janeiro 11, 2023
No mundo das uvas também existem rivalidades e uma das que se tornou famosa mundialmente foi a das uvas Merlot e Pinot Noir.
Apesar das duas serem francesas, têm suas origens em regiões distintas, e concorrentes, no mundo do vinho. A Merlot tem raízes em Bordeaux, enquanto a Pinot Noir é originária da Borgonha.
Na sua terra natal, a Merlot sempre foi considerada uma uva para blend, compondo com a Cabernet Sauvignon e a Cabernet Franc, o corte bordalês, ou blend de Bordeaux. Já a Pinot gozava de grande prestígio, brilhando sozinha em rótulos da Côte d’Or.
A diferença também se nota no vinhedo, a Merlot é muito mais versátil e resistente que a Pinot Noir que tem clara preferência por climas frios e cuja casca fina acaba por torná-la mais sensível a doenças.
Diferenças a parte, a verdadeira rivalidade entre as duas se acirrou quando ambas cruzaram as fronteiras de países do Novo Mundo.
A Merlot produzida nestes países também foi alçada ao protagonismo em vinhos que agradaram em cheio ao público que começava a beber vinho.
O vinho elaborado com Pinot Noir tem uma cor vermelho atijolada, uma textura aveludada, pouca acidez, taninos sutis, sabores de framboesa e cereja vermelha e notas terrosas.
Já o vinho da Merlot é também macio, com baixo tanino e acidez, porém com uma cor rubi e bem mais corpo que a Pinot. A Merlot, normalmente mostra aromas de ameixa e frutas negras.
Quando bem trabalhadas, as 2 uvas dão origem a rótulos com bom potencial de envelhecimento.
No entanto, é mais fácil encontrar um bom Merlot a preço mais acessível do que um bom Pinot. A razão para isso é a mencionada sensibilidade da Pinot a doenças bem como o seu baixo rendimento na vinificação.
Por todas estas razões, muitos consideram que enquanto a Pinot Noir oferece elegância, a Merlot entrega vinhos fáceis de beber.
No início dos anos noventa, a Merlot se tornou tão popular nos Estados Unidos (se quiser saber mais sobre esta história, veja o post A MERLOT NA CALIFORNIA) que acabou com uma má imagem pública. Muitos consideravam os exemplares mais simples, muito doces, de baixa acidez e sem adstringência como representantes da uva, gerando assim uma percepção negativa da mesma.
A má fama atingiu o auge com o lançamento do filme Sideways em 2004. O protagonista, um apreciador de Pinot Noir, deixa claro seu desprezo pela Merlot.
O filme inflamou os ânimos de tal modo que as vendas de Merlot caíram quase 2%, enquanto as vendas de Pinot Noir aumentaram 16% no oeste dos Estados Unidos.
E você? É do time Merlot ou do time Pinot?
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024
setembro 23, 2024