BAROSSA VALLEY: OS VINHOS DO SUL AUSTRALIANO

03 agosto, 2020

BAROSSA VALLEY: OS VINHOS DO SUL AUSTRALIANO

As vinhas da Austrália cobrem 170 mil hectares em diferentes regiões vinícolas de Nova Gales do Sul, Austrália Meridional, Victoria, Austrália Ocidental, Tasmânia e uma área menor em Queensland. O país foi o 7º maior produtor vinícola em 2015 com cerca de 1.200 milhões de litros de vinho produzido. Hoje faremos uma viagem ao sul do 4º maior exportador de vinhos do mundo e vamos conhecer um pouco mais sobre sua cultura vinícola.

A MAIOR REGIÃO DO PAÍS

A maior região produtora de vinho é de longe o sul da Austrália. Uma grande cidade do sul da Austrália abriga o Australian Wine Research Institute que é responsável por grande parte da pesquisa mundial sobre técnicas de cultivo seco e operação comercial de vinho.

O sul da Austrália, bem como Nova Gales, é conhecido por suas variedades climáticas quentes, propícias para a produção de Cabernet Sauvignon e Shiraz (conheça a história da uva Shiraz clicando aqui), enquanto a região de Victória é conhecida por seu Pinot Noir, que requer uma produção de clima mais frio.

AO SUL

Adelaide é o centro da maior região vicola da Austrália. A poucos quilômetros de Adelaide (a maior cidade da África do Sul) fica o Barossa Valley, a área de maior prestígio da Austrália Meridional. A maioria do vinho da região é realmente cultivada em Lower Murray e Fleurieu.

VINHEDOS VIVOS MAIS ANTIGOS DO MUNDO

A 45 minutos de Adelaide estão as colinas do Barossa Valley. A região é única devido ao seu isolamento do resto do mundo. Filoxera não chegou em Barossa, o que significa que lá estão alguns dos vinhedos vivos mais antigos do mundo. O Barossa Valley é ladeado por duas regiões famosas: Clare Valley, que produz alguns dos Riesling mais ricos da Austrália, e o Eden Valley que é conhecido por seus Rieslings muito minerais e secos. Com mais de 150 vinícolas e 80 adegas, há muitas variedades para provar na região.

A muito para se desbravar na Austrália, não apenas com a sua cultura, mas com seus vinhos que fazem a alegria do paladar de milhares de apaixonados pelos encantos desta terra, nos 4 cantos do planeta. Ficou curioso para conhecer mais sobre o Barossa Valley e seus rótulos? Basta acessar nossa sessão de vinhos da Austrália e escolher aquele que mais combina com você.

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo