junho 14, 2022
Créditos: Prazeres da Mesa
Laureano é famoso por apostar no cultivo e no processo artesanal de seus vinhos.
Não há como ir a região de Alentejo e não ouvir falar de Paulo Laureano. Um dos mais conceituados enólogos portugueses, é uma referência na produção de vinhos daquela região e se destaca pelas verdadeiras obras de arte que produz com a maturação das uvas. A seguir, preparamos alguns detalhes sobre a história deste produtor e estudioso português.
QUEM É PAULO LAUREANO: Paulo Laureano, dedicou boa parte da sua vida a estudar agronomia. O enólogo é formado em agronomia e possui sua graduação dividida entre três países: Portugal, Espanha e Austrália. Formado pela Universidade de Évora, também atuou como professor, mas resolveu largar a carreira acadêmica para se dedicar exclusivamente à paixão pelo vinho em 1993. Em 1999, Laureano criou sua própria vinícola, com sua família. Desta forma, o Agrônomo/ Gestor, dedicou-se a desenhar vinhos que logo chamaram atenção do mercado português e, consequentemente, do mundo inteiro.
SEGUNDO O PRÓPRIO: Laureano se autodescreve como um enólogo que gosta de trabalhar com detalhes. É isso que, segundo ele, faz toda a diferença na hora de criar um novo vinho com sabor e aroma ímpares. Em uma entrevista recente, Paulo Laureano também diz que investir no processo artesanal é o que torna tudo mais especial na produção, ressaltando também que a otimização dos processos também é algo muito importante a ser acrescentado, uma vez que sua busca pela melhora reflete diretamente nos rótulos que vão para o mercado. Personalidade e identidade são dois itens que, segundo ele próprio, não podem faltar em um vinho.
ENALTECENDO A CULTURA PORTUGUESA: Segundo o próprio enólogo, sua prioridade sempre foi a utilização de castas únicas portuguesas como Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e, Antão Vaz, (Arinto e Roupeiro para os vinhos brancos). Com estas uvas, Laureano produziu uma vasta gama de vinhos modernos e muito diferentes entre si.
UMA COISA É CERTA: Seja produzindo vinhos para beber no dia a dia ou edições limitadas feitas a partir de raras variedades locais, Paulo procura destacar o terroir distinto dos vinhedos e permitir que as diferentes uvas desenvolvam plenamente sua personalidade.
Se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilha-lo em suas redes sociais, e para aproveitar as criações de Paulo Laureano clique aqui e descubra nossa seleção exclusiva de vinhos portugueses.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024