MCLAREN VALLEY: VINHO E SUSTENTABILIDADE

14 julho, 2020

MCLAREN VALLEY: VINHO E SUSTENTABILIDADE

Uma das regiões mais antigas da Austrália, McLaren Valley é uma área produtora de vinhos mais progressistas, com rótulos deliciosos e ambientalmente sustentáveis. Mas o que torna essa região histórica tão inovadora? É isso que iremos descobrir neste artigo.

LOCALIZAÇÃO

Apenas a 45 minutos de carro ao sul de Adelaide, na Península Fleurieu, o McLaren Valley é uma região pitoresca situada entre as cordilheiras do Monte Elevado e as praias de areia branca. Seus vinhos excepcionais e produtos regionais estão situados entre colinas, encantadoras aldeias e uma costa rochosa. Esta terra antiga é uma das regiões geologicamente mais diversas do mundo, com uma enorme variedade de solos em 19 distritos diferentes. A única coisa que eles têm em comum é que todos são perfeitamente adequados para o cultivo de uvas de alta qualidade e de todos os tipos de videiras.

A PRIMEIRA DA AUSTRÁLIA DO SUL

A McLaren Valley foi a primeira região vinícola da Austrália do Sul, fundada em 1838. Nos anos 1900, chegaram imigrantes da Itália do pós-guerra, trazendo novas videiras e métodos de vinificação, além de azeitonas e oliveiras, e uma paixão por comida. Hoje, a região possui mais de 100 vinícolas e a demanda por seus vinhos está em alta em todo o mundo. McLaren Valley mantém em sua cultura de comércio um espírito inovador, por conta das suas vinícolas boutiques, que continuam a se atualizar, de acordo com as exigências e comodidades de seu público.  

UVAS

A maioria das uvas cultivadas no local são de coloração vermelha, como Shiraz, Cabernet Sauvignon e Grenache – seu carro chefe. Estes vinhos têm estilo diversificado e são os melhores da Austrália. Atualmente, porém, uma linha de variedades alternativas também está gerando novidades, vindas especialmente de uvas como Fiano, Vermentino, Tempranillo e Barbera. Essas videiras italianas e espanholas florescem no clima quente da McLaren Valley.

SUSTENTABILIDADE

A região também mantém seu foco na sustentabilidade, com alguns produtores adaptando o que plantam para se adequar às mudanças do ambiente. Com a sustentabilidade ambiental como ideia principal, McLaren Valley está liderando o caminho em plantios apropriados ao clima, gerenciamento de água e práticas orgânicas e biodinâmicas.

CONCLUINDO

Uma das regiões vinícolas mais emocionantes da Austrália, a McLaren Valley tem de tudo: de belezas naturais e restaurantes gourmet a vinhedos sustentáveis, vinhas velhas e uma comunidade progressiva de vinicultores que não têm medo de quebrar as regras, mantendo-se fiéis aos solos antigos da região. Para descobrir estes sabores tão especiais e “engajados”, basta acessar nossa sessão exclusiva de vinhos australianos. E não se esqueça: qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários deste artigo, que nossa equipe irá responder prontamente!

 

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES
SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES

15 setembro, 2021

Alguns dos rótulos mais saborosos da terrinha em uma seleção especial para você no SmartBuy Wine Club da SmartBuyWines!

Ver artigo completo

COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM O  MUNDO DO VINHO
COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM O MUNDO DO VINHO

08 setembro, 2021

A mais famosa região vinícola do mundo? Se você está pensando em Bordeaux, Burgundy ou Napa Valley, pode ser hora de pensar novamente. Ao longo dos anos, os vinhos portugueses tiveram muita importância em todo o planeta. O fato é que, depois de uma brusca queda na fama, os vinhos portugueses estão em ascensão e o país não está para brincadeira.

Ver artigo completo

A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO
A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO

07 setembro, 2021

Uma região que se destaca pelos sabores do porto e por lindas paisagens: conheça a Península de Setubal.

A cidade de Setúbal é o terceiro porto do país, depois do Porto e de Lisboa. A parte antiga da cidade tem origens romanas, uma das mais antigas de Portugal, com muitos pontos de interesse para visitar. Setúbal é também parada obrigatória para quem pretende descobrir a reserva natural do estuário do Sado e claro aproveitar um bom vinho.

Ver artigo completo