O ENÓLOGO MARK AUBERT

03 julho, 2019

O ENÓLOGO MARK AUBERT

O ENÓLOGO MARK AUBERT - Wine Spectator review

Conhecido como o mestre dos Chardonnay, Mark Aubert é um enólogo famoso mundialmente pela qualidade excepcional dos vinhos que produz.

Embora nativo de Napa Valley, os vinhos brancos da Borgonha inspiraram a busca de Aubert como produtor de vinho. Sua garrafa epifania foi Comtes Lafon Montrachet 1990, um vinho feito por um dos melhores produtores da Borgonha e proveniente de um dos melhores vinhedos da região. Nos últimos 20 anos, Aubert implementou estratégias implacáveis ​​para realizar seu objetivo final que era tornar o Chardonnay um tradicional vinho californiano. E convenhamos que ele vem cumprindo essa missão com êxito.

Para quem nunca ouviu falar de Mark Aubert, ele trabalhou com alguns dos melhores vinhedos e vinícolas de Napa e Sonoma, incluindo Peter Michael, Colgin, Monticello e Rutherford Hill.

Ele também é consultado por grandes marcas como Futo, Bryant e Sloan. Nas vinícolas de Peter Michael e Colgin, ele assumiu as rédeas de vinificação do guru de vinhos cult da Califórnia, Helen Turley de Marcassin. Para os seus próprios vinhos, Aubert adaptou a abordagem da Turley ao cultivo de uvas e à produção de vinho, o que, segundo ele, envolve uma atenção assídua na colheita de uvas com a maior concentração de sabor, o que significa baixos rendimentos. 

Aubert utiliza 9 vinhedos nas denominações de Russian River Valley e de Sonoma Coast, além de Carneros e Rutherford em Napa. Três destes vinhedos são de sua propriedade e outros seis vendem uvas para Mark sob contrato de longo prazo.

Entre suas propriedades, Mark tem o vinhedo Lauren como um dos seus preferidos por ter sido o primeiro que ele e sua esposa plantaram e posteriormente compraram em 2000. Tamanha a paixão pela propriedade que sua filha foi batizada com o mesmo nome. 

Localizado perto da pequena cidade de Forestville, perto de Russian River, o vinhedo de 8 acres é o que Aubert considera seu ponto de encontro pessoal. Os solos, chamados de Gold Ridge, são uma mistura de areia e argila com alta mineralidade natural, podendo ser considerado um verdadeiro sonho para enólogos.

A Lauren de 2014 (93 pontos, US $ 95) revela a assinatura da vinícola de Aubert: opulenta e rica mas elegante e graciosa. Foi 100%  fermentado em barril com leveduras nativas e envelhecido principalmente em carvalho francês novo.

Aubert é considerado um self-made man. Em uma região dominada por entidades corporativas, viticultores multimilionários e egos insaciáveis, ele transmite uma intensidade que desafiaria alguém com metade da sua idade. Aubert chama seus Chardonnays de hedonistas: seus vinhos são maduros e encorpados com cerca de 15% de teor alcoólico. Eles são polidos e opulentos, mantendo-se fiéis à sua origem na Califórnia, com frutas brancas vibrantes e sabores cítricos. 

Mark é um amante nato do Chardonnay e seu sucesso deve-se a habilidade de obter sabores diferenciados e que agradam ao público consumidor. Segundo ele mesmo, seu maior dom é criar aquilo que as pessoas parecem sentir falta e não encontram com facilidade. E nós temos que concordar, não é mesmo?

Quem nunca provou um Chardonnay da Califórnia, tem que colocar na sua lista pois vale a pena. Veja as opções na nossa loja. Cheers e até a próxima!

 Obs: Crédito para WineSpectator magazine

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo