O VINHO LARANJA DA ESLOVÊNIA

19 agosto, 2021

O VINHO LARANJA DA ESLOVÊNIA

Créditos: Unsplash

Os vinhos laranja eslovenos estão se tornando cada vez mais populares e famosos não apenas na Europa, mas também em todo o mundo. Na Eslovênia, os vinhos laranja são originários da região de Primorska e nós vamos conhecer tudo sobre esta variedade, cheirosa, autêntica e muito saborosa. Acompanhe.

LARANJAS E IMPORTANTES: Os vinhos laranja representam um nicho relativamente pequeno, mas muito importante no mercado de vinho global e esloveno porque o respeito pela tradição combinado com as percepções modernas de produção de vinho provaram ser uma fórmula vencedora para produtores e consumidores. Os vinhos laranja são bem conhecidos na Eslovênia.

    • Curiosidades: os vinhos laranja tornaram-se populares há algumas décadas, no entanto, eles não são nenhuma novidade, já que os primeiros vinhos deste tipo foram bebidos há cerca de 6.000 anos na Geórgia. O renascimento deste antigo processo de produção de vinho  laranja na Eslovênia ocorreu nos últimos vinte anos.

O VINHO DE LARANJA ESLOVENO: Os vinhos laranja na Eslovênia são cultivados principalmente na região vinícola de Primorska. Laranja é a “quarta” cor do vinho, porém não confunda o vinho laranja com Rosé. Os vinhos laranja também não são feitos de laranjas, o que é um equívoco comum quando se trata desta variedade de vinho esloveno de primeira linha.

COMO SÃO FEITOS: Os vinhos laranja na Eslovênia são, na verdade, feitos por meio de um processo especial. Uma mistura de vinho branco feito por um processo que se destina a vinhos tintos. Na Eslovênia, os produtores de vinho laranja usam esse antigo processo de produção de vinhos brancos, que mais tarde se espalhou pelo mundo e ganhou muita popularidade entre os especialistas e entusiastas do vinho.

DETALHE IMPORTANTE: A principal característica do vinho laranja na Eslovênia é a maceração ou contato prolongado com as cascas de uvas. Os vinicultores da Eslovênia decidem sobre diferentes tempos de maceração para o vinho laranja - dependendo do tipo de uva e da filosofia de produção do vinho. Assim, o tempo de maceração dos vinhos laranja na Eslovênia pode ser curto (alguns dias) ou muito longo (até meio ano).

NA ESLOVÊNIA: O vinho laranja na Eslovênia é originário do vale da região vinícola de Vipava e Karst. Muitos produtores de vinho eslovenos localizados na Ístria eslovena também começaram a produzir vinhos laranja. Hoje, muitos produtores de vinho produzem vinhos laranja em todas as três regiões vinícolas (Primorska, Posavje e Podravje). Entre os pioneiros estão certamente os eslovenos na Itália Joško Gravner e Stanislav Radikon, e Aleks Klinec e Valter Mlečnik no vale de Vipava. Atualmente, existem cerca de 60 produtores de vinho laranja na Eslovênia.

E se você quer se aprofundar ainda mais nas cores e sabores da Eslovênia, não pode deixar de conhecer nossa sessão especial daquele país, clicando aqui.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

O VINHO SYRAH DA CALIFÓRNIA E SEU CRESCIMENTO NO MERCADO GLOBAL
O VINHO SYRAH DA CALIFÓRNIA E SEU CRESCIMENTO NO MERCADO GLOBAL

11 novembro, 2021

Como os Syrahs americanos têm se transformado e chamado atenção no mercado vinícola global.

Ver artigo completo

O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH
O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH

10 novembro, 2021

Como o Syrah Chileno vem ganhando cada vez mais destaque em um dos países mais promissores do Novo Mundo.

Ver artigo completo

POR QUE O SHIRAZ AUSTRALIANO É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DO MUNDO
POR QUE O SHIRAZ AUSTRALIANO É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DO MUNDO

05 novembro, 2021

Não obedecendo à tradição, os vinicultores australianos são curiosos por natureza e continuam a experimentar e inovar na busca por qualidade da "bebida". As técnicas na vinha e na adega evoluíram, ajudando a realçar a frescura, a fruta e o perfume de Shiraz.

Ver artigo completo