ENTENDENDO DE PERTO A CULTURA DO VINHO DE LISBOA

25 fevereiro, 2022

ENTENDENDO DE PERTO A CULTURA DO VINHO DE LISBOA

Créditos: Unsplash

Do vinho verde ao Porto encorpado, Portugal é o lar de alguns vinhos incríveis. A norte de Lisboa, a região vinícola estende-se ao longo da costa. Influenciados pelos ventos atlânticos, encostas íngremes e solos argilosos, os vinhos da região são elegantes, com personalidade distinta e possuem uma variedade de sabor inesquecível. E para saber mais sobre este tesouro do vinho mundial, preparamos um guia especial para você. Confira a seguir.

CONHEÇA OS VINHOS DE LISBOA: Mais de vinte tipos de uvas são cultivados em Lisboa; aliás, é a região que mais produz vinho em Portugal. Existem nove sub-regiões e tipos de vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada, a mais alta classificação de vinhos de Portugal):

  • Alenquer: Um vinho tinto rico em taninos feito com as castas Castelão, Alfrocheiro, Aragonês (Tempranillo) e Touriga Nacional.
  • Arruda: Vinhos tintos leves e frutados que incluem castas internacionais como Syrah ou Cabernet Sauvignon. Arruda também produz uvas brancas Doña Blanca e Fernão Pires.
  • Bucelas: Vinhos brancos secos, leves e cítricos elaborados com a casta Arinto. Eles são muito bons depois de mais de 4 anos de envelhecimento.
  • Colares: Feito a partir de uvas cultivadas em solo arenoso perto das falésias costeiras, este é um vinho incomum. Cor dourada, encorpada e elaborada com Malvasia Fina.
  • Óbidos e Lourinhã: Vinhos brancos de corpo leve e aromáticos elaborados a partir da casta Fernão Pires.
  • Torres Vedras: Vinhos brancos fáceis de beber, refrescantes e com baixo teor alcoólico.

AS ADEGAS MARAVILHOSAS Para uma experiência imersiva do vinho lisboeta, prepare o seu roteiro e visite algumas destas adegas. Uma adega contemporânea deslumbrante, a alta tecnologia Adega Mãe foge da tradição em favor da inovação. Você pode ver todo o processo de criação de seus seis vinhos, desde as prensas até a fermentação e ainda olhar dentro de seu laboratório. A apenas 30 minutos de Lisboa, a histórica propriedade familiar da Quinta de Sant'Ana produz Pinot Noir, Branco, Tinto, Alvarinho e Merlot. As suas excelentes provas de vinhos são acompanhadas por iguarias locais. Antiga propriedade do marquês de Pombal, a Quinta do Gradil fica no sopé da belíssima Serra de Monte Junto e produz três gamas de vinhos (acessíveis a premium).

DICA EXTRA: Como a maior região produtora de vinho, Lisboa produz bebidas facilmente fartas e que agradam ao público em abundância. Para provar as suas melhores gotas, no entanto, procure tintos de Alenquer complexos, densos e aromáticos. A sub-região é mais quente e menos ventosa, permitindo que as uvas amadureçam completamente. Se procura vinhos brancos, os vinhos da casta Arinto de Bucelas são de qualidade superior; notoriamente aromático, com notas cítricas e de frutas tropicais. Partilhando um terroir semelhante ao Champagne. Óbidos produz o melhor espumante de Portugal.

Com tantas dicas, que tal começar a experimentar os sabores do vinho português sem sair de casa? Para isso, clique aqui e confira nossa seleção especial.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

10 maio, 2022

A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

Ver artigo completo

RELAIS CHATEAUX: OS MELHORES HOTEIS PARA CURTIR A FRANÇA
RELAIS CHATEAUX: OS MELHORES HOTEIS PARA CURTIR A FRANÇA

21 abril, 2022

O enoturismo na França está presente de norte a sul. Não importa a região que você pretende visitar, sempre há castelos por perto. No sudoeste do país, fica Bordeaux, a região vinícola mundialmente famosa; em seguida, encontra-se Provence, famosa por seus rosés; no nordeste, o renomado Champagne, com excelentes espumantes; no centro e mais perto de Paris está o Vale do Loire com seus magníficos castelos; e no centro-leste, a famosa Borgonha, outro destino de sonho para os amantes do vinho. Mas onde se hospedar para aproveitar vinho e férias no mesmo pacote? A gente te conta a seguir.

Ver artigo completo

MEDOC: OPÇÕES PARA SE DIVERTIR NA REGIÃO
MEDOC: OPÇÕES PARA SE DIVERTIR NA REGIÃO

19 abril, 2022

Se você está planejando uma visita à região vinícola de Bordeaux, provavelmente irá para o Medoc na margem esquerda ou para Saint Emilion na margem direita, as duas regiões vinícolas mais prestigiadas de Bordeaux. 

Ver artigo completo