ESPANHA: O SABOR INCONFUNDÍVEL DE MENCIA

16 março, 2022

ESPANHA: O SABOR INCONFUNDÍVEL DE MENCIA

A origem da uva Mencia ainda é desconhecida, mas sem dúvidas esta é uma das castas mais marcantes da Espanha, especialmente da região de Bierzo.

Créditos: Unsplah

Explorando mais a fundo a região de Bierzo, na Espanha, é possível descobrir alguns de seus segredos vinícolas mais valiosos, dentre eles a variedade de uva Mencia, que dá origem a alguns dos vinhos mais importantes e inconfundíveis daquela região. A seguir, vamos descobrir a origem desta iguaria que é motivo de sucesso. 

O INICIO: Mencia é uma uva de vinho tinto nativa do noroeste da Espanha. Sinônimo dos vinhos tintos de Bierzo, teve uma espécie de renascimento nas últimas décadas, após anos de produção de vinhos leves e adstringentes. A viticultura melhorada e de baixo rendimento e um foco maior nos locais disponíveis nas encostas, chamaram a atenção internacional da variedade. Os vinhos Mencia tendem a apresentar características terrosas e vegetais com nuances de frutos silvestres e mineralidade pétrea.

EXPLICANDO: A variedade, com suas uvas azul-violeta de casca um pouco grossa, já foi considerada relacionada ao Cabernet Franc. Testes de DNA modernos refutaram essa teoria e descobriram que é geneticamente idêntico ao Jaen de Portugal. Isso gerou algumas dúvidas em relação à origem da variedade: embora a maioria dos sinais aponte para Bierzo como a casa de Mencia, ela poderia ter sido trazida do Dão, em Portugal.

A GRANDE VIRADA: O papel da Mencia como uma casta simples, regional, cultivada em volume e utilizada para fazer vinhos de mesa, foi desafiada na virada do século XX, seguindo a atenção do famoso produtor espanhol Alvaro Palacios - um dos pioneiros da região de Priorat na Catalunha. As vinhas velhas e o dramático terroir de alta altitude de Bierzo provaram ser úteis para a qualidade dos vinhos. Isso foi ainda mais aprimorado por métodos vitícolas aprimorados e vigilância extra na adega.

CONHECENDO O SABOR: Os vinhos Mencia têm uma tez brilhante com uma cor marrom viva, acidez e taninos relativamente frescos. Os sabores de frutas podem variar de frutas vermelhas a pretas, muitas vezes com uma dimensão herbal de menta ou tomilho. Mencia pode ser um desafio no vinhedo e tem uma tendência a baixos rendimentos , tornando-se uma perspectiva desafiadora para viticultores e vinicultores. É suscetível a botrytis e mofo, e pode perder sua acidez rapidamente se não for colhido prontamente.

MANEJO: O alto teor alcoólico e a acidez moderada de Mencia proporcionam uma espécie de malabarismo na colheita e na adega. O carvalho é usado com moderação, pois pode sobrecarregar o perfil de sabor bastante delicado de Mencia. Alguns produtores estão experimentando a maceração carbônica para acentuar as características dos frutos da variedade e reduzir os taninos.

ALÉM DA ESPANHA: Fora de Bierzo, Mencia é encontrada em várias outras DOs do noroeste da Espanha, entre elas Valdeorras, Monterrei e Ribeira Sacra.

Depois desta verdadeira aula sobre Mencia, que tal experimentar nossa seleção especial da Espanha. Para conferir os rótulos, clique aqui, e se gostou deste artigo não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

10 maio, 2022

A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

Ver artigo completo

RELAIS CHATEAUX: OS MELHORES HOTEIS PARA CURTIR A FRANÇA
RELAIS CHATEAUX: OS MELHORES HOTEIS PARA CURTIR A FRANÇA

21 abril, 2022

O enoturismo na França está presente de norte a sul. Não importa a região que você pretende visitar, sempre há castelos por perto. No sudoeste do país, fica Bordeaux, a região vinícola mundialmente famosa; em seguida, encontra-se Provence, famosa por seus rosés; no nordeste, o renomado Champagne, com excelentes espumantes; no centro e mais perto de Paris está o Vale do Loire com seus magníficos castelos; e no centro-leste, a famosa Borgonha, outro destino de sonho para os amantes do vinho. Mas onde se hospedar para aproveitar vinho e férias no mesmo pacote? A gente te conta a seguir.

Ver artigo completo

MEDOC: OPÇÕES PARA SE DIVERTIR NA REGIÃO
MEDOC: OPÇÕES PARA SE DIVERTIR NA REGIÃO

19 abril, 2022

Se você está planejando uma visita à região vinícola de Bordeaux, provavelmente irá para o Medoc na margem esquerda ou para Saint Emilion na margem direita, as duas regiões vinícolas mais prestigiadas de Bordeaux. 

Ver artigo completo