CONHEÇA O FAMOSO ITALIANO BRUNELLO DE MONTALCINO

24 setembro, 2020

CONHEÇA O FAMOSO ITALIANO BRUNELLO DE MONTALCINO

Créditos: Pixabay

Saiba tudo sobre um dos vinhos mais queridos e deliciosos da Itália o Brunello.

Quando você pensa em vinho italiano, seu primeiro pensamento é provavelmente na Toscana e seu vinho mais famoso, o Chianti. Tenho certeza de que em algum momento da sua vida você desfrutou de uma garrafa deste vinho tinto com uma pizza ou prato de massa, talvez até mesmo enquanto ouvia alguma música clássica europeia. No entanto, Chianti não é a única estrela do vinho que vem da região da Toscana. Um dos melhores vinhos da região é feito a uma curta distância. Quem é esse vizinho? Brunello di Montalcino.

DE ONDE VEM O BRUNELLO: Vinte e cinco milhas ao sul de Sienna está a incrivelmente bela cidade de Montalcino, uma cidade medieval batizada em homenagem à variedade de carvalhos que cercam a área. Brunello é o nome local da variedade de uva usada para fazer Brunello di Montalcino. Embora Brunello fosse originalmente considerada uma variedade de uva distinta, descobriu-se que era um clone local da Sangiovese, a principal variedade de uva também usada para fazer Chianti. Enquanto Chianti Clássico fica a uma curta distância, o clima em Montalcino é muito mais quente e seco. Isso leva às uvas mais ricas e maduras usadas para fazer a Brunello di Montalcino, que é considerada uma das melhores e mais poderosas expressões da uva Sangiovese na Itália.

UM NOVATO: O Brunello di Montalcino é um novato no mundo do vinho, que foi criado em 1845 por Ferruccio Biondi Santi que plantou o clone Brunello da uva Sangiovese - uma uva que foi aperfeiçoada por seu pai, Clementi Santi, que é considerado o pai do clone Brunello.

NOTORIEDADE: Foi a partir da década de 70 que o Brunello di Montalcino começou a receber atenção de outros produtores e amantes do vinho. Esse aumento de popularidade veio depois que o presidente da Itália serviu a rainha Elizabeth, o Biondi Santi Brunello de Montalcino, em 1969, na embaixada italiana em Londres. O vinho foi um sucesso com todos os convidados do jantar, e Brunello di Montalcino tem acompanhado jantares em todo o mundo desde então.

Hoje, a maioria dos vinhedos que produzem vinhos Brunello está localizada nas encostas ao redor da cidade de Montalcino, a área histórica de cultivo de Brunello. As uvas das encostas norte recebem menos luz solar e amadurecem mais lentamente resultando em vinhos mais perfumados e por vezes mais leves e elegantes. Enquanto isso, aqueles das encostas ao sul se beneficiam da exposição solar adicional e produzem vinhos complexos e encorpados, muitas vezes com menos acidez. Para obter uma boa mistura dos dois lados da “montanha”, muitos produtores de Brunello misturam uvas de vinhedos em ambas as encostas.

O SEGREDO: Para ser autêntico, o Brunello deve ser produzido exclusivamente com uvas Sangiovese e envelhecido por pelo menos quatro anos. Este é o período de envelhecimento obrigatório mais longo para um vinho italiano. Também não pode ser lançado até 1º de janeiro do quinto ano após a colheita.

A melhor maneira de saber se um Brunello é um vinho tinto para você é experimentando! Então, da próxima vez que você estiver em um restaurante italiano ou preparando seu próprio banquete italiano, troque o Chianti por um bom Brunello.

Se você está procurando mais informações sobre o mundo dos vinhos toscanos - e vinhos de todo o mundo – então não deixe de acessar nosso site. Lá, além de diversos conteúdos exclusivos, você encontra uma seleção especial de vinhos Italianos, preparada especialmente para você!




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

RENASCIMENTO DOS VINHOS PORTUGUESES
RENASCIMENTO DOS VINHOS PORTUGUESES

26 outubro, 2020

Após um hiato de décadas, Portugal está crescendo novamente no paladar e no gosto dos especialistas de vinho do mundo inteiro.

Ver artigo completo

APRENDENDO A NAVEGAR NA TRADIÇÃO DOS VINHOS DE LISBOA: DICAS PARA CONHECER
APRENDENDO A NAVEGAR NA TRADIÇÃO DOS VINHOS DE LISBOA: DICAS PARA CONHECER

26 outubro, 2020

Ver artigo completo

ALGARVE: UMA DAS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS LINDAS DE PORTUGAL
ALGARVE: UMA DAS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS LINDAS DE PORTUGAL

06 outubro, 2020

Ver artigo completo