CIDADES VINICOLAS DA CALIFORNIA CALISTOGA

30 maio, 2021

CIDADES VINICOLAS DA CALIFORNIA CALISTOGA

 Créditos: Unsplash

Uma cidade encantadora e repleta de bons vinhos, em Napa Valley: conheça Calistoga.

Calistoga é uma cidade localizada em Napa Valley, na Califórnia, que pode ser considerada um dos destinos mais lindos do estado para quem ama a cultura vinícola dos Estados Unidos. O nome vem de uma combinação de Califórnia e Saratoga referindo-se a Saratoga Springs, Nova York, que é famosa na costa leste por suas fontes termais. Os fundadores da cidade queriam fazer de Calistoga a Saratoga Springs da Califórnia, atraindo turistas para suas fontes termais, mas muito além disso, o que faz sucesso com os visitantes são as vinícolas do lugar por produzirem alguns dos rótulos mais deliciosos do país.

CLIMA DA REGIÃO: Os meses de verão em Calistoga são significativamente mais quentes do que mais ao sul do vale de Napa, atestando que o endereço pode estar mais longe do equador, mas que isso nem sempre significa temperaturas médias mais frescas. Muitos vinhedos de Calistoga são visivelmente mais quentes devido à distância de qualquer lençol freático significativo, com a baía de San Pablo a mais 40 km de distância.

A HISTÓRIA DA CIDADE: As primeiras vinhas de Calistoga foram plantadas em 1862, vários anos antes do primeiro vinhedo da vizinha Oakville. A documentação da década de 1880 mostra que Calistoga era tratada como uma região inteiramente distinta de Napa naquela época. Isso não é difícil de entender, considerando como o clima local e a topografia separam Calistoga de Santa Helena e do resto do vale.

A ASCENÇÃO: O principal defensor da denominação Calistoga foi Bo Barret do Chateau Montelena que começou a peticionar o status de AVA em 2003. Sem dúvida, o alto perfil e a reputação de Barret (criador do Chateau Montelena Chardonnay que triunfou no Julgamento de Paris de 1976) deu peso ao caso e ajudou a desviar as muitas críticas do AVA. A aprovação finalmente veio do Departamento de Comércio e Tributação de Álcool e Tabaco dos Estados Unidos em 2009, e entrou em vigor a partir da safra de 2010. Com isso, os vinhos produzidos na região de Calistoga, também passaram a levar o status de AVA.

CASTELLO DI AMOROSA: Com certeza, um dos passeios para os apaixonados por vinho, na cidade de Calistoga que não deve ser recusado é ao Castello di Amorosa. Localizado a apenas alguns quilômetros de Calistoga, o Castello di Amorosa tem a distinção de ser uma vinícola e um castelo autêntico ao mesmo tempo. Ao invés de ser mais uma grandiosa vinícola em uma região repleta delas, o Castello di Amorosa é uma obra de arte, que foi construída após anos de pesquisa e planejamento.

Calistoga é destino obrigatório para quem busca passear por Napa Valley e apreciar excelentes rótulos e lindas paisagens, ao mesmo tempo que aproveita uma das melhores regiões da Califórnia.

E se você gostou do que leu, certamente gostará ainda mais da seleção de vinhos americanos que preparamos para você, em nosso site. Caso tenha gostado deste artigo, não se esqueça de compartilha-lo em suas redes sociais.

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo