PAUILLAC: UM PASSEIO PELOS CABERNETS FRANCESES

05 março, 2020

PAUILLAC: UM PASSEIO PELOS CABERNETS  FRANCESES

Pauillac está localizada  na margem esquerda do Gironde e combina condições climáticas e geológicas excepcionais, o que lhe permite produzir vinhos muito finos.

Capital do vinho Médoc, a cidade portuária de Pauillac deu seu nome à denominação, hoje famoso entre os amantes dos bons vinhos. As vinícolas de Pauillac têm um lugar especial na região vinícola de Bordeaux. Nos seus 1.200 hectares de vinha, Pauillac produz 54.000 hl de vinhos tintos a cada ano. Embora certa quantidade de vinho branco seja produzida também.

Pauillac é uma jóia do Médoc, que abriga 18 Crus classificados que representam 85% de sua produção. Empoleirado em uma bela cordilheira de cascalho, seu solo é plantado com Cabernet Sauvignon misturado com Merlot e, em menor grau, com Petit Verdot e Malbec. Os especialistas concordam que o Cabernet Sauvignon encontrou seu terroir favorito por lá.

O PALADAR DE PAUILLAC:

O paladar dos vinhos de Pauillac é encorpado, rico e complexo, destacado por taninos finos e redondos. Estes vinhos são excepcionalmente dignos de tempo na adega: eles têm um grande potencial de envelhecimento, de 15 a 25 anos , e ainda mais para alguns dos vinhos sofisticados. Com o passar dos anos, os taninos se completam e o buquê de aromas se abre. Eles perdem sua agressão inicial para se tornarem finos e delicados, mantendo seu poder.

CABERNET SAUVIGNON:

Pauillac tem a maior proporção de Cabernet Sauvignon dos vinhos de Médoc. É também aqui que encontramos os exemplos arquetípicos do vinho de Bordeaux classicamente austero. Aqui há muitas superestrelas. Os três principais Crus são: Latour, Lafite-Rothschild e Mouton-Rothschild. Não muito distante destes, que são os mais famosos, também é possível encontrar rótulos de qualidade pelo mesmo valor em  Lynch-Bages, Pichon Comtesse de Lalande e Pichon Baron (anteriormente conhecido como Pichon Longueville Baron).

Se esta experiência por um dos lugares mais saborosos de Médoc, despertou a sua curiosidade, é só acessar a seleção do Clube Poderoso Chefão do mês de Março 2020 e conferir a seleção de Pauillac ou a sessão de vinhos franceses. Veja os exemplares especiais deste lugar encantador, escolhidos especialmente para você.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo