12 Agosto, 2019
O AUMENTO DA QUALIDADE DOS VINHOS BRASILEIROS
Os vinhos brasileiros sempre foram pouco valorizados e muito longe do padrão de ernacional. A boa notícia é que essa realidade tem mudado bruscamente!
A baixa qualidade dos vinhos brasileiros, em sua maioria, era devido a utilização de uvas comuns em sua produção. Os produtores se deram conta disso, e estão deixando uvas que não são viníferas somente para a produção de sucos.
Nos últimos anos, a exportação de vinhos, espumante e suco de uva tem crescido muito, e sabemos que o potencial de expansão é ainda maior. De acordo com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), a área de produção vitivinícola no país passa dos 79 mil hectares.
O sucesso recente do vinho brasileiro no mercado internacional é atrelado especialmente à inovação. A tradição europeia trazida pelos imigrantes foi adaptada e modificada por milhares de pequenos produtores, em especial no sul do Brasil. Como resultado temos um vinho leve, frutado, com presença moderada de álcool e com características únicas de acordo a especialidade da zona produtora.
Em 2018, as vendas de vinho nacional apresentaram um crescimento de 13,31% em comparação a 2017. Os dados são do Cadastro Vinícola (mantido em parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (SEAPDR/RS), Ibravin e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No total, foram produzidos e comercializados 411.529.292 litros de vinhos, espumantes, sucos e outros derivados da uva. Enquanto as importações em geral caíram cerca de 7%, o mercado de vinho teve uma média de crescimento registrada nos últimos cinco anos de quase 30%.
O Brasil é o quinto maior do Hemisfério Sul e o 13º maior produtor de vinhos do mundo. Os nossos produtos são exportados para 59 países em cinco continentes. Olhando assim, podemos começar a valorizar mais o que já temos.
A consultoria britânica Wine Intelligence sempre divulga as suas previsões para o mercado global do vinho e o Brasil não ficou de fora delas. Algumas das hipóteses recentes da empresa foram certeiras e estão se concretizando a cada dia, incluindo a que envolvia o nosso país. Uma das previsões dizia que os espumantes continuariam a crescer globalmente impulsionados por Brasil, China e Canadá. E bingo! O Brasil realmente tem se destacado mais a cada dia quando o assunto é espumante!
Não sei vocês, mas nosso coração se enche de alegria e orgulho de ver nosso país crescendo e se tornando referência em algo que tanto amamos: vinho!
Assim incentivamos todos a deixarem seus preconceitos de lado e sermos os primeiros a valorizar aquilo que temos no quintal de casa! Se você está preparado, confira alguns vinhos brasileiros que temos em nosso site!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.