outubro 10, 2019
O que torna os vinhos franceses tão especiais?
A França é certamente um dos destinos mais lindos do planeta. E não tem como não falar deste lugar, sem pensar em seus vinhos maravilhosos, sem contar que o país é o mais tradicional produtor da bebida do mundo. O vinho está presente no almoço e no jantar dos franceses, ou seja, não existe uma hora especial ou uma ocasião especial para se aproveitar um bom vinho à mesa ou com os amigos.
O surgimento do vinho é incerto. Não existe uma data que marque a origem da bebida, porém, na França, considera-se que o primeiro contato com o vinho se deu pela vinda dos gregos para Marselha, em 600 a.c. quando a bebida começou a ser comercializada com os nativos da região.
A origem dos vinhedos no país, é um presente romano, que disseminou a cultura vitivinícola a medida em que conquistava espaço, como forma de honrar suas tradições. Acredita-se que, no começo, os vinhedos eram inteiramente formados por Bordeaux, mas rapidamente, as videiras se espalharam por diversas regiões do lugar, como a Borgonha.
A França possui uma característica própria de classificar e rotular as garrafas de vinho. Diferentemente dos vinhos produzidos no Novo Mundo e em partes da Europa, os rótulos das garrafas francesas normalmente não identificam o tipo de uva usada na produção daquele vinho. Os franceses, aliás, não valorizam muito o tipo da uva, mas, sim, a região e o produtor.
Ao examinar um rótulo de vinho francês, geralmente, não é possível identificar o tipo da uva, entretanto, franceses e especialistas saberão, por exemplo, que se o rótulo informar que o vinho foi produzido na região de Bordeaux, certamente será um blend elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, e, por outro lado, se for da Borgonha, terá sido produzido com a Pinot Noir.
A “terra prometida dos enófilos”, tem seus vinhos produzidos em regiões específicas e de origem controlada, tornando o país sua melhor referência – justamente pela sua enorme denominação e especialidade. E não é somente de seus diferentes climas e solos que fazem toda diferença na produção: mas também a vasta gama de variedades da uva e sua respectiva alta qualidade. Não é à toa que o vinho na França pode ser comparado com a nossa paixão por futebol. Além do vinho estar incluído na cultura francesa, é motivo de orgulho nacional para os franceses – fazendo com que todo o processo seja feito com amor, o que o torna mais especial ainda.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024