RIBERA DEL DUERO E A ORIGEM DO TEMPRANILLO

17 junho, 2020

RIBERA DEL DUERO E A ORIGEM DO TEMPRANILLO

Ribera del Duero é uma importante região vinícola, localizada ao norte da Espanha. Sua reputação se deve em grande parte à alta qualidade de seus vinhos tintos, produzidos principalmente a partir de uvas Tempranillo. 

LOCALIZAÇÃO

Ribera del Duero está localizada no planalto norte da Península Ibérica, a 800 metros (2800 pés) acima do nível do mar. Ribera del Duero significa "margem do Douro", e o rio, de fato, divide a região, além de fornecer às vinhas locais um suprimento de água muito necessário. O rio também abastece Portugal, país vizinho, e sua principal região vinícola de nome Douro (Duero) e corre através do vale homônimo. A localização no interior da região, juntamente com os efeitos de proteção das cadeias de montanhas Sierra de la Demanda e Sierra de Guadarrama, cria um clima extremo. Verões quentes e secos, seguidos por invernos rigorosos. As temperaturas podem variar de –18 ° C a 40 ° C. As geadas da primavera, por mais lindas que sejam, também são uma ameaça real para a produção das vinhas.

PRODUÇÃO VÍNICOLA

Atualmente, Ribera del Duero é quase inteiramente dedicada ao vinho tinto Tempranillo, que é a variedade de uva mais amplamente plantada, conhecida localmente como Tinto Fino ou Tinta del Pais, que dá origem a vinhos profundamente coloridos, com uma estrutura firme de taninos e aromas complexos de frutas escuras. A maioria dos vinhos mais famosos e consumidos, envelhece normalmente por anos.

NORMAS DA REGIÃO

De acordo com os regulamentos do DO, a Tempranillo deve representar no mínimo 75% de todos os vinhos tintos produzidos na região. O saldo também é composto por variedades como Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec, todas estas introduzidas pela Vinícola Vega Sicilia há mais de um século. Outra característica peculiar da região é que a uva Albillo é a única uva branca com videiras plantadas em Ribera del Duero, e produz vinhos para consumo local que não se qualificam para o título de Ribera del Duero DO, e que também podem ser utilizados em pequenas quantidades como amaciador de vermelhos pesados.

OS SEGREDOS DA CAPITAL

A capital de Ribera del Duero é a cidade histórica de Aranda de Duero, e possui uma série de adegas subterrâneas antigas (bodegas) construídas para armazenar vinho. As adegas de interconexão atingem uma profundidade de 12 m (40 pés) em alguns locais e são uma parada obrigatória para quem quer conhecer a região. Coloque Ribera del Duero em seu trajeto de viagens futuras. Vale a pena conhecer!

 

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA
AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA

17 maio, 2022

A Sicília é a maior ilha da Itália e por lá cerca de 450 vinícolas estão espalhadas por 23 regiões vinícolas reconhecidas, inclusive nas ilhas vizinhas Eólias e Egadi. O enoturismo é um grande impulsionador do mercado na Sicília, pois os enófilos viajam para descobrir os melhores vinhos sicilianos e as vinícolas mais características. Embora seja difícil restringir a lista, aqui estão nossas principais escolhas para as melhores vinícolas da Sicília, escolhidas por sua diversidade geográfica, facilidade de acesso, hospitalidade e qualidade. Vale lembrar que esta lista conta com locais que precisam de reserva prévia, ou seja, nada de visitar sem agendar.

Ver artigo completo

A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA
A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA

17 maio, 2022

Conhecida como Syrah na maioria dos países ao redor do mundo, essa variedade de uva provou ao longo dos séculos ser uma das uvas de vinho tinto mais poderosas e saborosas que existem. Hoje é uma das uvas mais cultivadas do planeta e é a preferida das vinícolas por sua robustez e versatilidade.

Ver artigo completo

EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

10 maio, 2022

A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

Ver artigo completo