junho 17, 2020
Ribera del Duero é uma importante região vinícola, localizada ao norte da Espanha. Sua reputação se deve em grande parte à alta qualidade de seus vinhos tintos, produzidos principalmente a partir de uvas Tempranillo.
LOCALIZAÇÃO
Ribera del Duero está localizada no planalto norte da Península Ibérica, a 800 metros (2800 pés) acima do nível do mar. Ribera del Duero significa "margem do Douro", e o rio, de fato, divide a região, além de fornecer às vinhas locais um suprimento de água muito necessário. O rio também abastece Portugal, país vizinho, e sua principal região vinícola de nome Douro (Duero) e corre através do vale homônimo. A localização no interior da região, juntamente com os efeitos de proteção das cadeias de montanhas Sierra de la Demanda e Sierra de Guadarrama, cria um clima extremo. Verões quentes e secos, seguidos por invernos rigorosos. As temperaturas podem variar de –18 ° C a 40 ° C. As geadas da primavera, por mais lindas que sejam, também são uma ameaça real para a produção das vinhas.
PRODUÇÃO VÍNICOLA
Atualmente, Ribera del Duero é quase inteiramente dedicada ao vinho tinto Tempranillo, que é a variedade de uva mais amplamente plantada, conhecida localmente como Tinto Fino ou Tinta del Pais, que dá origem a vinhos profundamente coloridos, com uma estrutura firme de taninos e aromas complexos de frutas escuras. A maioria dos vinhos mais famosos e consumidos, envelhece normalmente por anos.
NORMAS DA REGIÃO
De acordo com os regulamentos do DO, a Tempranillo deve representar no mínimo 75% de todos os vinhos tintos produzidos na região. O saldo também é composto por variedades como Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec, todas estas introduzidas pela Vinícola Vega Sicilia há mais de um século. Outra característica peculiar da região é que a uva Albillo é a única uva branca com videiras plantadas em Ribera del Duero, e produz vinhos para consumo local que não se qualificam para o título de Ribera del Duero DO, e que também podem ser utilizados em pequenas quantidades como amaciador de vermelhos pesados.
OS SEGREDOS DA CAPITAL
A capital de Ribera del Duero é a cidade histórica de Aranda de Duero, e possui uma série de adegas subterrâneas antigas (bodegas) construídas para armazenar vinho. As adegas de interconexão atingem uma profundidade de 12 m (40 pés) em alguns locais e são uma parada obrigatória para quem quer conhecer a região. Coloque Ribera del Duero em seu trajeto de viagens futuras. Vale a pena conhecer!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024
setembro 23, 2024