ESPANHA: A REGIÃO DE BIERZO E SUAS VINÍCOLAS

03 março, 2022

ESPANHA: A REGIÃO DE BIERZO E SUAS VINÍCOLAS

Descubra os segredos do processo de vinificação em uma das regiões vinícolas mais promissoras da Europa: "Bierzo". 

Rural e remota, exuberantemente bela, mas pouco conhecida, Bierzo é o tipo de região que os amantes do vinho sonham em descobrir. É uma parada importante ao longo da lendária rota de peregrinação da Espanha, o Caminho de Santiago. Aqui você encontrará deliciosos vinhos, comida de dar água na boca e uma herança cultural impressionante!

História

A primeira referência escrita à região de Bierzo, cujo nome deriva da cidade pré-romana de Bergidum, é de Plínio, o Velho. Os romanos desenvolveram a agricultura, introduziram novas culturas, incluindo videiras Vitis vinifera, e novas tecnologias, como o arado romano. No entanto, a maior expansão da viticultura esteve relacionada com o crescimento dos mosteiros, sobretudo da ordem cisterciense, durante a Idade Média. Após séculos de produção e depois de ter alcançado uma boa reputação nos mercados da Galiza e das Astúrias, as vinhas de Bierzo sofreram um terrível golpe no século XIX, quando a praga da filoxera praticamente as destruiu.

Houve uma grave crise econômica que obrigou muitas pessoas a emigrar. A produção foi lentamente restabelecida graças à técnica de enxertia em porta-enxertos do novo mundo e a produção de vinho foi recuperando gradualmente para assumir o importante papel económico que desempenhou no passado. Em 1989, a Bierzo Denominación de Origen foi oficialmente reconhecida.

 A região de Bierzo  tem um macroclima especial que é benéfico para a viticultura. Por um lado, é semelhante ao clima da Galiza no que diz respeito a humidade e a pluviosidade e, por outro, também é semelhante ao clima quente e seco de Castela. A baixa altitude  ajuda a evitar geadas tardias e significa que a colheita da uva é geralmente cerca de um mês mais cedo do que em Castela. (crédito Wikipedia)

Com esta história já secular, Bierzo hoje chama atenção por grandes vinhos produzidos e recebendo altas pontuações. Aqui descrevemos algumas vinícolas da região que valem ser visitadas se estiver planejando passar por lá.

PALACIO DE CANEDO:

Palacio de Canedo é a propriedade vinícola mais importante de Bierzo, onde você pode desfrutar de um palácio espetacular feito de madeira e pedra, maravilhosamente restaurado e transformado em um hotel de luxo rústico-chique cercado por vinhedos. Um passeio pelos vinhedos e uma degustação de vinhos de seus famosos vinhos acompanhados de deliciosa comida local enquanto você contempla um pôr do sol espetacular será a cereja do bolo de uma visita a esta região mágica.

VINOS GUERRA:

Seus vinhedos estão presentes na região de Bierzo e possuem um microclima único. O solo e o clima temperado ameno tornam o vale perfeito para o cultivo da vinha. As principais variedades de uvas aqui incluem Mencia, Godello, Palomino, Malmsey e Garnacha. As melhores uvas vão para a produção de seus famosos vinhos tintos, brancos e rosés. A adega também tem um museu que conta a história da propriedade, sem contar a sala de degustação que merece um tour especial.

VINÍCOLA GANCEDO:

Gancedo Winery é um grupo de viticultores localizados na região de El Bierzo, a oeste da província de León. Produzem vinhos de forma tradicional aliada a técnicas de vinificação modernas e inovadoras. A adega tem 20 hectares de vinhas que foram plantadas há quase 100 anos. A maior parte do trabalho nas vinhas é feito manualmente devido à altitude. As principais variedades de uvas plantadas para a vinícola são Mencía, Godello e Doña Blanca. Os funcionários da Gancedo Winery escolhem as melhores uvas e as transportam para a vinícola para fazer seus vinhos tintos, brancos e rosés de classe mundial.

VINÍCOLA CANTARIÑA:

Cantariña Vinos de Familia nasceu quando cinco irmãos se juntaram para dar continuidade ao pouco que a família havia lhes passado de herança. Um punhado de garrafas empoeiradas da grande tradição vinícola de sua família, e os vinhedos de Los Pinos e Valdeobispo em Villafrance del Bierzo. Hoje a vinícola olha para o futuro, respeitando a natureza e a tradição vitivinícola da região. Cantariña Vinos de Familia acredita firmemente nestes princípios que os trouxeram para onde estão hoje: amor pelo terroir, agricultura orgânica, autenticidade, vinhos agradáveis ​​e vinhos familiares. Todos esses princípios são a base para esta famosa vinícola.  

A região de El Bierzo na Espanha produz deliciosos vinhos, e para prová-los você nem precisa ir até lá, basta ver nossa seleção de vinhos espanhóis e ficar por dentro das novidades. 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

10 maio, 2022

A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

Ver artigo completo

RELAIS CHATEAUX: OS MELHORES HOTEIS PARA CURTIR A FRANÇA
RELAIS CHATEAUX: OS MELHORES HOTEIS PARA CURTIR A FRANÇA

21 abril, 2022

O enoturismo na França está presente de norte a sul. Não importa a região que você pretende visitar, sempre há castelos por perto. No sudoeste do país, fica Bordeaux, a região vinícola mundialmente famosa; em seguida, encontra-se Provence, famosa por seus rosés; no nordeste, o renomado Champagne, com excelentes espumantes; no centro e mais perto de Paris está o Vale do Loire com seus magníficos castelos; e no centro-leste, a famosa Borgonha, outro destino de sonho para os amantes do vinho. Mas onde se hospedar para aproveitar vinho e férias no mesmo pacote? A gente te conta a seguir.

Ver artigo completo

MEDOC: OPÇÕES PARA SE DIVERTIR NA REGIÃO
MEDOC: OPÇÕES PARA SE DIVERTIR NA REGIÃO

19 abril, 2022

Se você está planejando uma visita à região vinícola de Bordeaux, provavelmente irá para o Medoc na margem esquerda ou para Saint Emilion na margem direita, as duas regiões vinícolas mais prestigiadas de Bordeaux. 

Ver artigo completo