fevereiro 24, 2023
Faltam apenas alguns dias para o jantar-degustação dos vinhos da Silver Oak e Twomey e quero contar mais um pouco sobre o enólogo das vinícolas irmãs para você.
Pouca gente sabe que formar um enólogo leva tanto tempo ou mais que estabelecer um bom vinhedo e dá também trabalho equivalente.
No caso de Nate, a saga começou com seu pai Michael Weis que um belo dia seguiu seu irmão mais velho e tio de Nate, Joe Weis, até o campus. Enquanto Joe se tornou professor de sociologia, Michael abraçou a enologia.
Da primeira colheita realizada por Michael Weis em 1973, foram décadas de dedicação em vinícolas como a San Antonio Winery, a Robert Mondavi e a Groth Vineyards Winery. Segundo Michael:“Não há carreira melhor para a saúde física, mental e emocional – é um verdadeiro estilo de vida. É uma carreira principalmente de paixão, não de dinheiro.”
Tanto entusiasmo contaminou seu filho Nate Weis, que depois de uma passagem por vinícolas da Nova Zelândia, trabalhou para marcas como Etude, Patz; Hall e Antica e foi contratado como enólogo da Silver Oak em 2014 sob a batuta do então Diretor de Enologia Daniel Baron que se aposentou no final de 2016.
Na época Daniel Baron disse que "As raízes de Nate em Napa Valley e na indústria do vinho, sua profunda experiência com Cabernet Sauvignon e seu foco incansável na melhoria contínua - um de nossos valores fundamentais - fazem dele uma excelente combinação para a Silver Oak”. Daniel começou a trabalhar lado a lado com o primeiro enólogo da Silver Oak, Justin Meyer, como viticultor em 1994 e enólogo em 1996, antes de assumir as rédeas como diretor de enologia em 2001. Nate Weis é apenas o terceiro enólogo nos 42 anos de história da Silver Oak.
Além de muito trabalho, a carreira de Nate incluiu muito estudo. Ele é bacharel em biopsicologia/neurociência pela UC Santa Barbara, tem um M.S. em viticultura e enologia pela UC Davis e um MBA pela Sonoma State University.
Conforme Weis diz, o aprendizado nunca para: “É um campo fascinante com muitas facetas. Existe conhecimento suficiente para adquirir por várias vidas quando você pensa sobre o escopo do negócio mundial e suas complexidades. Mas é preciso paixão, pois nada disso é fácil. Eu não apenas provo vinho o dia todo, para enorme tristeza de muitos recém-chegados interessados na carreira.”
Nate Weis é a prova de que um bom enólogo reflete, como um bom vinho, cada safra que amadureceu com ele. Que conhecer mais sobre a icônica Silver Oak? Veja o post seguinte sobre a história da vinícola cult Silver Oak Cellars
Fonte: University of California, Santa Barbara, Magazine
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024