Santa Barbara e seu talento natural para o Pinot Noir

19 novembro, 2019

Santa Barbara e seu talento natural para o Pinot Noir

Considerada uma das mais lindas e excitantes áreas vinícolas da California, Santa Barbara é um local onde se produzem alguns dos melhores vinhos de toda a América do Norte. Sua história e tradição de amor com os vinhos é muito antiga, chegada bem antes dos norte-americanos anexarem a Califórnia ao seu mapa, após a guerra com o México.

Mesmo com sua produção vitivinícola iniciada em meados do século 18, Santa Bárbara se tornou conhecida e renomada ao redor do mundo, a partir do ano de 1960, com o estabelecimento de vinhedos e vinícolas comerciais, muito tempo depois do fim da Lei Seca. Santa Barbara fica a cerca de 90 minutos ao norte de Los Angeles, e é responsável pela produção de excelentes Pinot Noirs americanos. O Pinot Noir de Santa Barbara é marcado por aromas de morangos com notas de ervas, e é reconhecidamente elegante e equilibrado.

Sua variedade de solos e micro-climas fazem de Santa Barbara um local muito acolhedor para o cultivo de diversas cepas. As mais cultivadas são, em ordem decrescente, Chardonnay, Pinot Noir, Syrah e Sauvignon Blanc. Hoje, a região tem mais de 190 vinícolas, além de 5 American Viticultural Areas (AVAs), que levam a denominação de origem da legislação dos Estados Unidos:

Santa Maria Valley: local onde se produzem uvas Chardonnay e Pinot Noir de qualidade excepcional, que são destaque no mercado mundial.

Ballard Canyon: localizado bem no centro do Santa Ynez Valley, aqui destacam-se Syrah, Grenache, Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, além das brancas Sauvignon Blanc, Viognier e Roussanne.

Sta. Rita Hills: região onde a influência marítima no clima favorece o cultivo da Chardonnay, Pinot Noir e Syrah.

Santa Ynez Valley: localidade onde temperaturas frias próximas à costa são ideais para Pinot Noir, e temperaturas mais quentes, no interior, são perfeitas para Cabernet Sauvignon e Merlot.

Happy Canyon of Santa Barbara: região onde o clima é mais quente e favorece a maturação completa da Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot...

Vale ainda destacar a área de Los Alamos Valley, que mesmo não oficializada pelo governo dos Estados Unidos como uma American Vitcultural Area, merece uma atenção mais do que especial pelos apreciadores de vinhos, pois produz alguns dos melhores rótulos.

E se você é uma daquelas pessoas que não são muito chegadas em vinhos californianos, vale uma observação importante e relevante sobre a região: Os vinhos de Santa Barbara possuem um equilíbrio notável, sem nenhuma ligação com o alto teor alcóolico, o que é comum em regiões de clima mais quentes. Se você ficou curioso, experimente, tire a prova. Em nosso site, é possível encontrar rótulos selecionados da Califórnia muitíssimo saborosos. Depois, não deixe de nos dizer o que achou da sua escolha. 

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA
A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA

16 julho, 2021

A Garnacha é uma uva de vinho tinto cultivada extensivamente na França, Espanha, Austrália e Estados Unidos. É particularmente versátil tanto na vinha como na adega, o que pode explicar porque é uma das uvas mais utilizadas na produção de blends do mundo inteiro. E para saber mais sobre este sabor inconfundível, fomos atrás de conhecer a história desta que é uma das uvas do velho mundo mais utilizada na produção de excelentes vinhos. Confira a seguir, tudo o que descobrimos sobre a Garnacha.

Ver artigo completo

A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA
A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA

15 julho, 2021

A Espanha é uma terra de paisagens deslumbrantes, história rica e uma cultura profunda e complexa na qual o vinho há muito desempenha um papel importante. As videiras são cultivadas na Península Ibérica desde pelo menos 3.000 a.c., embora não tenha sido antes de 1.000 a.c. que a vinificação começou a ser feita no país - uma habilidade trazida por comerciantes fenícios do Mediterrâneo oriental. Hoje, a Espanha é o lar de mais vinhas do que qualquer outro país do planeta e tem uma produção nacional de vinho superada apenas pela França e pela Itália.

Ver artigo completo

DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!
DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!

10 julho, 2021

Toro é uma região vinícola de Castela e Leão, no noroeste da Espanha, e está se tornando cada vez mais conhecida por seus vinhos tintos poderosos e encorpados feitos de Tina da Toro (Tempranillo). Em Toro também são feitas pequenas quantidades de vinho branco. Seu nome vem da cidade de Toro, um antigo assentamento a apenas 65 quilômetros a leste da fronteira portuguesa. Toro está localizado no rio Douro, que corta a metade norte da região e por este pedaço encantador e surpreendente da Espanha que iremos passear hoje. Neste artigo, vamos desvendar todos os segredos de Toro para você e conhecer mais sobre esta região tão famosa por seus vinhos.

Ver artigo completo