O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH

10 novembro, 2021

O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH

Créditos: Unsplash

Como o Syrah Chileno vem ganhando cada vez mais destaque em um dos países mais promissores do Novo Mundo.

O Chile é conhecido por produzir vinhos de alto valor agregado, mas isso não quer dizer que os vinhos chilenos não incluem garrafas excelentes e dignas de orgulho por preços em conta. E para celebrar o país, abaixo você encontra as 3 variedades de vinho mais importantes do Chile, como são saborosas e quais regiões específicas você deve procurar se deseja encontrar grande qualidade.

A MAIOR POTÊNCIA DO NOVO MUNDO: Como uma região vinícola do novo mundo, com 2.700 milhas de costa ao longo do frio Oceano Pacífico, o Chile produz vinhos que são tanto frutíferos quanto herbáceos. Pode-se até comparar o estilo a algo semelhante ao vinho francês. Não é de admirar que os produtores de vinho franceses de Bordeaux tenham investido pesadamente na região, tornando-a sua casa longe de casa.

SYRAH: Syrah é uma uva importante no Chile e está apenas começando a fazer sucesso na comunidade vinícola. Estes vinhos têm um estilo distintamente mais elegante (clima frio) e consistentemente oferecem notas de especiarias de carne, juntamente com frutas vermelhas ou ameixas pretas. Os taninos podem ser mais ousados ​​no Syrah chileno, que é uma das razões pelas quais este vinho se tornou tão intrigante nos últimos tempos; também tem potencial para envelhecer muito bem.

Principais Regiões: Dentro do Vale Central, a região do Vale Rapel (que inclui os Vales Cachapoal e Colchagua) tem mostrado consistentemente alguns dos melhores exemplos de Syrah no Chile. Além disso, você verá que a Syrah também cresce ao lado do Chardonnay e produz vários exemplares exuberantes dos vales de Casablanca e Leyda (no Aconcágua). Alguns dos melhores valores são encontrados nas regiões vitivinícolas extremas, incluindo Elqui, Limarí e o Vale do Choapa (em Coquimbo).

CABERNET SAUVIGNON: Cabernet Sauvignon é a variedade de uva mais plantada no Chile. O Cabernet Sauvignon chileno normalmente produz um estilo mais claro e menos tânico de Cabernet Sauvignon, com sabores suculentos de cereja preta, ameixa, pimentão defumado e (em alguns exemplos mais refinados) menta e grafite.

  • Principais Regiões: A maioria dos vinhos de melhor valor são rotulados como vinhos do Vale Central (Valle Central). Este vasto vale abrange várias sub-regiões, incluindo Maipo, Colchagua e o Vale do Maule.
    • Regiões de Vinhos Finos: Especialistas enaltecem o Vale do Maipo por seus estilos mais ousados ​​de Cabernet, enfeitado com notas mais escuras de amora e cacau em pó. Para um Cabernet mais elegante, ao estilo de Bordeaux, Colchagua e o Vale do Rapel oferecem vinhos com frutas pretas e mineralidade de lápis-chumbo. Muito bons!

    CHARDONNAY: O Chardonnay chileno oferece os sabores de frutas tropicais que você encontra no Chardonnay californiano, mas a costa do Pacífico do Chile e a brisa fresca do oceano dão a seu vinho uma explosão extra de acidez. Espere notas minerais de limão, abacaxi, pêssego assado e merengue, juntamente com um final longo, cremoso e condimentado.

    • Principais Regiões: As regiões maiores de Maipo e Aconcágua oferecem Chardonnay de grande valor.
    • Regiões de Vinhos Finos: No Vale do Aconcágua, existem várias sub-denominações, incluindo Vale de Casablanca, Vale de San Antonio e Vale de Leyda. Além disso, ao norte, o vale de Limarí tem alguns exemplos notáveis, e no sul mais profundo, o vale de Malleco produz chardonnay elegante com notas magras de carambola e minerais.

    Quer conhecer mais sobre o Syrah e o Syrah Chileno? Clique aqui e acesse nossa sessão exclusiva. 

     




    Deixe um comentário

    Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


    Ver artigo completo

    AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA
    AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA

    17 maio, 2022

    A Sicília é a maior ilha da Itália e por lá cerca de 450 vinícolas estão espalhadas por 23 regiões vinícolas reconhecidas, inclusive nas ilhas vizinhas Eólias e Egadi. O enoturismo é um grande impulsionador do mercado na Sicília, pois os enófilos viajam para descobrir os melhores vinhos sicilianos e as vinícolas mais características. Embora seja difícil restringir a lista, aqui estão nossas principais escolhas para as melhores vinícolas da Sicília, escolhidas por sua diversidade geográfica, facilidade de acesso, hospitalidade e qualidade. Vale lembrar que esta lista conta com locais que precisam de reserva prévia, ou seja, nada de visitar sem agendar.

    Ver artigo completo

    A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA
    A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA

    17 maio, 2022

    Conhecida como Syrah na maioria dos países ao redor do mundo, essa variedade de uva provou ao longo dos séculos ser uma das uvas de vinho tinto mais poderosas e saborosas que existem. Hoje é uma das uvas mais cultivadas do planeta e é a preferida das vinícolas por sua robustez e versatilidade.

    Ver artigo completo

    EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
    EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

    10 maio, 2022

    A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

    Ver artigo completo