maio 17, 2022 1 Comentário
Créditos: Unsplash
A Sicília é a maior ilha da Itália e por lá cerca de 450 vinícolas estão espalhadas por 23 regiões vinícolas reconhecidas, inclusive nas ilhas vizinhas Eólias e Egadi. O enoturismo é um grande impulsionador do mercado na Sicília, pois os enófilos viajam para descobrir os melhores vinhos sicilianos e as vinícolas mais características. Embora seja difícil restringir a lista, aqui estão nossas principais escolhas para as melhores vinícolas da Sicília, escolhidas por sua diversidade geográfica, facilidade de acesso, hospitalidade e qualidade. Vale lembrar que esta lista conta com locais que precisam de reserva prévia, ou seja, nada de visitar sem agendar.
1 – PLANETA, MENFI: Planeta é um dos produtores de vinho mais conhecidos da Sicília e possui propriedades em toda a ilha, três das quais estão abertas para passeios e degustações. A sede da vinícola fica na Cantina Ulmo, na costa sul entre Menfi e Sambuca di Sicilia. O local é altamente desenvolvido para receber visitantes e oferece degustações, passeios de vinhedos e cantinas, um museu histórico, além de opções de aulas de culinária, aperitivos e almoços, e passeios bucólicos pela paisagem do entorno. La Segreta Bianco, um branco consistentemente bom, é produzido no local, assim como o Maroccoli tinto, feito com 100% de uvas Syrah.
2 – COS: Na região vinícola de Cerasuolo di Vittoria, no sudeste da Sicília, a COS é líder na produção de vinhos naturais, incluindo Pithos Rosso (tinto) e Pithos Bianco (branco). Curiosamente, todos os vinhos COS são fermentados em ânforas de barro. Este método de fermentação existe há milhares de anos, mas recentemente viu um ressurgimento. O COS providenciará um motorista e um tour privado pela propriedade, ou você pode visitar com a Esplora Travel, que oferece um tour pelas vinhas, comida e vinho pelo centro e leste da Sicília.
3 – BARÃO DE VILLAGRANDE: Chegar lá é metade da diversão em Barone di Villagrande, uma propriedade vinícola situada no lado leste do Etna, com vista para o mar e Taormina abaixo. A subida é espetacular, e o cenário para degustações de vinhos, passeios pelos vinhedos e almoços ao ar livre não poderia ser mais adorável. Uma pousada de quatro quartos com piscina convida os amantes do vinho a passar alguns dias e apreciar a paisagem, a comida da propriedade e o ambiente descontraído. Villagrande produz vinhos tintos e brancos, e seu EtnaBianco Superiore é especialmente notável.
4 – DONNAFUGATA, MARSALA: Donnafugata é uma vinícola familiar e possui cinco vinhedos em toda a Sicília, mas sua base fica em Marsala, e essa estrutura é mais bem equipada para passeios e degustações. Há um menu de quatro tours de degustação, cada um dos quais inclui petiscos típicos da Sicília para acompanhar o vinho. A vinícola pode parecer um pouco turística às vezes, mas os vinhos são de alta qualidade - especialmente os tintos Tancredi e Mille e Una Notte - e os guias turísticos são experientes e entusiasmados. A adega subterrânea abobadada, um destaque do passeio, é bastante impressionante.
5 – REGALEALI ESTATE, TASCA D’ALMERITA: A família Tasca d'Almerita é pioneira na ascensão da vinificação siciliana no século XX e foi uma das primeiras a experimentar uvas não nativas para produzir vinhos como Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Seu vinho de assinatura, Reserva del Conte, é um tinto encorpado feito com uvas Perricone e Nero d'Avola de vinhas de 60 anos. Nozze d'Oro é um dos seus brancos mais premiados. O cenário para degustações, passeios, aulas de culinária e pernoites é absolutamente lindo.
Gostou deste artigo? Então não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024
setembro 23, 2024
Maria deFátimaDMBragaglia
abril 26, 2024
Obrigada pelas dicas mais preciso mais detalhes porque pretendo conhecer algumas vinícolas na Sicilia e tbem me hospedar nelas se tiver uma boa estrutura …obrigada!!
Aguardo resposta