DESCOBRINDO A ORIGEM DO VINHO DA TOSCANA NA ITÁLIA

19 abril, 2021

DESCOBRINDO A ORIGEM DO VINHO DA TOSCANA NA ITÁLIA

Créditos: Freepik

Confira os fatos mais importantes sobre a produção vinícola da Toscana, na Itália.

A Toscana é uma das regiões vinícolas mais famosas da Europa. É conhecida por seus vinhos tintos secos à base de Sangiovese - que dominam a produção. Estes incluem Chianti, Brunello di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano. E para desvendar os mistérios desta região cheia de riquezas e histórias incríveis, preparamos um artigo especial para você viajar, sem sair de casa. Confira a seguir.

A TOSCANA: Situada no centro da Itália, os vizinhos da Toscana são Ligúria e Emilia-Romagna ao norte, Umbria e Marche ao leste e Lazio ao sul. Sua fronteira ocidental é formada pelo Mar Tirreno. As pitorescas colinas com vilas medievais e avenidas ladeadas de ciprestes atraem os turistas e ajudam a promover os vinhos. Como é o caso de quase todas as 20 regiões da Itália, a Toscana tem uma longa história de vinhos que advém do século V antes de cristo.

GEOGRAFIA E CLIMA: O clima é um fator vital para o sucesso desta região vinícola. As áreas costeiras quentes e temperadas contrastam com as áreas do interior (particularmente aquelas nas colinas pelas quais a região é tão famosa), onde a variação elevada da temperatura diurna ajuda a manter o equilíbrio de açúcares, acidez e aromáticos das uvas. Uma variedade que prospera particularmente nesses vinhedos nas encostas é a uva vermelha característica da Toscana, a Sangiovese.

VARIEDADES DE UVAS E PRODUÇÃO: Provavelmente a mais importante de todas as uvas para vinho italianas, a Sangiovese é responsável por cerca de dois terços de todas as plantações e 85% do volume de vinho tinto na região da Toscana, sendo uma variedade principal em quase todos os principais vinhos tintos produzidos na região. Sua longa história e ampla distribuição regional significam que adquiriu vários nomes.

Atualmente, a o foco da produção vinícola da Toscana tem se tornado um tanto quanto sustentável. Seu desenvolvimento, tem focado cada vez mais nas uvas vermelhas locais – que são deixadas de lado pela maioria dos produtores de outras regiões – para a produção de novos vinhos, como é o caso da Ciliegiolo. Na Toscana, variedades internacionais como Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier são plantadas em quantidades muito pequenas, mas aparecem em vinhos brancos de algumas propriedades importantes em denominações focadas no vinho tinto.

Acompanhe as publicações da SmartBuy Wines e aprenda mais sobre vinhos! 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA
AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA

17 maio, 2022

A Sicília é a maior ilha da Itália e por lá cerca de 450 vinícolas estão espalhadas por 23 regiões vinícolas reconhecidas, inclusive nas ilhas vizinhas Eólias e Egadi. O enoturismo é um grande impulsionador do mercado na Sicília, pois os enófilos viajam para descobrir os melhores vinhos sicilianos e as vinícolas mais características. Embora seja difícil restringir a lista, aqui estão nossas principais escolhas para as melhores vinícolas da Sicília, escolhidas por sua diversidade geográfica, facilidade de acesso, hospitalidade e qualidade. Vale lembrar que esta lista conta com locais que precisam de reserva prévia, ou seja, nada de visitar sem agendar.

Ver artigo completo

A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA
A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA

17 maio, 2022

Conhecida como Syrah na maioria dos países ao redor do mundo, essa variedade de uva provou ao longo dos séculos ser uma das uvas de vinho tinto mais poderosas e saborosas que existem. Hoje é uma das uvas mais cultivadas do planeta e é a preferida das vinícolas por sua robustez e versatilidade.

Ver artigo completo

EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

10 maio, 2022

A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

Ver artigo completo