DESCOBRINDO A ORIGEM DO VINHO DA TOSCANA NA ITÁLIA

19 abril, 2021

DESCOBRINDO A ORIGEM DO VINHO DA TOSCANA NA ITÁLIA

Créditos: Freepik

Confira os fatos mais importantes sobre a produção vinícola da Toscana, na Itália.

A Toscana é uma das regiões vinícolas mais famosas da Europa. É conhecida por seus vinhos tintos secos à base de Sangiovese - que dominam a produção. Estes incluem Chianti, Brunello di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano. E para desvendar os mistérios desta região cheia de riquezas e histórias incríveis, preparamos um artigo especial para você viajar, sem sair de casa. Confira a seguir.

A TOSCANA: Situada no centro da Itália, os vizinhos da Toscana são Ligúria e Emilia-Romagna ao norte, Umbria e Marche ao leste e Lazio ao sul. Sua fronteira ocidental é formada pelo Mar Tirreno. As pitorescas colinas com vilas medievais e avenidas ladeadas de ciprestes atraem os turistas e ajudam a promover os vinhos. Como é o caso de quase todas as 20 regiões da Itália, a Toscana tem uma longa história de vinhos que advém do século V antes de cristo.

GEOGRAFIA E CLIMA: O clima é um fator vital para o sucesso desta região vinícola. As áreas costeiras quentes e temperadas contrastam com as áreas do interior (particularmente aquelas nas colinas pelas quais a região é tão famosa), onde a variação elevada da temperatura diurna ajuda a manter o equilíbrio de açúcares, acidez e aromáticos das uvas. Uma variedade que prospera particularmente nesses vinhedos nas encostas é a uva vermelha característica da Toscana, a Sangiovese.

VARIEDADES DE UVAS E PRODUÇÃO: Provavelmente a mais importante de todas as uvas para vinho italianas, a Sangiovese é responsável por cerca de dois terços de todas as plantações e 85% do volume de vinho tinto na região da Toscana, sendo uma variedade principal em quase todos os principais vinhos tintos produzidos na região. Sua longa história e ampla distribuição regional significam que adquiriu vários nomes.

Atualmente, a o foco da produção vinícola da Toscana tem se tornado um tanto quanto sustentável. Seu desenvolvimento, tem focado cada vez mais nas uvas vermelhas locais – que são deixadas de lado pela maioria dos produtores de outras regiões – para a produção de novos vinhos, como é o caso da Ciliegiolo. Na Toscana, variedades internacionais como Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier são plantadas em quantidades muito pequenas, mas aparecem em vinhos brancos de algumas propriedades importantes em denominações focadas no vinho tinto.

Acompanhe as publicações da SmartBuy Wines e aprenda mais sobre vinhos! 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA
A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA

16 julho, 2021

A Garnacha é uma uva de vinho tinto cultivada extensivamente na França, Espanha, Austrália e Estados Unidos. É particularmente versátil tanto na vinha como na adega, o que pode explicar porque é uma das uvas mais utilizadas na produção de blends do mundo inteiro. E para saber mais sobre este sabor inconfundível, fomos atrás de conhecer a história desta que é uma das uvas do velho mundo mais utilizada na produção de excelentes vinhos. Confira a seguir, tudo o que descobrimos sobre a Garnacha.

Ver artigo completo

A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA
A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA

15 julho, 2021

A Espanha é uma terra de paisagens deslumbrantes, história rica e uma cultura profunda e complexa na qual o vinho há muito desempenha um papel importante. As videiras são cultivadas na Península Ibérica desde pelo menos 3.000 a.c., embora não tenha sido antes de 1.000 a.c. que a vinificação começou a ser feita no país - uma habilidade trazida por comerciantes fenícios do Mediterrâneo oriental. Hoje, a Espanha é o lar de mais vinhas do que qualquer outro país do planeta e tem uma produção nacional de vinho superada apenas pela França e pela Itália.

Ver artigo completo

DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!
DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!

10 julho, 2021

Toro é uma região vinícola de Castela e Leão, no noroeste da Espanha, e está se tornando cada vez mais conhecida por seus vinhos tintos poderosos e encorpados feitos de Tina da Toro (Tempranillo). Em Toro também são feitas pequenas quantidades de vinho branco. Seu nome vem da cidade de Toro, um antigo assentamento a apenas 65 quilômetros a leste da fronteira portuguesa. Toro está localizado no rio Douro, que corta a metade norte da região e por este pedaço encantador e surpreendente da Espanha que iremos passear hoje. Neste artigo, vamos desvendar todos os segredos de Toro para você e conhecer mais sobre esta região tão famosa por seus vinhos.

Ver artigo completo