O VINHO LARANJA DA ESLOVÊNIA

19 agosto, 2021

O VINHO LARANJA DA ESLOVÊNIA

Créditos: Unsplash

Os vinhos laranja eslovenos estão se tornando cada vez mais populares e famosos não apenas na Europa, mas também em todo o mundo. Na Eslovênia, os vinhos laranja são originários da região de Primorska e nós vamos conhecer tudo sobre esta variedade, cheirosa, autêntica e muito saborosa. Acompanhe.

LARANJAS E IMPORTANTES: Os vinhos laranja representam um nicho relativamente pequeno, mas muito importante no mercado de vinho global e esloveno porque o respeito pela tradição combinado com as percepções modernas de produção de vinho provaram ser uma fórmula vencedora para produtores e consumidores. Os vinhos laranja são bem conhecidos na Eslovênia.

  • Curiosidades: os vinhos laranja tornaram-se populares há algumas décadas, no entanto, eles não são nenhuma novidade, já que os primeiros vinhos deste tipo foram bebidos há cerca de 6.000 anos na Geórgia. O renascimento deste antigo processo de produção de vinho  laranja na Eslovênia ocorreu nos últimos vinte anos.

O VINHO DE LARANJA ESLOVENO: Os vinhos laranja na Eslovênia são cultivados principalmente na região vinícola de Primorska. Laranja é a “quarta” cor do vinho, porém não confunda o vinho laranja com Rosé. Os vinhos laranja também não são feitos de laranjas, o que é um equívoco comum quando se trata desta variedade de vinho esloveno de primeira linha.

COMO SÃO FEITOS: Os vinhos laranja na Eslovênia são, na verdade, feitos por meio de um processo especial. Uma mistura de vinho branco feito por um processo que se destina a vinhos tintos. Na Eslovênia, os produtores de vinho laranja usam esse antigo processo de produção de vinhos brancos, que mais tarde se espalhou pelo mundo e ganhou muita popularidade entre os especialistas e entusiastas do vinho.

DETALHE IMPORTANTE: A principal característica do vinho laranja na Eslovênia é a maceração ou contato prolongado com as cascas de uvas. Os vinicultores da Eslovênia decidem sobre diferentes tempos de maceração para o vinho laranja - dependendo do tipo de uva e da filosofia de produção do vinho. Assim, o tempo de maceração dos vinhos laranja na Eslovênia pode ser curto (alguns dias) ou muito longo (até meio ano).

NA ESLOVÊNIA: O vinho laranja na Eslovênia é originário do vale da região vinícola de Vipava e Karst. Muitos produtores de vinho eslovenos localizados na Ístria eslovena também começaram a produzir vinhos laranja. Hoje, muitos produtores de vinho produzem vinhos laranja em todas as três regiões vinícolas (Primorska, Posavje e Podravje). Entre os pioneiros estão certamente os eslovenos na Itália Joško Gravner e Stanislav Radikon, e Aleks Klinec e Valter Mlečnik no vale de Vipava. Atualmente, existem cerca de 60 produtores de vinho laranja na Eslovênia.

E se você quer se aprofundar ainda mais nas cores e sabores da Eslovênia, não pode deixar de conhecer nossa sessão especial daquele país, clicando aqui.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES
SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES

15 setembro, 2021

Alguns dos rótulos mais saborosos da terrinha em uma seleção especial para você no SmartBuy Wine Club da SmartBuyWines!

Ver artigo completo

COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM MUNDO DO VINHO
COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM MUNDO DO VINHO

08 setembro, 2021

A mais famosa região vinícola do mundo? Se você está pensando em Bordeaux, Burgundy ou Napa Valley, pode ser hora de pensar novamente. Ao longo dos anos, os vinhos portugueses tiveram muita importância em todo o planeta. O fato é que, depois de uma brusca queda na fama, os vinhos portugueses estão em ascensão e o país não está para brincadeira.

Ver artigo completo

A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO
A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO

07 setembro, 2021

Uma região que se destaca pelos sabores do porto e por lindas paisagens: conheça a Península de Setubal.

A cidade de Setúbal é o terceiro porto do país, depois do Porto e de Lisboa. A parte antiga da cidade tem origens romanas, uma das mais antigas de Portugal, com muitos pontos de interesse para visitar. Setúbal é também parada obrigatória para quem pretende descobrir a reserva natural do estuário do Sado e claro aproveitar um bom vinho.

Ver artigo completo