POR QUE O SHIRAZ AUSTRALIANO É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DO MUNDO

05 novembro, 2021

POR QUE O SHIRAZ AUSTRALIANO É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DO MUNDO

  • Crédito: StockSnap
  • Um país do Novo Mundo que produz Shiraz de maneira inovadora, surpreendente e saborosa.
  • É difícil pensar no vinho australiano sem pensar no Shiraz. Esta é a variedade de uva mais plantada no país e produz vinhos, desde tintos acessíveis e saborosos, até clássicos magníficos e dignos da idade. Mas os australianos são curiosos e inovadores, e estão sempre aperfeiçoando velhos conceitos e brincando com novas ideias para continuar a evolução de Shiraz.
  • UM AUSTRALIANO DIFERENTE: A uva Shiraz chegou na Austrália há duzentos anos. As primeiras mudas foram importadas por John MacArthur em 1817 da Europa. Na Austrália do século XIX, o Shiraz era usado para misturar, geralmente com Grenache, Cabernet Sauvignon ou Mourvèdre, e principalmente para vinhos fortificados, em vez de vinhos de mesa.
  • UM NOVO MUNDO VELHO: Com vinhas velhas, geologia antiga e solos muito complexos, é difícil descrever a Austrália como o 'Novo Mundo'. A Austrália é de fato o lar de algumas das mais antigas vinhas de Shiraz do planeta, com vinhedos que datam de 1843 (Langmeil), 1847 (Turkey Flat) e 1860 (Tahbilk). Essas vinhas pré-filoxera não enxertadas produzem pequenas safras de uvas intensamente concentradas.
  • A DIVERSIDADE NA UTILIZAÇÃO DA SHIRAZ: A Shiraz australiana vem em muitas formas - de deliciosas e acessíveis gotas a vinhos finos colecionáveis. Os climas quentes geralmente produzem vinhos encorpados, ricos em sabores e texturizados, enquanto os climas mais frios produzem estilos de corpo médio e picantes.
  • AS MELHORES REGIÕES DE SHIRAZ: Alguns dos estilos mais elegantes e perfumados de Shiraz são de regiões com noites frias e altas temperaturas diurnas. Frequentemente com menos carvalho. Você pode encontrar esses vinhos em regiões como o Great Southern da Austrália Ocidental; Adelaide Hills da Austrália do Sul, Coonawarra, Clare Valley; Yarra Valley e Grampians em Victoria; Orange em New South Wales; e Canberra.
  • FATORES NATURAIS E INOVAÇÃO: O clima e a paisagem únicos do país promoveram uns cena vinícola ferozmente independente. Não obedecendo à tradição, os vinicultores australianos são curiosos por natureza e continuam a experimentar e inovar na busca por qualidade da "bebida". As técnicas na vinha e na adega evoluíram, ajudando a realçar a frescura, a fruta e o perfume de Shiraz. Espaçamento mais próximo das videiras, colheita manual, colheita antecipada, seleção de uvas, uso mais suave do carvalho e a mudança para o carvalho francês antigo e fermentação de topo aberto em pequenos lotes são algumas das práticas que estão remodelando a face de Shiraz.
  • O Shiraz Australiano é sem dúvidas um dos melhores do mundo, e se você quiser tirar a prova na prática, basta acessar nossa sessão especial clicando aqui. Caso tenha ficado com dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo que um de nossos especialistas irá responder.



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

O VINHO SYRAH DA CALIFÓRNIA E SEU CRESCIMENTO NO MERCADO GLOBAL
O VINHO SYRAH DA CALIFÓRNIA E SEU CRESCIMENTO NO MERCADO GLOBAL

11 novembro, 2021

Como os Syrahs americanos têm se transformado e chamado atenção no mercado vinícola global.

Ver artigo completo

O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH
O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH

10 novembro, 2021

Como o Syrah Chileno vem ganhando cada vez mais destaque em um dos países mais promissores do Novo Mundo.

Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA UVA SYRAH
A HISTÓRIA DA UVA SYRAH

02 novembro, 2021

De origem incerta, a uva Syrah se torna uma opção saborosa e versátil na produção vinícola.

Existem muitas teorias que atribuem diferentes origens à casta das uvas Syrah. Alguns teóricos afirmam que a Syrah teve início no sul da França, com a mistura de outras duas variedades. Outros argumentam que sua origem é jordaniana, e outros que sua origem está inserida na cidade persa de Shiraz.

Ver artigo completo