AS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS FAMOSAS DO CHILE

21 janeiro, 2021

AS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS FAMOSAS DO CHILE

Créditos: Pexels

Conheça as mais famosas regiões vinícolas do Chile e suas respectivas produções.

Diante de uma variedade de vinhos chilenos, a maioria dos consumidores baseia suas decisões de compra no preço e na variedade da uva. Mas um pouco de aprendizado ajudará muito a direcioná-lo aos melhores vinhos da terra chilena. Saber quais regiões vinícolas do Chile são as melhores para certas variedades ou estilos o ajudará a escolher os vencedores, sempre. Neste artigo, você confere um resumo sobre as regiões vinícolas do Chile e quais são suas respectivas melhores variedades para consumir. Acompanhe.

VALE COLCHAGUA: O Vale de Colchagua fica a cerca de 160 quilômetros ao sul de Santiago e vai do sopé dos Andes até o Oceano Pacífico. Segundo Parra, o terroir de Colchagua é influenciado por um clima quente, fresco e seco. Colchagua é frequentemente comparada ao Napa Valley da Califórnia. Variedades tintas de clima quente prosperam aqui, incluindo Cabernet Sauvignon, Carmenère e Syrah, com um pouco de Malbec, Merlot e Petit Verdot na mistura.

VALE DO MAIPO: O Vale do Maipo é a região mais histórica do Chile, com plantações de uvas que datam da época dos conquistadores espanhóis no século XVI. Mas foi durante o século 19, quando as variedades de uvas de Bordeaux (principalmente Cabernet Sauvignon e Merlot) foram importadas da França para o Chile, que o moderno Vale do Maipo começou a tomar forma. Hoje, Maipo é o lar dos maiores vinhos chilenos de Cabernet, engarrafamentos como Santa Rita's Casa Real, Concha y Toro's Don Melchor, Errazuriz's Viñedo Chadwick e Almaviva estão localizados no Vale do Maipo.

VALE DO MAULE:  A região vinícola de marca mais meridional do Chile e localizada a mais de três horas de carro de Santiago, o Vale do Maule (pronuncia-se MAO-lay) é o maior do país em termos de área plantada. Por ser vasto e relativamente quente para os padrões chilenos, com influências andinas ou oceânicas de moderada a mínima, há uma grande quantidade de Cabernet Sauvignon, Merlot e até Sauvignon Blanc produzidos na região.

VALE DE CASABLANCA: Indo para o oeste, em direção ao Oceano Pacífico de Santiago, os vinhedos no Vale de Casablanca são frequentemente envoltos em névoa, ar salgado e fustigados por brisas frescas. Lá, uvas brancas, principalmente Sauvignon Blanc e Chardonnay, e uvas vermelhas de clima frio, particularmente Pinot Noir e a versátil Syrah, são as atrações principais. Enquanto Maipo, Colchagua e Maule têm séculos de história de vinificação, o Vale de Casablanca viu suas primeiras uvas plantadas na década de 1980, quando Pablo Morandé, também conhecido como “El Pionero” (o pioneiro), decidiu perfurar fundo em busca de água e então com sucesso plantou os primeiros vinhedos de clima frio do Chile.

Quer saber mais sobre os vinhos do Chile? Acesse nosso blog e confira todos os nossos conteúdos exclusivos.

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

Passeando por Bordeaux - Um dos berços dos vinhos de corte
Passeando por Bordeaux - Um dos berços dos vinhos de corte

18 outubro, 2021

Passeios personalizados, vinhos e restaurantes que você deve conhecer em Bordeaux de acordo com o seu estilo de vida.

Ver artigo completo

UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA
UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA

05 outubro, 2021

Os blends franceses são mais comuns e saborosos do que se imagina: confira alguns destes sabores no artigo a seguir.

Ver artigo completo

Vinhos de Corte - arte dos blends
Vinhos de Corte - arte dos blends

04 outubro, 2021

Os blends de vinho oferecem mais complexidade do que os vinhos de uma única variedade. Na verdade, alguns dos melhores vinhos do mundo são feitos de uma mistura de uvas, em vez de serem produzido com apenas uma única espécie. Ao misturar variedades, os produtores de vinho podem mudar as qualidades de um vinho e torna-lo melhor ou não tão bom assim.

Ver artigo completo