AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA

17 maio, 2022

AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA

Créditos: Unsplash

A Sicília é a maior ilha da Itália e por lá cerca de 450 vinícolas estão espalhadas por 23 regiões vinícolas reconhecidas, inclusive nas ilhas vizinhas Eólias e Egadi. O enoturismo é um grande impulsionador do mercado na Sicília, pois os enófilos viajam para descobrir os melhores vinhos sicilianos e as vinícolas mais características. Embora seja difícil restringir a lista, aqui estão nossas principais escolhas para as melhores vinícolas da Sicília, escolhidas por sua diversidade geográfica, facilidade de acesso, hospitalidade e qualidade. Vale lembrar que esta lista conta com locais que precisam de reserva prévia, ou seja, nada de visitar sem agendar.

1 – PLANETA, MENFI: Planeta é um dos produtores de vinho mais conhecidos da Sicília e possui propriedades em toda a ilha, três das quais estão abertas para passeios e degustações. A sede da vinícola fica na Cantina Ulmo, na costa sul entre Menfi e Sambuca di Sicilia. O local é altamente desenvolvido para receber visitantes e oferece degustações, passeios de vinhedos e cantinas, um museu histórico, além de opções de aulas de culinária, aperitivos e almoços, e passeios bucólicos pela paisagem do entorno. La Segreta Bianco, um branco consistentemente bom, é produzido no local, assim como o Maroccoli tinto, feito com 100% de uvas Syrah.

2 – COS: Na região vinícola de Cerasuolo di Vittoria, no sudeste da Sicília, a COS é líder na produção de vinhos naturais, incluindo Pithos Rosso (tinto) e Pithos Bianco (branco). Curiosamente, todos os vinhos COS são fermentados em ânforas de barro. Este método de fermentação existe há milhares de anos, mas recentemente viu um ressurgimento. O COS providenciará um motorista e um tour privado pela propriedade, ou você pode visitar com a Esplora Travel, que oferece um tour pelas vinhas, comida e vinho pelo centro e leste da Sicília.

3 – BARÃO DE VILLAGRANDE: Chegar lá é metade da diversão em Barone di Villagrande, uma propriedade vinícola situada no lado leste do Etna, com vista para o mar e Taormina abaixo. A subida é espetacular, e o cenário para degustações de vinhos, passeios pelos vinhedos e almoços ao ar livre não poderia ser mais adorável. Uma pousada de quatro quartos com piscina convida os amantes do vinho a passar alguns dias e apreciar a paisagem, a comida da propriedade e o ambiente descontraído. Villagrande produz vinhos tintos e brancos, e seu EtnaBianco Superiore é especialmente notável.

4 – DONNAFUGATA, MARSALA: Donnafugata é uma vinícola familiar e possui cinco vinhedos em toda a Sicília, mas sua base fica em Marsala, e essa estrutura é mais bem equipada para passeios e degustações. Há um menu de quatro tours de degustação, cada um dos quais inclui petiscos típicos da Sicília para acompanhar o vinho. A vinícola pode parecer um pouco turística às vezes, mas os vinhos são de alta qualidade - especialmente os tintos Tancredi e Mille e Una Notte - e os guias turísticos são experientes e entusiasmados. A adega subterrânea abobadada, um destaque do passeio, é bastante impressionante.

5 – REGALEALI ESTATE, TASCA D’ALMERITA: A família Tasca d'Almerita é pioneira na ascensão da vinificação siciliana no século XX e foi uma das primeiras a experimentar uvas não nativas para produzir vinhos como Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Seu vinho de assinatura, Reserva del Conte, é um tinto encorpado feito com uvas Perricone e Nero d'Avola de vinhas de 60 anos. Nozze d'Oro é um dos seus brancos mais premiados. O cenário para degustações, passeios, aulas de culinária e pernoites é absolutamente lindo.

Gostou deste artigo? Então não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS
VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS

20 junho, 2022

Conheça a vinícola de João Portugal Ramos, um dos enólogos mais famosos de Portugal.

Ver artigo completo

UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL
UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL

20 junho, 2022

As terras de Alentejo, podem ser consideradas como um dos berços da cultura vinícola. É longa e ampla a trajetória deste lugar que viveu momentos turbulentos e incertos, seguidos de eras de otimismo e inovação. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esta região e entender sua ligação com o vinho.

Ver artigo completo

JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO
JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO

14 junho, 2022

Ver artigo completo