O ENÓLOGO MARK AUBERT

03 Julho, 2019

O ENÓLOGO MARK AUBERT

O ENÓLOGO MARK AUBERT - Wine Spectator review

Conhecido como o mestre dos Chardonnay, Mark Aubert é um enólogo famoso mundialmente pela qualidade excepcional dos vinhos que produz.

Embora nativo de Napa Valley, os vinhos brancos da Borgonha inspiraram a busca de Aubert como produtor de vinho. Sua garrafa epifania foi Comtes Lafon Montrachet 1990, um vinho feito por um dos melhores produtores da Borgonha e proveniente de um dos melhores vinhedos da região. Nos últimos 20 anos, Aubert implementou estratégias implacáveis ​​para realizar seu objetivo final que era tornar o Chardonnay um tradicional vinho californiano. E convenhamos que ele vem cumprindo essa missão com êxito.

Para quem nunca ouviu falar de Mark Aubert, ele trabalhou com alguns dos melhores vinhedos e vinícolas de Napa e Sonoma, incluindo Peter Michael, Colgin, Monticello e Rutherford Hill.

Ele também é consultado por grandes marcas como Futo, Bryant e Sloan. Nas vinícolas de Peter Michael e Colgin, ele assumiu as rédeas de vinificação do guru de vinhos cult da Califórnia, Helen Turley de Marcassin. Para os seus próprios vinhos, Aubert adaptou a abordagem da Turley ao cultivo de uvas e à produção de vinho, o que, segundo ele, envolve uma atenção assídua na colheita de uvas com a maior concentração de sabor, o que significa baixos rendimentos. 

Aubert utiliza 9 vinhedos nas denominações de Russian River Valley e de Sonoma Coast, além de Carneros e Rutherford em Napa. Três destes vinhedos são de sua propriedade e outros seis vendem uvas para Mark sob contrato de longo prazo.

Entre suas propriedades, Mark tem o vinhedo Lauren como um dos seus preferidos por ter sido o primeiro que ele e sua esposa plantaram e posteriormente compraram em 2000. Tamanha a paixão pela propriedade que sua filha foi batizada com o mesmo nome. 

Localizado perto da pequena cidade de Forestville, perto de Russian River, o vinhedo de 8 acres é o que Aubert considera seu ponto de encontro pessoal. Os solos, chamados de Gold Ridge, são uma mistura de areia e argila com alta mineralidade natural, podendo ser considerado um verdadeiro sonho para enólogos.

A Lauren de 2014 (93 pontos, US $ 95) revela a assinatura da vinícola de Aubert: opulenta e rica mas elegante e graciosa. Foi 100%  fermentado em barril com leveduras nativas e envelhecido principalmente em carvalho francês novo.

Aubert é considerado um self-made man. Em uma região dominada por entidades corporativas, viticultores multimilionários e egos insaciáveis, ele transmite uma intensidade que desafiaria alguém com metade da sua idade. Aubert chama seus Chardonnays de hedonistas: seus vinhos são maduros e encorpados com cerca de 15% de teor alcoólico. Eles são polidos e opulentos, mantendo-se fiéis à sua origem na Califórnia, com frutas brancas vibrantes e sabores cítricos. 

Mark é um amante nato do Chardonnay e seu sucesso deve-se a habilidade de obter sabores diferenciados e que agradam ao público consumidor. Segundo ele mesmo, seu maior dom é criar aquilo que as pessoas parecem sentir falta e não encontram com facilidade. E nós temos que concordar, não é mesmo?

Quem nunca provou um Chardonnay da Califórnia, tem que colocar na sua lista pois vale a pena. Veja as opções na nossa loja. Cheers e até a próxima!

 Obs: Crédito para WineSpectator magazine

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.