CONHEÇA OS VINHOS SUPER TOSCANOS

27 abril, 2021

CONHEÇA OS VINHOS SUPER TOSCANOS

Créditos: Freepik

Uma mistura peculiar com algumas das uvas mais famosas do mundo, produzido na Itália.

O termo Super toscano foi cunhado no início dos anos 1980 para descrever uma mistura vermelha de uvas da Toscana. O que torna o vinho “super toscano” diferente de outros vinhos toscanos (como o Chianti) é o uso de uvas viníferas que não são nativas da Itália. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a história destes supervinhos e como funciona a sua produção em uma das regiões vinícolas mais lindas e importantes do mundo, confira.

O QUE É UM SUPERTOSCANO: “Super toscano” é um termo usado para descrever vinhos tintos da Toscana que podem incluir uvas não indígenas, particularmente Merlot, Cabernet Sauvignon e Syrah. A criação de vinhos super toscanos resultou da frustração dos vinicultores com a lentidão da burocracia na mudança da lei do vinho na Itália durante os anos 1970. Os produtores de vinho começaram a misturar variedades de vinho 'não sancionadas' (como Merlot) em suas combinações para fazer vinhos de alta qualidade. O sistema legal acabou cedendo em 1992 com a criação da IGT, uma nova designação que deu aos vinicultores a capacidade de ser mais criativos.

TIGNANELLO: O PRIMEIRO SUPERTOSCANO: O vinho supertoscano mais famoso foi chamado de “Tignanello” e foi criado por Antinori em 1971. Atualmente, o Tignanello é uma mistura de 80% Sangiovese, 15% Cabernet Sauvignon e 5% Cabernet Franc. Uma garrafa de Tignanello, atualmente, custa cerca de US $ 80, mas é possível encontrar muitos outros vinhos supertoscanos de grande valor, por muito menos do que isso.

COMO IDENTIFICAR: Há um nome um pouco errôneo sobre o que é um vinho super toscano, porque o perfil de sabor varia um pouco, mas é possível encontrar de tudo, desde vinhos frutados e atrevidos 100% à base de Sangiovese até vinhos profundos e opulentos à base de Syrah. A classificação Toscana IGT os une, e essa notação estará sempre na etiqueta.

  • Carta de Vinhos: Outra maneira estranha, mas eficaz, de descobrir um super toscano em uma carta de vinhos é procurar por vinhos “nomeados”. Os vinhos nomeados têm parênteses em torno dos nomes, como Luce Della Vite “Lucente” Toscana. Muitos produtores usam um nome original em vez de um nome de variedade (por exemplo, Sangiovese) ou região (por exemplo, Brunello di Montalcino) na garrafa. Se você souber um pouco de italiano, poderá escolher sem dificuldade.

OS MAIS FAMOSOS DA ATUALIDADE: Os super toscanos fazem sucesso não apenas na Itália, mas em todo o mundo. Abaixo, você encontra dois dos rótulos mais famosos da variedade e um pouco mais sobre eles:

  • Tenuta Luce Della Vite “Lucente” Toscana IGT: Uma mistura de cerca de 50% Merlot, 25% Sangiovese e 25% Cabernet Sauvignon. Ele sempre recebe muitos elogios, ano após ano. Com sabores de cereja seca, ameixa e um final de tanino doce, este vinho é pertence à família Frescobaldi.

 

  • Uccelliera “Rapace” Toscana IGT: 60% Sangiovese, 30% Merlot e 10% Cabernet Sauvignon. O Uccelliera é composto por ameixas doces e cerejas com especiarias de carvalho, semelhantes ao tabaco e um final longo e rico.

Nos siga para entender mais sobre vinhos! E veja as ofertas bacanas que temos para você!




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo