RIBERA DEL DUERO E A ORIGEM DO TEMPRANILLO

17 junho, 2020

RIBERA DEL DUERO E A ORIGEM DO TEMPRANILLO

Ribera del Duero é uma importante região vinícola, localizada ao norte da Espanha. Sua reputação se deve em grande parte à alta qualidade de seus vinhos tintos, produzidos principalmente a partir de uvas Tempranillo. 

LOCALIZAÇÃO

Ribera del Duero está localizada no planalto norte da Península Ibérica, a 800 metros (2800 pés) acima do nível do mar. Ribera del Duero significa "margem do Douro", e o rio, de fato, divide a região, além de fornecer às vinhas locais um suprimento de água muito necessário. O rio também abastece Portugal, país vizinho, e sua principal região vinícola de nome Douro (Duero) e corre através do vale homônimo. A localização no interior da região, juntamente com os efeitos de proteção das cadeias de montanhas Sierra de la Demanda e Sierra de Guadarrama, cria um clima extremo. Verões quentes e secos, seguidos por invernos rigorosos. As temperaturas podem variar de –18 ° C a 40 ° C. As geadas da primavera, por mais lindas que sejam, também são uma ameaça real para a produção das vinhas.

PRODUÇÃO VÍNICOLA

Atualmente, Ribera del Duero é quase inteiramente dedicada ao vinho tinto Tempranillo, que é a variedade de uva mais amplamente plantada, conhecida localmente como Tinto Fino ou Tinta del Pais, que dá origem a vinhos profundamente coloridos, com uma estrutura firme de taninos e aromas complexos de frutas escuras. A maioria dos vinhos mais famosos e consumidos, envelhece normalmente por anos.

NORMAS DA REGIÃO

De acordo com os regulamentos do DO, a Tempranillo deve representar no mínimo 75% de todos os vinhos tintos produzidos na região. O saldo também é composto por variedades como Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec, todas estas introduzidas pela Vinícola Vega Sicilia há mais de um século. Outra característica peculiar da região é que a uva Albillo é a única uva branca com videiras plantadas em Ribera del Duero, e produz vinhos para consumo local que não se qualificam para o título de Ribera del Duero DO, e que também podem ser utilizados em pequenas quantidades como amaciador de vermelhos pesados.

OS SEGREDOS DA CAPITAL

A capital de Ribera del Duero é a cidade histórica de Aranda de Duero, e possui uma série de adegas subterrâneas antigas (bodegas) construídas para armazenar vinho. As adegas de interconexão atingem uma profundidade de 12 m (40 pés) em alguns locais e são uma parada obrigatória para quem quer conhecer a região. Coloque Ribera del Duero em seu trajeto de viagens futuras. Vale a pena conhecer!

 

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA
A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA

16 julho, 2021

A Garnacha é uma uva de vinho tinto cultivada extensivamente na França, Espanha, Austrália e Estados Unidos. É particularmente versátil tanto na vinha como na adega, o que pode explicar porque é uma das uvas mais utilizadas na produção de blends do mundo inteiro. E para saber mais sobre este sabor inconfundível, fomos atrás de conhecer a história desta que é uma das uvas do velho mundo mais utilizada na produção de excelentes vinhos. Confira a seguir, tudo o que descobrimos sobre a Garnacha.

Ver artigo completo

A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA
A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA

15 julho, 2021

A Espanha é uma terra de paisagens deslumbrantes, história rica e uma cultura profunda e complexa na qual o vinho há muito desempenha um papel importante. As videiras são cultivadas na Península Ibérica desde pelo menos 3.000 a.c., embora não tenha sido antes de 1.000 a.c. que a vinificação começou a ser feita no país - uma habilidade trazida por comerciantes fenícios do Mediterrâneo oriental. Hoje, a Espanha é o lar de mais vinhas do que qualquer outro país do planeta e tem uma produção nacional de vinho superada apenas pela França e pela Itália.

Ver artigo completo

DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!
DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!

10 julho, 2021

Toro é uma região vinícola de Castela e Leão, no noroeste da Espanha, e está se tornando cada vez mais conhecida por seus vinhos tintos poderosos e encorpados feitos de Tina da Toro (Tempranillo). Em Toro também são feitas pequenas quantidades de vinho branco. Seu nome vem da cidade de Toro, um antigo assentamento a apenas 65 quilômetros a leste da fronteira portuguesa. Toro está localizado no rio Douro, que corta a metade norte da região e por este pedaço encantador e surpreendente da Espanha que iremos passear hoje. Neste artigo, vamos desvendar todos os segredos de Toro para você e conhecer mais sobre esta região tão famosa por seus vinhos.

Ver artigo completo