JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO

14 junho, 2022

JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO

Créditos: João Portugal Ramos

De consultor, o enólogo passou a um dos maiores e mais famosos produtores portugueses de vinho.

UMA PAIXÃO DE BERÇO: Engana-se quem acha que João Portugal Ramos é um mero produtor de vinho apaixonado. Muito pelo contrário, o enólogo português se apaixonou pela enologia logo no berço, uma vez que é filho e neto de produtores vinícolas. Ainda jovem, tirou sua licenciatura em Agronomia pelo ISA de Lisboa (Instituto Superior de Agronomia) e logo depois conseguiu um estágio no Alentejo, no Centro de Estudos da Estação Vitvinícola de Dois Portos, em 1980. Foi aí que João Ramos começou suas atividades na enologia.

CONSULTOR: Antes de produzir seus próprios vinhos, João Portugal Ramos foi um consultor que ajudou produtores portugueses em seus próprios desenvolvimentos. No final da década de 80, João fundou a Consulvinus para prestar consultoria especializada às vinícolas que desejassem sua ajuda. O negócio deu tão certo que o especialista precisou viajar pelo país e até para fora dele, para ensinar aquilo que aprendera.

A CHEGADA DA VINÍCOLA: Após desenvolver vinhos próprios (que levavam seu nome) para outras vinícolas, João sentiu que era hora de construir a própria história.  Foi então que em 1997 construiu sua primeira adega: Vila Santa em Estremoz (Portugal). Até hoje, Vila Santa é a marca mais forte e mais bem consolidada de todo o grupo.

  • Curiosidade: Embora João Portugal Ramos já fosse há muitos anos o enólogo responsável pela produção e distribuição dos vinhos dos seus sogros, os Condes de Foz de Arouce, só em 2005 é que a Quinta de Foz de Arouce na Lousã, Beira Baixa, passou a fazer oficialmente parte do seu próprio grupo.

PARCERIA DE SUCESSO: João sempre foi inquieto, por isso quis apostar em algo novo: o projeto o Duorum que nasceu das mãos de dois enólogos que marcam a história do vinho em Portugal nas últimas décadas - João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco. O Duorum nada mais é do que um projeto com ambição e dimensão para se afirmar no mercado português e internacional.

O GRUPO ATUALMENTE: Após 40 anos de história, os vinhos do Grupo João Portugal Ramos conquistaram muitos prêmios na Europa e também em países do novo mundo, estando presente em praticamente todo o globo. Hoje, o enólogo tem a seu lado dois dos seus cinco filhos, João Maria no departamento de enologia e Filipa no departamento de Marketing, dando continuidade aos negócios da família.

Quer conhecer os sabores indescritíveis dos vinhos de João Portugal Ramos? Clique aqui e confira nossa seleção especial portuguesa, preparada especialmente para você.

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS
VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS

20 junho, 2022

Conheça a vinícola de João Portugal Ramos, um dos enólogos mais famosos de Portugal.

Ver artigo completo

UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL
UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL

20 junho, 2022

As terras de Alentejo, podem ser consideradas como um dos berços da cultura vinícola. É longa e ampla a trajetória deste lugar que viveu momentos turbulentos e incertos, seguidos de eras de otimismo e inovação. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esta região e entender sua ligação com o vinho.

Ver artigo completo

PAULO LAUREANO: QUEM É O ENÓLOGO PORTUGUÊS QUE PRODUZ VINHOS SURPREENDENTES
PAULO LAUREANO: QUEM É O ENÓLOGO PORTUGUÊS QUE PRODUZ VINHOS SURPREENDENTES

14 junho, 2022

Ver artigo completo