ENOTURISMO: AS MELHORES VINÍCOLAS DO SUL DA FRANÇA

19 março, 2021

ENOTURISMO: AS MELHORES VINÍCOLAS DO SUL DA FRANÇA

Créditos: Unsplash

Conheça as melhores vinícolas do sul da França para passear sozinho ou acompanhado.

Visitar o sul da França sem provar alguns dos produtos de exportação mais celebrados do continente - o vinho – é fazer um roteiro incompleto pelo país. Se sua preferência é vinho tinto, branco ou espumante (ou talvez uma amostra de todos os três), há um número quase ilimitado de oportunidades no sul da França para aprimorar seus conhecimentos. Esteja você procurando mergulhar na rica e fascinante história da vinificação, viver como um verdadeiro conhecedor ou apenas estocar algumas garrafas de qualidade para levar para casa, neste artigo você irá encontrar algumas das melhores vinícolas da região para visitar.

• DOMAINE LES CASCADES, LANGUEDOC: Domaine Les Cascades se destaca por algumas razões - é um vinhedo relativamente pequeno com apenas seis hectares, e todo o vinho é orgânico, fertilizado com a ajuda dos animais de estimação dos donos, burros e ovelhas! 

• DOMAINE TRELOAR, ROUSSILLON: Com uma gama impressionante de vinhos à sua escolha, que muda a cada ano, os vinhos produzidos pelo vinicultor britânico Jonathan Hesford são encontrados nas mesas de restaurantes com estrelas Michelin em todo o mundo e são considerados os melhores da região.

• CHÂTEAU DE BEAUCASTEL, PROVENÇA: Chateauneuf-de-Pape é um nome que estará para sempre associado aos vinhos finos, e Château de Beaucastel é uma das vinícolas de visita obrigatória na região. Você pode saborear 10 de seus vinhos Grand Vin, mas não apenas com uma taça - as degustações são feitas somente com hora marcada. 

• CHÂTEAU LA CANORGUE, PROVENCE: Agora administrado pela quinta geração da mesma família, Château la Canorgue proíbe qualquer forma de química na produção de seus vinhos, tornando-os totalmente orgânicos.

• CHÂTEAU DE VALFLAUNÈS, PERTO DE MONTPELLIER: Com 13 hectares de vinhas em uso quase constante, não é de se admirar que o enólogo Fabien Rouboul tenha ganhado vários prêmios por sua gama de vinhos. Cada uva também é colhida manualmente, e você pode realmente provar o cuidado e a dedicação que são trabalhados neste lugar, em seu produto final!

• CHÂTEAU LES CARRASSES, QUARANTE: O Château les Carrasses oferece uma grande variedade de experiências vínicolas, desde os melhores vinhos para harmonizar com a comida até viagens históricas ao passado vinícola da região. Melhor ainda, eles oferecem experiências de meio dia e dia inteiro, para que você possa reservar algo que se ajuste à sua programação!

PEDALE PELAS VINHAS, BORDÉUS: Se você estiver em Bordeaux no final de maio, terá a oportunidade de fazer um tour do vinho com um pouco de diferença! Você pode apreciar todos os pontos turísticos dos vinhedos locais, de bicicleta, o que significa que você não estará apenas desfrutando de belas vistas do campo, mas também fará um pouco de exercício para justificar aquela grande taça de vinho no final do dia.

Estes são apenas alguns dos melhores destinos vinícolas que você deve explorar no sul da França, em um passeio pra lá de especial, mas se quiser experimentar um pouco do sabor desta região, não deixe de acessar nossa sessão especial da França clicando aqui.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA
A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA

16 julho, 2021

A Garnacha é uma uva de vinho tinto cultivada extensivamente na França, Espanha, Austrália e Estados Unidos. É particularmente versátil tanto na vinha como na adega, o que pode explicar porque é uma das uvas mais utilizadas na produção de blends do mundo inteiro. E para saber mais sobre este sabor inconfundível, fomos atrás de conhecer a história desta que é uma das uvas do velho mundo mais utilizada na produção de excelentes vinhos. Confira a seguir, tudo o que descobrimos sobre a Garnacha.

Ver artigo completo

A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA
A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA

15 julho, 2021

A Espanha é uma terra de paisagens deslumbrantes, história rica e uma cultura profunda e complexa na qual o vinho há muito desempenha um papel importante. As videiras são cultivadas na Península Ibérica desde pelo menos 3.000 a.c., embora não tenha sido antes de 1.000 a.c. que a vinificação começou a ser feita no país - uma habilidade trazida por comerciantes fenícios do Mediterrâneo oriental. Hoje, a Espanha é o lar de mais vinhas do que qualquer outro país do planeta e tem uma produção nacional de vinho superada apenas pela França e pela Itália.

Ver artigo completo

DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!
DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!

10 julho, 2021

Toro é uma região vinícola de Castela e Leão, no noroeste da Espanha, e está se tornando cada vez mais conhecida por seus vinhos tintos poderosos e encorpados feitos de Tina da Toro (Tempranillo). Em Toro também são feitas pequenas quantidades de vinho branco. Seu nome vem da cidade de Toro, um antigo assentamento a apenas 65 quilômetros a leste da fronteira portuguesa. Toro está localizado no rio Douro, que corta a metade norte da região e por este pedaço encantador e surpreendente da Espanha que iremos passear hoje. Neste artigo, vamos desvendar todos os segredos de Toro para você e conhecer mais sobre esta região tão famosa por seus vinhos.

Ver artigo completo