O que torna os vinhos franceses tão especiais?

10 outubro, 2019

O que torna os vinhos franceses tão especiais?

O que torna os vinhos franceses tão especiais?

A França é certamente um dos destinos mais lindos do planeta. E não tem como não falar deste lugar, sem pensar em seus vinhos maravilhosos, sem contar que o país é o mais tradicional produtor da bebida do mundo. O vinho está presente no almoço e no jantar dos franceses, ou seja, não existe uma hora especial ou uma ocasião especial para se aproveitar um bom vinho à mesa ou com os amigos.

O surgimento do vinho é incerto. Não existe uma data que marque a origem da bebida, porém, na França, considera-se que o primeiro contato com o vinho se deu pela vinda dos gregos para Marselha, em 600 a.c. quando a bebida começou a ser comercializada com os nativos da região.

A origem dos vinhedos no país, é um presente romano, que disseminou a cultura vitivinícola a medida em que conquistava espaço, como forma de honrar suas tradições. Acredita-se que, no começo, os vinhedos eram inteiramente formados por Bordeaux, mas rapidamente, as videiras se espalharam por diversas regiões do lugar, como a Borgonha.

A França possui uma característica própria de classificar e rotular as garrafas de vinho. Diferentemente dos vinhos produzidos no Novo Mundo e em partes da Europa, os rótulos das garrafas francesas normalmente não identificam o tipo de uva usada na produção daquele vinho. Os franceses, aliás, não valorizam muito o tipo da uva, mas, sim, a região e o produtor.

Ao examinar um rótulo de vinho francês, geralmente, não é possível identificar o tipo da uva, entretanto, franceses  e especialistas saberão, por exemplo, que se o rótulo informar que o vinho foi produzido na região de Bordeaux, certamente será um blend elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, e, por outro lado, se for da Borgonha, terá sido produzido com a Pinot Noir.

A “terra prometida dos enófilos”, tem seus vinhos produzidos em regiões específicas e de origem controlada, tornando o país sua melhor referência – justamente pela sua enorme denominação e especialidade. E não é somente de seus diferentes climas e solos que fazem toda diferença na produção: mas também a vasta gama de variedades da uva e sua respectiva alta qualidade. Não é à toa que o vinho na França pode ser comparado com a nossa paixão por futebol. Além do vinho estar incluído na cultura francesa, é motivo de orgulho nacional para os franceses – fazendo com que todo o processo seja feito com amor, o que o torna mais especial ainda.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo