PAULO LAUREANO: QUEM É O ENÓLOGO PORTUGUÊS QUE PRODUZ VINHOS SURPREENDENTES

14 junho, 2022

PAULO LAUREANO: QUEM É O ENÓLOGO PORTUGUÊS QUE PRODUZ VINHOS SURPREENDENTES

Créditos: Prazeres da Mesa

Laureano é famoso por apostar no cultivo e no processo artesanal de seus vinhos.

Não há como ir a região de Alentejo e não ouvir falar de Paulo Laureano. Um dos mais conceituados enólogos portugueses, é uma referência na produção de vinhos daquela região e se destaca pelas verdadeiras obras de arte que produz com a maturação das uvas. A seguir, preparamos alguns detalhes sobre a história deste produtor e estudioso português.

QUEM É PAULO LAUREANO: Paulo Laureano, dedicou boa parte da sua vida a estudar agronomia. O enólogo é formado em agronomia e possui sua graduação dividida entre três países: Portugal, Espanha e Austrália. Formado pela Universidade de Évora, também atuou como professor, mas resolveu largar a carreira acadêmica para se dedicar exclusivamente à paixão pelo vinho em 1993. Em 1999, Laureano criou sua própria vinícola, com sua família. Desta forma, o Agrônomo/ Gestor, dedicou-se a desenhar vinhos que logo chamaram atenção do mercado português e, consequentemente, do mundo inteiro.

SEGUNDO O PRÓPRIO: Laureano se autodescreve como um enólogo que gosta de trabalhar com detalhes. É isso que, segundo ele, faz toda a diferença na hora de criar um novo vinho com sabor e aroma ímpares. Em uma entrevista recente, Paulo Laureano também diz que investir no processo artesanal é o que torna tudo mais especial na produção, ressaltando também que a otimização dos processos também é algo muito importante a ser acrescentado, uma vez que sua busca pela melhora reflete diretamente nos rótulos que vão para o mercado. Personalidade e identidade são dois itens que, segundo ele próprio, não podem faltar em um vinho.

ENALTECENDO A CULTURA PORTUGUESA: Segundo o próprio enólogo, sua prioridade sempre foi a utilização de castas únicas portuguesas como Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e, Antão Vaz, (Arinto e Roupeiro para os vinhos brancos). Com estas uvas, Laureano produziu uma vasta gama de vinhos modernos e muito diferentes entre si.

  • Curiosidade: Laureano também foi reconhecido pelo seu esforço na recuperação e identificação da Tinta Grossa, uma casta milenar que vem ganhando cada vez mais popularidade na região do Alentejo. Com esta uva criou o primeiro vinho varietal que se chama Paulo Laureano Tinta Grossa.

 UMA COISA É CERTA: Seja produzindo vinhos para beber no dia a dia ou edições limitadas feitas a partir de raras variedades locais, Paulo procura destacar o terroir distinto dos vinhedos e permitir que as diferentes uvas desenvolvam plenamente sua personalidade.

Se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilha-lo em suas redes sociais, e para aproveitar as criações de Paulo Laureano clique aqui e descubra nossa seleção exclusiva de vinhos portugueses.

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS
VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS

20 junho, 2022

Conheça a vinícola de João Portugal Ramos, um dos enólogos mais famosos de Portugal.

Ver artigo completo

UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL
UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL

20 junho, 2022

As terras de Alentejo, podem ser consideradas como um dos berços da cultura vinícola. É longa e ampla a trajetória deste lugar que viveu momentos turbulentos e incertos, seguidos de eras de otimismo e inovação. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esta região e entender sua ligação com o vinho.

Ver artigo completo

JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO
JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO

14 junho, 2022

Ver artigo completo