março 03, 2022
Descubra os segredos do processo de vinificação em uma das regiões vinícolas mais promissoras da Europa: "Bierzo".
Rural e remota, exuberantemente bela, mas pouco conhecida, Bierzo é o tipo de região que os amantes do vinho sonham em descobrir. É uma parada importante ao longo da lendária rota de peregrinação da Espanha, o Caminho de Santiago. Aqui você encontrará deliciosos vinhos, comida de dar água na boca e uma herança cultural impressionante!
História
A primeira referência escrita à região de Bierzo, cujo nome deriva da cidade pré-romana de Bergidum, é de Plínio, o Velho. Os romanos desenvolveram a agricultura, introduziram novas culturas, incluindo videiras Vitis vinifera, e novas tecnologias, como o arado romano. No entanto, a maior expansão da viticultura esteve relacionada com o crescimento dos mosteiros, sobretudo da ordem cisterciense, durante a Idade Média. Após séculos de produção e depois de ter alcançado uma boa reputação nos mercados da Galiza e das Astúrias, as vinhas de Bierzo sofreram um terrível golpe no século XIX, quando a praga da filoxera praticamente as destruiu.
Houve uma grave crise econômica que obrigou muitas pessoas a emigrar. A produção foi lentamente restabelecida graças à técnica de enxertia em porta-enxertos do novo mundo e a produção de vinho foi recuperando gradualmente para assumir o importante papel económico que desempenhou no passado. Em 1989, a Bierzo Denominación de Origen foi oficialmente reconhecida.
A região de Bierzo tem um macroclima especial que é benéfico para a viticultura. Por um lado, é semelhante ao clima da Galiza no que diz respeito a humidade e a pluviosidade e, por outro, também é semelhante ao clima quente e seco de Castela. A baixa altitude ajuda a evitar geadas tardias e significa que a colheita da uva é geralmente cerca de um mês mais cedo do que em Castela. (crédito Wikipedia)
Com esta história já secular, Bierzo hoje chama atenção por grandes vinhos produzidos e recebendo altas pontuações. Aqui descrevemos algumas vinícolas da região que valem ser visitadas se estiver planejando passar por lá.
PALACIO DE CANEDO:
Palacio de Canedo é a propriedade vinícola mais importante de Bierzo, onde você pode desfrutar de um palácio espetacular feito de madeira e pedra, maravilhosamente restaurado e transformado em um hotel de luxo rústico-chique cercado por vinhedos. Um passeio pelos vinhedos e uma degustação de vinhos de seus famosos vinhos acompanhados de deliciosa comida local enquanto você contempla um pôr do sol espetacular será a cereja do bolo de uma visita a esta região mágica.
VINOS GUERRA:
Seus vinhedos estão presentes na região de Bierzo e possuem um microclima único. O solo e o clima temperado ameno tornam o vale perfeito para o cultivo da vinha. As principais variedades de uvas aqui incluem Mencia, Godello, Palomino, Malmsey e Garnacha. As melhores uvas vão para a produção de seus famosos vinhos tintos, brancos e rosés. A adega também tem um museu que conta a história da propriedade, sem contar a sala de degustação que merece um tour especial.
VINÍCOLA GANCEDO:
Gancedo Winery é um grupo de viticultores localizados na região de El Bierzo, a oeste da província de León. Produzem vinhos de forma tradicional aliada a técnicas de vinificação modernas e inovadoras. A adega tem 20 hectares de vinhas que foram plantadas há quase 100 anos. A maior parte do trabalho nas vinhas é feito manualmente devido à altitude. As principais variedades de uvas plantadas para a vinícola são Mencía, Godello e Doña Blanca. Os funcionários da Gancedo Winery escolhem as melhores uvas e as transportam para a vinícola para fazer seus vinhos tintos, brancos e rosés de classe mundial.
VINÍCOLA CANTARIÑA:
Cantariña Vinos de Familia nasceu quando cinco irmãos se juntaram para dar continuidade ao pouco que a família havia lhes passado de herança. Um punhado de garrafas empoeiradas da grande tradição vinícola de sua família, e os vinhedos de Los Pinos e Valdeobispo em Villafrance del Bierzo. Hoje a vinícola olha para o futuro, respeitando a natureza e a tradição vitivinícola da região. Cantariña Vinos de Familia acredita firmemente nestes princípios que os trouxeram para onde estão hoje: amor pelo terroir, agricultura orgânica, autenticidade, vinhos agradáveis e vinhos familiares. Todos esses princípios são a base para esta famosa vinícola.
A região de El Bierzo na Espanha produz deliciosos vinhos, e para prová-los você nem precisa ir até lá, basta ver nossa seleção de vinhos espanhóis e ficar por dentro das novidades.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024