agosto 12, 2019
O AUMENTO DA QUALIDADE DOS VINHOS BRASILEIROS
Os vinhos brasileiros sempre foram pouco valorizados e muito longe do padrão de ernacional. A boa notícia é que essa realidade tem mudado bruscamente!
A baixa qualidade dos vinhos brasileiros, em sua maioria, era devido a utilização de uvas comuns em sua produção. Os produtores se deram conta disso, e estão deixando uvas que não são viníferas somente para a produção de sucos.
Nos últimos anos, a exportação de vinhos, espumante e suco de uva tem crescido muito, e sabemos que o potencial de expansão é ainda maior. De acordo com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), a área de produção vitivinícola no país passa dos 79 mil hectares.
O sucesso recente do vinho brasileiro no mercado internacional é atrelado especialmente à inovação. A tradição europeia trazida pelos imigrantes foi adaptada e modificada por milhares de pequenos produtores, em especial no sul do Brasil. Como resultado temos um vinho leve, frutado, com presença moderada de álcool e com características únicas de acordo a especialidade da zona produtora.
Em 2018, as vendas de vinho nacional apresentaram um crescimento de 13,31% em comparação a 2017. Os dados são do Cadastro Vinícola (mantido em parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (SEAPDR/RS), Ibravin e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No total, foram produzidos e comercializados 411.529.292 litros de vinhos, espumantes, sucos e outros derivados da uva. Enquanto as importações em geral caíram cerca de 7%, o mercado de vinho teve uma média de crescimento registrada nos últimos cinco anos de quase 30%.
O Brasil é o quinto maior do Hemisfério Sul e o 13º maior produtor de vinhos do mundo. Os nossos produtos são exportados para 59 países em cinco continentes. Olhando assim, podemos começar a valorizar mais o que já temos.
A consultoria britânica Wine Intelligence sempre divulga as suas previsões para o mercado global do vinho e o Brasil não ficou de fora delas. Algumas das hipóteses recentes da empresa foram certeiras e estão se concretizando a cada dia, incluindo a que envolvia o nosso país. Uma das previsões dizia que os espumantes continuariam a crescer globalmente impulsionados por Brasil, China e Canadá. E bingo! O Brasil realmente tem se destacado mais a cada dia quando o assunto é espumante!
Não sei vocês, mas nosso coração se enche de alegria e orgulho de ver nosso país crescendo e se tornando referência em algo que tanto amamos: vinho!
Assim incentivamos todos a deixarem seus preconceitos de lado e sermos os primeiros a valorizar aquilo que temos no quintal de casa! Se você está preparado, confira alguns vinhos brasileiros que temos em nosso site!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
janeiro 07, 2025
Vinhos encorpados são frequentemente preferidos por apreciadores experientes devido à riqueza e intensidade que proporcionam. Eles oferecem uma textura mais densa e uma sensação de peso na boca, o que enriquece a experiência sensorial. Além disso, apresentam camadas de sabores complexos e intensos, resultantes da concentração de uvas, processos como a fermentação malolática e o envelhecimento em barris de carvalho, que adicionam notas de especiarias, baunilha, café e chocolate.
dezembro 05, 2024
outubro 24, 2024