Roteiro enograstonomico região de Douro e Alentejo

20 Maio, 2019

Roteiro enograstonomico região de Douro e Alentejo

Roteiro enogastronômico região de Douro e Alentejo

Muitas vezes quando pensamos em vinho, pensamos em comida. Bons vinhos podem encher nossos dias de alegria, mas quando aliados a uma boa gastronomia, tudo fica muito melhor!

Pensando nisso, montamos um roteiro enogastronomico com quatro restaurantes imperdíveis em Douro e Alentejo para tornar sua experiencia ainda mais saborosa!

Douro

Restaurante de Tormes: Localizado na Fundação Eça de Queiroz, o restaurante tem como sua principal missão dar vida aos pratos tão bem descrevidos por Eça de Queiroz em suas diversas obras, como a canja de galinha, o frango alourado com arroz de favas, o creme queimado entre outros. Seu menu é requintado e de muito bom gosto. Na entrada, impossível deixar de lado os bolinhos de bacalhau. Já como prato principal, recomendamos fortemente o frango alourado com arroz de favas ou o bacalhau assado ao forno. O vinho verde de Tormes é o mais pedido para acompanhar esses pratos.

Para o passeio ficar ainda melhor, aproveite para conhecer a fundação Eça de Queiroz!

Castas e Pratos: Um restaurante de arquitetura incrível, muito bem frequentado e com excelente atendimento. Mas tudo isso não é nada perto dos seus pratos deliciosos. O restaurante oferece um menu com vinho ao copo, sendo possível experimentar diversos sabores do Douro Vinhateiro. Os pratos mais aclamados são o bacalhau em crosta de amêndoa com purê de gambas e o leitão com purê de berinjela. Já quando falamos de sobremesa, não deixe de experimentar o mousse de laranja acompanhado de um bom vinho do Porto!

Alentejo

Tasquinha do Oliveira: O restaurante é super disputado e exclusivo. Com apenas cinco mesas de dois lugares cada, o lugar atende apenas 10 clientes por noite e tem o atendimento impecável como um grande diferencial. A variedade de entradas é enorme e poderiam todas elas serem servidas como pratos principais, recomendamos o caranguejo fresco e ovo verde empanado com atum. Os três pratos mais tradicionais do restaurante são um suflê de camarão, bacalhau à tasquinha com natas e arroz de pato com linguiças. Para o suflê e o bacalhau recomendamos pedir um vinho branco alentejano delicado e pouco concentrado. Já para o arroz de pato com linguiças, um vinho do Porto. Já para sobremesa, não deixe de experimentar a encharcada do convento Santa Clara (doce de gema com canela).

Herdade do Sobroso: Nas margens do Rio Guadiana, além de restaurante possui um hotel, diversas atividades como passeio de balão, pesca, passeio a cavalo, safari fotográficos e winetour com provas de vinhos e queijos tradicionais de Alentejo. Com entradas típicas alentejanas, seus pratos mais recomendados são o lombinho de javali com aspargos verdes, sopa de cação com ovo escalfado e porco preto em vinho tinto e mel. Tudo isso acompanhado dos vinhos intensos e elegantes oferecidos no local. Para sobremesa, não deixe de experimentar a torta de laranja ou o pudim de amêndoas.

Ficou com água na boca? Nós também! Enquanto você ainda não está nesses restaurantes incríveis, nada melhor do que se deliciar com vinhos alentejanos! Acesse nosso site e escolha o seu preferido!




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.