julho 14, 2020
Uma das regiões mais antigas da Austrália, McLaren Valley é uma área produtora de vinhos mais progressistas, com rótulos deliciosos e ambientalmente sustentáveis. Mas o que torna essa região histórica tão inovadora? É isso que iremos descobrir neste artigo.
LOCALIZAÇÃO
Apenas a 45 minutos de carro ao sul de Adelaide, na Península Fleurieu, o McLaren Valley é uma região pitoresca situada entre as cordilheiras do Monte Elevado e as praias de areia branca. Seus vinhos excepcionais e produtos regionais estão situados entre colinas, encantadoras aldeias e uma costa rochosa. Esta terra antiga é uma das regiões geologicamente mais diversas do mundo, com uma enorme variedade de solos em 19 distritos diferentes. A única coisa que eles têm em comum é que todos são perfeitamente adequados para o cultivo de uvas de alta qualidade e de todos os tipos de videiras.
A PRIMEIRA DA AUSTRÁLIA DO SUL
A McLaren Valley foi a primeira região vinícola da Austrália do Sul, fundada em 1838. Nos anos 1900, chegaram imigrantes da Itália do pós-guerra, trazendo novas videiras e métodos de vinificação, além de azeitonas e oliveiras, e uma paixão por comida. Hoje, a região possui mais de 100 vinícolas e a demanda por seus vinhos está em alta em todo o mundo. McLaren Valley mantém em sua cultura de comércio um espírito inovador, por conta das suas vinícolas boutiques, que continuam a se atualizar, de acordo com as exigências e comodidades de seu público.
UVAS
A maioria das uvas cultivadas no local são de coloração vermelha, como Shiraz, Cabernet Sauvignon e Grenache – seu carro chefe. Estes vinhos têm estilo diversificado e são os melhores da Austrália. Atualmente, porém, uma linha de variedades alternativas também está gerando novidades, vindas especialmente de uvas como Fiano, Vermentino, Tempranillo e Barbera. Essas videiras italianas e espanholas florescem no clima quente da McLaren Valley.
SUSTENTABILIDADE
A região também mantém seu foco na sustentabilidade, com alguns produtores adaptando o que plantam para se adequar às mudanças do ambiente. Com a sustentabilidade ambiental como ideia principal, McLaren Valley está liderando o caminho em plantios apropriados ao clima, gerenciamento de água e práticas orgânicas e biodinâmicas.
CONCLUINDO
Uma das regiões vinícolas mais emocionantes da Austrália, a McLaren Valley tem de tudo: de belezas naturais e restaurantes gourmet a vinhedos sustentáveis, vinhas velhas e uma comunidade progressiva de vinicultores que não têm medo de quebrar as regras, mantendo-se fiéis aos solos antigos da região. Para descobrir estes sabores tão especiais e “engajados”, basta acessar nossa sessão exclusiva de vinhos australianos. E não se esqueça: qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários deste artigo, que nossa equipe irá responder prontamente!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 04, 2023
novembro 14, 2023
Bordeaux, a região vinícola icônica do sudoeste da França, é mundialmente conhecida por seus vinhos excepcionais. Vamos mergulhar em Bordeaux de uma maneira inovadora, deixando de lado os estereótipos comuns e explorando o que torna essa região vinícola tão fascinante e dinâmica. Vamos conhecer mais?
novembro 14, 2023