BAROSSA VALLEY: OS VINHOS DO SUL AUSTRALIANO

03 agosto, 2020

BAROSSA VALLEY: OS VINHOS DO SUL AUSTRALIANO

As vinhas da Austrália cobrem 170 mil hectares em diferentes regiões vinícolas de Nova Gales do Sul, Austrália Meridional, Victoria, Austrália Ocidental, Tasmânia e uma área menor em Queensland. O país foi o 7º maior produtor vinícola em 2015 com cerca de 1.200 milhões de litros de vinho produzido. Hoje faremos uma viagem ao sul do 4º maior exportador de vinhos do mundo e vamos conhecer um pouco mais sobre sua cultura vinícola.

A MAIOR REGIÃO DO PAÍS

A maior região produtora de vinho é de longe o sul da Austrália. Uma grande cidade do sul da Austrália abriga o Australian Wine Research Institute que é responsável por grande parte da pesquisa mundial sobre técnicas de cultivo seco e operação comercial de vinho.

O sul da Austrália, bem como Nova Gales, é conhecido por suas variedades climáticas quentes, propícias para a produção de Cabernet Sauvignon e Shiraz (conheça a história da uva Shiraz clicando aqui), enquanto a região de Victória é conhecida por seu Pinot Noir, que requer uma produção de clima mais frio.

AO SUL

Adelaide é o centro da maior região vicola da Austrália. A poucos quilômetros de Adelaide (a maior cidade da África do Sul) fica o Barossa Valley, a área de maior prestígio da Austrália Meridional. A maioria do vinho da região é realmente cultivada em Lower Murray e Fleurieu.

VINHEDOS VIVOS MAIS ANTIGOS DO MUNDO

A 45 minutos de Adelaide estão as colinas do Barossa Valley. A região é única devido ao seu isolamento do resto do mundo. Filoxera não chegou em Barossa, o que significa que lá estão alguns dos vinhedos vivos mais antigos do mundo. O Barossa Valley é ladeado por duas regiões famosas: Clare Valley, que produz alguns dos Riesling mais ricos da Austrália, e o Eden Valley que é conhecido por seus Rieslings muito minerais e secos. Com mais de 150 vinícolas e 80 adegas, há muitas variedades para provar na região.

A muito para se desbravar na Austrália, não apenas com a sua cultura, mas com seus vinhos que fazem a alegria do paladar de milhares de apaixonados pelos encantos desta terra, nos 4 cantos do planeta. Ficou curioso para conhecer mais sobre o Barossa Valley e seus rótulos? Basta acessar nossa sessão de vinhos da Austrália e escolher aquele que mais combina com você.

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

DESCOBRINDO A ORIGEM DO VINHO DA TOSCANA NA ITÁLIA
DESCOBRINDO A ORIGEM DO VINHO DA TOSCANA NA ITÁLIA

19 abril, 2021

Ver artigo completo

SAIBA MAIS SOBRE A UVA BARBERA
SAIBA MAIS SOBRE A UVA BARBERA

13 abril, 2021

Ver artigo completo

ENOTURISMO: AS MELHORES VINÍCOLAS DO SUL DA FRANÇA
ENOTURISMO: AS MELHORES VINÍCOLAS DO SUL DA FRANÇA

19 março, 2021

Conheça as melhores vinícolas do sul da França para passear sozinho ou acompanhado.

Ver artigo completo