abril 11, 2023
É natural que dentre as milhares variedades de Vitis viníferas existentes, algumas sejam mais resistentes e outras menos. A Cabernet Sauvignon e a Chardonnay, por exemplo, são uvas amplamente conhecidas por sua versatilidade, facilidade de adaptação e vinificação. Não é à toa que são as mais plantadas no planeta.
No extremo oposto temos a Pinot Noir, uma uva muito conhecida por sua sensibilidade e delicadeza. Porém pouca gente sabe que além da Pinot outras uvas são igualmente consideradas delicadas.
Elas são designadas assim por várias razões, uma das mais comuns é a casca muito fina. A casca fina da uva vinífera é um problema porque ela fica vulnerável a doenças como míldio e oídio. A casca delicada também vai torná-las mais propensas a danos durante a colheita e o transporte, ou seja, elas requerem cuidados como colheita manual e durante as horas mais frescas do dia.
A primeira uva da nossa lista é a francesa Gamay, utilizada para produzir o famoso vinho Beaujolais, um vinho leve e frutado, com aromas de cereja e especiarias que se tornou muito popular em décadas recentes.
Apesar de popular, existe uma controvérsia a respeito do Beaujolais Nouveau que apareceu justamente devido à sensibilidade da Gamay pois ela é particularmente suscetível a fermentações alcoólicas mal controladas, o que pode resultar em vinhos com sabores desequilibrados e desagradáveis.
A Gamay também é muito sensível às condições climáticas, principalmente a geadas tardias e chuvas excessivas durante o período de floração.
A nossa segunda uva delicada é a espanhola Mencía, predominante na região vinícola de Bierzo. A Mencía é igualmente bastante sensível às condições climáticas, mas neste caso, os problemas são a falta de água e as altas temperaturas do seu terroir natural.
A Mencía pode produzir vinhos elegantes e complexos com notas de frutas vermelhas, violetas e toques minerais. Seus taninos suaves e delicados exigem uma atenção especial na vinificação para que seja obtido um equilíbrio perfeito entre os sabores e aromas da uva.
A terceira e última uva da lista de uvas com maior sensibilidade é a italiana Sangiovese que se ressente muito com mudanças extremas de temperatura.
A Sangiovese é a uva mais cultivada na Itália e é a base de vinhos como o Chianti, o Brunello di Montalcino e o Vino Nobile di Montepulciano, todos conhecidos por sua qualidade e longevidade. Estes vinhos são normalmente vinhos encorpados, com aromas de frutas maduras, notas de especiarias e taninos firmes.
O processo de vinificação da Sangiovese exige um cuidado especial para preservar seu sabor e aromas delicados, o que a torna uma uva desafiadora, mas muito valorizada pelos enólogos.
Outra característica compartilhada por estas uvas é seu baixo rendimento, ou seja, elas acabam produzindo poucos cachos, pouca fruta o que as torna mais complexas para os viticultores e enólogos, porém admiradas pelos amantes do vinho do mundo todo.
Você pode escolher rótulos diferentes com qualquer uma destas uvas na nossa curadoria. É só checar no site, escrevendo o nome da uva na régua de busca.
Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024