FOOD PAIRING – CONGRUÊNCIA X CONTRASTE

10 Junho, 2019

FOOD PAIRING – CONGRUÊNCIA X CONTRASTE

O conceito de wine food pairing consiste basicamente na arte de harmonizar vinhos e alimentos. Para isso, existem duas metodologias que podem ser seguidas: congruência e contraste.

Chamamos de congruência quando usamos um vinho para destacar, balancear e ampliar o sabor de um alimento. Alguns exemplos são: pipoca amanteigada com um Chardonnay com passagem em madeira, carne de porco com um Zinfandel e salada de pepino com Sauvignon Blanc. Aqui os vinhos e os alimentos compartilham muitos componentes em comum.

Já o contraste se trata de utilizar um vinho com características distintas do alimento, assim ressaltando as diferenças entre eles. Alguns exemplos são: queijo azul e Vinho do Porto, risoto de cogumelos com um Nebbiolo, macarrão com queijo e prosecco. Aqui os vinhos e os alimentos compartilham poucos ou nenhum componente em comum.

Agora, falando um pouco mais da harmonização na prática, vamos trazer aqui algumas sugestões para que você embarque nessa deliciosa jornada e descubra quais são as suas preferências!

1 – Prove um vinho mais ácido do que o seu prato escolhido

2 – Prove um vinho mais doce do que o seu prato escolhido

3 – Prove um vinho da mesma intensidade que o seu prato escolhido

4 – Vinhos com taninos altos balanceiam comidas gordurosas e ricas em óleos

5 – Vinhos doces suavizam comidas apimentadas

Agora que já demos algumas dicas primordiais a respeito de wine food pairing, não poderíamos finalizar esse post de outra maneira, se não com uma receita maravilhosa para harmonizar com um Cabernet Sauvignon!

Tente você replicar esta receita!

Receita – Filé mignon ao molho madeira

Ingredientes:

- 400g de filé mignon

- ½ colher de sopa de manteiga

- ½ cebola picada

- 1 dente de alho picado

- ½ cenoura

- 1 folha de louro

- ½ falho de salsão picado

- ½ copo de vinho tinto seco

- 1 colher de sopa de molho inglês

- 100 gramas de cogumelos champignon

- Sal a gosto

Começando pelo molho, em uma panela, coloque a manteiga, a cebola picada, o alho picado, a cenoura picada, a folha de louro e o salsão picado e frite até tudo ficar dourado.

Adicione o molho inglês e o vinho e cozinhe em fogo baixo por cerca de 1h até o molho ficar bem escuro. Se secar, adicione um pouco mais de molho inglês e vinho. 

Quando o molho estiver reduzido, retire da panela e bata no liquidificador. Devolva o molho para a panela e deixe engrossar por mais alguns minutos, desligue a chama e reserve.

Fatie a carne em bifes de dois dedos, tempere com sal e pimenta a gosto. Use um pouco de azeite de oliva para besuntar os bifes de filé mignon enquanto uma frigideira esquenta em fogo bem alto.

Quando você ver um pouco de fumaça saindo da frigideira, leve os bifes de filé mignon ao fogo. Frite dos dois lados deixando a carne no ponto desejado, enquanto isso, fatie o champignon.

Quando os bifes de filé mignon estiverem prontos, adicione o molho, o champignon fatiado e deixe esquentar. Essa receita pode ser servida com arroz, batatas ao forno ou macarrão com molho branco.

Agora é só pegar o seu Cabernet Sauvignon e ter uma refeição maravilhosa! Em nosso site temos diversas opções que certamente te agradarão! Corre lá e aproveita pra já deixar marcada a data desse jantar especial!

ps: credito da foto para Missouriwine.org e Ferrari-Carano; conteúdo crédito para Wine Folly and K Zraly

 

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.