O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH

10 novembro, 2021

O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH

Créditos: Unsplash

Como o Syrah Chileno vem ganhando cada vez mais destaque em um dos países mais promissores do Novo Mundo.

O Chile é conhecido por produzir vinhos de alto valor agregado, mas isso não quer dizer que os vinhos chilenos não incluem garrafas excelentes e dignas de orgulho por preços em conta. E para celebrar o país, abaixo você encontra as 3 variedades de vinho mais importantes do Chile, como são saborosas e quais regiões específicas você deve procurar se deseja encontrar grande qualidade.

A MAIOR POTÊNCIA DO NOVO MUNDO: Como uma região vinícola do novo mundo, com 2.700 milhas de costa ao longo do frio Oceano Pacífico, o Chile produz vinhos que são tanto frutíferos quanto herbáceos. Pode-se até comparar o estilo a algo semelhante ao vinho francês. Não é de admirar que os produtores de vinho franceses de Bordeaux tenham investido pesadamente na região, tornando-a sua casa longe de casa.

SYRAH: Syrah é uma uva importante no Chile e está apenas começando a fazer sucesso na comunidade vinícola. Estes vinhos têm um estilo distintamente mais elegante (clima frio) e consistentemente oferecem notas de especiarias de carne, juntamente com frutas vermelhas ou ameixas pretas. Os taninos podem ser mais ousados ​​no Syrah chileno, que é uma das razões pelas quais este vinho se tornou tão intrigante nos últimos tempos; também tem potencial para envelhecer muito bem.

Principais Regiões: Dentro do Vale Central, a região do Vale Rapel (que inclui os Vales Cachapoal e Colchagua) tem mostrado consistentemente alguns dos melhores exemplos de Syrah no Chile. Além disso, você verá que a Syrah também cresce ao lado do Chardonnay e produz vários exemplares exuberantes dos vales de Casablanca e Leyda (no Aconcágua). Alguns dos melhores valores são encontrados nas regiões vitivinícolas extremas, incluindo Elqui, Limarí e o Vale do Choapa (em Coquimbo).

CABERNET SAUVIGNON: Cabernet Sauvignon é a variedade de uva mais plantada no Chile. O Cabernet Sauvignon chileno normalmente produz um estilo mais claro e menos tânico de Cabernet Sauvignon, com sabores suculentos de cereja preta, ameixa, pimentão defumado e (em alguns exemplos mais refinados) menta e grafite.

  • Principais Regiões: A maioria dos vinhos de melhor valor são rotulados como vinhos do Vale Central (Valle Central). Este vasto vale abrange várias sub-regiões, incluindo Maipo, Colchagua e o Vale do Maule.
    • Regiões de Vinhos Finos: Especialistas enaltecem o Vale do Maipo por seus estilos mais ousados ​​de Cabernet, enfeitado com notas mais escuras de amora e cacau em pó. Para um Cabernet mais elegante, ao estilo de Bordeaux, Colchagua e o Vale do Rapel oferecem vinhos com frutas pretas e mineralidade de lápis-chumbo. Muito bons!

    CHARDONNAY: O Chardonnay chileno oferece os sabores de frutas tropicais que você encontra no Chardonnay californiano, mas a costa do Pacífico do Chile e a brisa fresca do oceano dão a seu vinho uma explosão extra de acidez. Espere notas minerais de limão, abacaxi, pêssego assado e merengue, juntamente com um final longo, cremoso e condimentado.

    • Principais Regiões: As regiões maiores de Maipo e Aconcágua oferecem Chardonnay de grande valor.
    • Regiões de Vinhos Finos: No Vale do Aconcágua, existem várias sub-denominações, incluindo Vale de Casablanca, Vale de San Antonio e Vale de Leyda. Além disso, ao norte, o vale de Limarí tem alguns exemplos notáveis, e no sul mais profundo, o vale de Malleco produz chardonnay elegante com notas magras de carambola e minerais.

    Quer conhecer mais sobre o Syrah e o Syrah Chileno? Clique aqui e acesse nossa sessão exclusiva. 

     




    Deixe um comentário

    Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


    Ver artigo completo

    O VINHO SYRAH DA CALIFÓRNIA E SEU CRESCIMENTO NO MERCADO GLOBAL
    O VINHO SYRAH DA CALIFÓRNIA E SEU CRESCIMENTO NO MERCADO GLOBAL

    11 novembro, 2021

    Como os Syrahs americanos têm se transformado e chamado atenção no mercado vinícola global.

    Ver artigo completo

    POR QUE O SHIRAZ AUSTRALIANO É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DO MUNDO
    POR QUE O SHIRAZ AUSTRALIANO É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DO MUNDO

    05 novembro, 2021

    Não obedecendo à tradição, os vinicultores australianos são curiosos por natureza e continuam a experimentar e inovar na busca por qualidade da "bebida". As técnicas na vinha e na adega evoluíram, ajudando a realçar a frescura, a fruta e o perfume de Shiraz.

    Ver artigo completo

    A HISTÓRIA DA UVA SYRAH
    A HISTÓRIA DA UVA SYRAH

    02 novembro, 2021

    De origem incerta, a uva Syrah se torna uma opção saborosa e versátil na produção vinícola.

    Existem muitas teorias que atribuem diferentes origens à casta das uvas Syrah. Alguns teóricos afirmam que a Syrah teve início no sul da França, com a mistura de outras duas variedades. Outros argumentam que sua origem é jordaniana, e outros que sua origem está inserida na cidade persa de Shiraz.

    Ver artigo completo