COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM O MUNDO DO VINHO

08 setembro, 2021

COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM O  MUNDO DO VINHO

Créditos: Unsplash

A expansão da produção vinícola em Vale do Douro consagrou Portugal novamente como um dos principais produtores do mundo.

A mais famosa região vinícola do mundo? Se você está pensando em Bordeaux, Burgundy ou Napa Valley, pode ser hora de pensar novamente. Ao longo dos anos, os vinhos portugueses tiveram muita importância em todo o planeta. O fato é que, depois de uma brusca queda na fama, os vinhos portugueses estão em ascensão e o país não está para brincadeira.

PREMIADOS: Os vinhos do Vale do Douro, em Portugal, conquistaram três dos quatro primeiros lugares no ranking dos 100 melhores da Wine Spectator de 2020 - incluindo o primeiro lugar atribuído ao Porto Vintage 2011 da Dow.

  • Vale do Douro: a região do Vale do Douro é famosa por produzir vinhos extraordinários há mais de 300 anos, incluindo alguns dos melhores rótulos de vinho do porto. Além disso, Douro também é uma das zonas vinícolas mais bonitas do mundo.

A BUSCA PELO SUCESSO: Embora o Douro seja uma das regiões vinícolas demarcadas mais antigas do mundo, desde 1756, a reputação internacional dos seus vinhos de mesa começou a decolar na década de 1990, quando os produtores começaram a afastar-se da secular dependência do vinho do Porto para se voltarem tintos e brancos secos de qualidade.

INVESTIMENTOS: Os produtores investiram em técnicas de refrigeração aprimoradas e, principalmente, na eliminação de leis misteriosas destinadas a proteger às famílias vinícolas tradicionais do porto. Tudo isso desencadeou em uma série de mudanças, dando mais liberdade para que os interessados pudessem explorar os atributos especiais da região do Vale do Douro.  

  • Ponto positivo: a região do Vale do Douro é montanhosa e possui diversos microclimas. Por exemplo, na mesma vinha, pode ser ter duas encostas com características bem diferentes. A proximidade com o rio também é outro ponto que afeta o solo e permite uma maior variedade de vinhos.

OS NOVOS ENÓLOGOS: O sucesso da região no desenvolvimento de vinhos de mesa também é explicado em parte pelo surgimento de uma nova geração de enólogos oriundos da Universidade de Trás-os-Montes e do Alto Douro, na principal cidade da região vitivinícola de Vila Real.

FUTURO PROMISSOR PELA FRENTE: Estes investimentos e descobertas fizeram com que os especialistas na produção vinícola enxergassem um potencial para a produção que vai muito além dos prêmios e da possível aceitação dos vinhos no mercado mundial. A terra permite um cultivo variado de vinhas com muita qualidade, o que significa que novas misturas estão por vir e novos métodos de plantação também. A inovação se une a tradição para elevar o nível dos vinhos portugueses.

A BELEZA DA REGIÃO: Além de suas ótimas condições de vinificação, a região portuguesa é de uma beleza única. O leito do rio Douro - cujo nome significa "dourado" em português - serpenteia por colinas cobertas de vinhas salpicadas de majestosas quintas pintadas de branco, ou solares, construídas por antigas famílias vinícolas. Ou seja, além da produção de qualidade, o enoturismo também ganha seu espaço e faz sucesso, gerando ainda mais capital para a região do Vale do Douro.

Com toda essa ascensão, a equipe do Smart Buy Wines não poderia deixar de preparar uma seleção de rótulos especiais, que vão fazer você entender o real sucesso desta região. Para conferir, basta clicar aqui e acessar.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA
AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA

17 maio, 2022

A Sicília é a maior ilha da Itália e por lá cerca de 450 vinícolas estão espalhadas por 23 regiões vinícolas reconhecidas, inclusive nas ilhas vizinhas Eólias e Egadi. O enoturismo é um grande impulsionador do mercado na Sicília, pois os enófilos viajam para descobrir os melhores vinhos sicilianos e as vinícolas mais características. Embora seja difícil restringir a lista, aqui estão nossas principais escolhas para as melhores vinícolas da Sicília, escolhidas por sua diversidade geográfica, facilidade de acesso, hospitalidade e qualidade. Vale lembrar que esta lista conta com locais que precisam de reserva prévia, ou seja, nada de visitar sem agendar.

Ver artigo completo

A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA
A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA

17 maio, 2022

Conhecida como Syrah na maioria dos países ao redor do mundo, essa variedade de uva provou ao longo dos séculos ser uma das uvas de vinho tinto mais poderosas e saborosas que existem. Hoje é uma das uvas mais cultivadas do planeta e é a preferida das vinícolas por sua robustez e versatilidade.

Ver artigo completo

EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

10 maio, 2022

A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

Ver artigo completo