Montalcino, Toscana.

VILLA ANTINORI - PIAN DELLE VIGNE ROSSO DI MONTALCINO, ITALIA 2015

Este Rosso di Montalcino, 100% Brunello (Sangiovese grosso), é um dos vinhos mais típicos da região. Produzido pela primeira vez em 1995, Pian delle Vigne é um dos Brunellos mais importantes do mercado e, sem dúvida, um dos mais apreciados. 

VILLA ANTINORI - TIGNANELLO, TOSCANA, ITALIA 2015

Tignanello é um supertoscano composto por Sangiovese e um pouco de Cabernet Sauvignon e Cab Franc. Este blend lhe dá potência e estrutura. Tignanello é um vinho que pode ser consumido jovem, mas se guardado por alguns anos fica ainda melhor!

Esperamos que vocês desfrutem das indicações! E você que já visitou a vinícola Antinori nel Chianti Classico, o que achou? Conta pra gente sua experiência nos comentários!

 

 

 

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A história da família Trinchero na Califórnia
A história da família Trinchero na Califórnia

22 Abril, 2019

Como falar de vinhos sem mencionar a família Trinchero que faz e continua fazendo história ao longo dos anos sendo referência nos Estados Unidos? A família que é famosa na indústria dos vinhos, iniciou sua jornada nesse mercado há cerca de 70 anos atrás, quando o imigrante italiano Mario Trinchero decidiu deixar Nova York em busca de uma vida melhor para sua família e se mudou para Napa Valley.

Ver artigo completo

Barbera – A história da uva que fez história
Barbera – A história da uva que fez história

15 Abril, 2019

Ver artigo completo

Um roteiro de charme: onde se hospedar, comer e passear em Piemonte
Um roteiro de charme: onde se hospedar, comer e passear em Piemonte

10 Abril, 2019

Ver artigo completo