CIDADES VINICOLAS DA CALIFORNIA CALISTOGA

30 maio, 2021

CIDADES VINICOLAS DA CALIFORNIA CALISTOGA

 Créditos: Unsplash

Uma cidade encantadora e repleta de bons vinhos, em Napa Valley: conheça Calistoga.

Calistoga é uma cidade localizada em Napa Valley, na Califórnia, que pode ser considerada um dos destinos mais lindos do estado para quem ama a cultura vinícola dos Estados Unidos. O nome vem de uma combinação de Califórnia e Saratoga referindo-se a Saratoga Springs, Nova York, que é famosa na costa leste por suas fontes termais. Os fundadores da cidade queriam fazer de Calistoga a Saratoga Springs da Califórnia, atraindo turistas para suas fontes termais, mas muito além disso, o que faz sucesso com os visitantes são as vinícolas do lugar por produzirem alguns dos rótulos mais deliciosos do país.

CLIMA DA REGIÃO: Os meses de verão em Calistoga são significativamente mais quentes do que mais ao sul do vale de Napa, atestando que o endereço pode estar mais longe do equador, mas que isso nem sempre significa temperaturas médias mais frescas. Muitos vinhedos de Calistoga são visivelmente mais quentes devido à distância de qualquer lençol freático significativo, com a baía de San Pablo a mais 40 km de distância.

A HISTÓRIA DA CIDADE: As primeiras vinhas de Calistoga foram plantadas em 1862, vários anos antes do primeiro vinhedo da vizinha Oakville. A documentação da década de 1880 mostra que Calistoga era tratada como uma região inteiramente distinta de Napa naquela época. Isso não é difícil de entender, considerando como o clima local e a topografia separam Calistoga de Santa Helena e do resto do vale.

A ASCENÇÃO: O principal defensor da denominação Calistoga foi Bo Barret do Chateau Montelena que começou a peticionar o status de AVA em 2003. Sem dúvida, o alto perfil e a reputação de Barret (criador do Chateau Montelena Chardonnay que triunfou no Julgamento de Paris de 1976) deu peso ao caso e ajudou a desviar as muitas críticas do AVA. A aprovação finalmente veio do Departamento de Comércio e Tributação de Álcool e Tabaco dos Estados Unidos em 2009, e entrou em vigor a partir da safra de 2010. Com isso, os vinhos produzidos na região de Calistoga, também passaram a levar o status de AVA.

CASTELLO DI AMOROSA: Com certeza, um dos passeios para os apaixonados por vinho, na cidade de Calistoga que não deve ser recusado é ao Castello di Amorosa. Localizado a apenas alguns quilômetros de Calistoga, o Castello di Amorosa tem a distinção de ser uma vinícola e um castelo autêntico ao mesmo tempo. Ao invés de ser mais uma grandiosa vinícola em uma região repleta delas, o Castello di Amorosa é uma obra de arte, que foi construída após anos de pesquisa e planejamento.

Calistoga é destino obrigatório para quem busca passear por Napa Valley e apreciar excelentes rótulos e lindas paisagens, ao mesmo tempo que aproveita uma das melhores regiões da Califórnia.

E se você gostou do que leu, certamente gostará ainda mais da seleção de vinhos americanos que preparamos para você, em nosso site. Caso tenha gostado deste artigo, não se esqueça de compartilha-lo em suas redes sociais.

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES
SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES

15 setembro, 2021

Alguns dos rótulos mais saborosos da terrinha em uma seleção especial para você no SmartBuy Wine Club da SmartBuyWines!

Ver artigo completo

COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM O  MUNDO DO VINHO
COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM O MUNDO DO VINHO

08 setembro, 2021

A mais famosa região vinícola do mundo? Se você está pensando em Bordeaux, Burgundy ou Napa Valley, pode ser hora de pensar novamente. Ao longo dos anos, os vinhos portugueses tiveram muita importância em todo o planeta. O fato é que, depois de uma brusca queda na fama, os vinhos portugueses estão em ascensão e o país não está para brincadeira.

Ver artigo completo

A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO
A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO

07 setembro, 2021

Uma região que se destaca pelos sabores do porto e por lindas paisagens: conheça a Península de Setubal.

A cidade de Setúbal é o terceiro porto do país, depois do Porto e de Lisboa. A parte antiga da cidade tem origens romanas, uma das mais antigas de Portugal, com muitos pontos de interesse para visitar. Setúbal é também parada obrigatória para quem pretende descobrir a reserva natural do estuário do Sado e claro aproveitar um bom vinho.

Ver artigo completo