LANGUEDOC-ROUSSILLON: PARA QUEM GOSTA DE PASSEIOS E VINHOS

07 abril, 2022

LANGUEDOC-ROUSSILLON: PARA QUEM GOSTA DE PASSEIOS E VINHOS

Créditos: Unsplash

São diversas opções de passeios e sabores que fazem da região de Languedoc Roussillon uma das melhores para o enoturismo de toda a Europa.

Languedoc-Roussillon é a maior região vinícola da França e uma das maiores do mundo com cerca de 243 mil hectares, desde a fronteira espanhola até o delta do Ródano. As vinhas de Languedoc Roussillon expressam uma grande diversidade de vinhos e solos em 4 departamentos administrativos franceses: Gard, Hérault, Aude e Pyrenees-Orientales. O clima quente e seco (o mais quente da França) oferece um ambiente particularmente adequado para a viticultura, embora o calor extremo possa ser um problema com o processo de envelhecimento do vinho que exige frescor e umidade.

EXPLORANDO A ÁREA: Os passeios vinícolas de Montpellier e Nimes são opções muito populares para explorar o interior desta região, e para passar a noite busque pelos hotéis no centro comercial das cidades. Além de temáticos, eles possuem uma infraestrutura completa. Alguns dos melhores passeios de vinho que Languedoc tem para oferecer estão nas regiões de Picpoul de Pinet, com um vinho da variedade de uva branca leve e fresca; Corbières, com seus vinhos tintos frutados e suculentos; e Limoux, com seu espumante feito no estilo de seu primo famoso: champagne.

CAMINHOS ESPECIAIS: Um passeio pela região de vinhos de Languedoc irá levá-lo através das vastas montanhas dos Pirinéus, repletas de pequenas aldeias romanas, até as praias de areia branca ao longo do Mar Mediterrâneo, que podem ser exploradas por caminhadas, passeios de bicicleta ou até mesmo em um helicóptero particular.

  • Vale destacar que esta região também mostra uma grande influência da cultura espanhola na gastronomia e arquitetura, bem como nas técnicas de produção de vinho, que podem ser descobertas em grande detalhe no seu próximo tour vinícola.

A ROTA DO VINHO: Para que você não perca nenhum detalhe, preparamos uma lista com alguns dos locais que não podem faltar no seu roteiro de viagem. Vale à pena pesquisar mais a fundo sobre cada um deles e entender seu funcionamento.

  • Castelo de Fourques
  • Castelo Bas d'Aumelas
  • Castelo Capion
  • Domaine de Rieussec
  • Domaine de la Dourbie
  • Castelo Rieutort
  • Château Saint-Martin de la Garrigue
  • Domaine de la Baume
  • Os viticultores desta região trabalham com paixão e utilizam apenas castas de qualidade para produzirem seus rótulos. Especialmente conhecido por seus vinhos tintos como Corbières ou Saint-Chinian, você também pode encontrar vinhos brancos de qualidade à base de Picpoul ou vinhos espumantes da comuna de Limoux.

    Se quiser conhecer mais sobre os vinhos saborosos da França, clique aqui e confira nossa seleção especial daquele país, preparada especialmente para você. E não se esqueça de compartilhar este texto nas suas redes sociais.

     




    Deixe um comentário

    Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


    Ver artigo completo

    EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
    EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

    10 maio, 2022

    A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

    Ver artigo completo

    RELAIS CHATEAUX: OS MELHORES HOTEIS PARA CURTIR A FRANÇA
    RELAIS CHATEAUX: OS MELHORES HOTEIS PARA CURTIR A FRANÇA

    21 abril, 2022

    O enoturismo na França está presente de norte a sul. Não importa a região que você pretende visitar, sempre há castelos por perto. No sudoeste do país, fica Bordeaux, a região vinícola mundialmente famosa; em seguida, encontra-se Provence, famosa por seus rosés; no nordeste, o renomado Champagne, com excelentes espumantes; no centro e mais perto de Paris está o Vale do Loire com seus magníficos castelos; e no centro-leste, a famosa Borgonha, outro destino de sonho para os amantes do vinho. Mas onde se hospedar para aproveitar vinho e férias no mesmo pacote? A gente te conta a seguir.

    Ver artigo completo

    MEDOC: OPÇÕES PARA SE DIVERTIR NA REGIÃO
    MEDOC: OPÇÕES PARA SE DIVERTIR NA REGIÃO

    19 abril, 2022

    Se você está planejando uma visita à região vinícola de Bordeaux, provavelmente irá para o Medoc na margem esquerda ou para Saint Emilion na margem direita, as duas regiões vinícolas mais prestigiadas de Bordeaux. 

    Ver artigo completo