SmartBuy Wines Blog - Da Croácia para a Itália: a uva Tribidrag para Primitivo
outubro 10, 2022
As primeiras menções a variedade Tribigrag datam de 1799 quando Francesco Filippo Indelicatti, um padre da Puglia, mais precisamente da cidade de Gioia del Colle registrou nos livros da cidade que ele havia encontrado em seu vinhedo uma variedade de uva que amadurecia particularmente cedo. O padre, que era um agrônomo e botânico amador, batizou a uva de Primativo. A mudança para a grafia Primitivo ocorreu bem mais tarde, só em 1860.
Na Puglia, a casta também era conhecida como Zagarese desde 1906, provavelmente uma referência à cidade de Zagreb na Croácia. A origem croata desta uva foi descoberta somente em 1998 quando vinicultores americanos partiram em busca da origem da mesma. Na Croácia a uva é conhecida desde o século 15 pelo nome de Tribidrag.
Curiosidade: Tanto o nome Primitivo quanto o nome Tribidrag estão relacionados ao amadurecimento precoce da uva.
Terroir
Na Itália houve uma drástica redução de vinhas de Primitivo na década de 90 principalmente devido aos incentivos financeiros da União Europeia para o replantio de vinhedos. Hoje, a quente região da Puglia, no calcanhar da bota italiana, continua sendo conhecida como a grande produtora de Primitivo, mais especificamente na própria Gioia del Colle, em Salento e na Manduria. Há também a IGT Puglia que engloba os vinhos elaborados nesta região da Itália.
Gioia del Colle
Este DOC perto da cidade de Bari possui, naturalmente, as primeiras plantações de Primitivo originadas da Croácia. Os solos de maior altitude e calcário de Gioia resultam em vinhos elegantes com maior acidez e menor teor alcoólico do que seus equivalentes elaborados na Manduria. É uma DOC pequena, portanto, há uma oferta limitada desses vinhos que têm uma reputação de serem menos encorpados e alcoólicos.
Manduria
A cidade tem fama de produzir Primitivos de Manduria de alta qualidade há séculos. A DOC produz vinhos encorpados, elaborados apenas com a uva Primitivo, que equilibram o tanino com um toque de doçura. A região tem um clima especialmente quente e favorável ao amadurecimento das uvas, por isso os vinhos apresentam teores alcoólicos de pelo menos 14% com um toque rústico.
Primitivo di Manduria Dolce Naturale
A DOCG Dolce Naturale é utilizada no vinho doce de Primitivo elaborado com uvas de colheita tardia que foram secas ao sol.
Salento
Uma IGT na península de Salento que cobre uma área mais ampla do que as 3 DOCs e a DOCG acima. São vinhos frutados a bom custo / qualidade.
A travessia do Atlântico
A Primitivo deixou a Itália e chegou aos Estados Unidos com o nome de Zinfandel, cultivada principalmente na Califórnia, porém este é assunto de outro artigo que você encontra por aqui.
Se você deseja todo sabor da Primitivo, você pode encontrar nossos rótulos pontuados clicando aqui.