19 novembro, 2019
Considerada uma das mais lindas e excitantes áreas vinícolas da California, Santa Barbara é um local onde se produzem alguns dos melhores vinhos de toda a América do Norte. Sua história e tradição de amor com os vinhos é muito antiga, chegada bem antes dos norte-americanos anexarem a Califórnia ao seu mapa, após a guerra com o México.
Mesmo com sua produção vitivinícola iniciada em meados do século 18, Santa Bárbara se tornou conhecida e renomada ao redor do mundo, a partir do ano de 1960, com o estabelecimento de vinhedos e vinícolas comerciais, muito tempo depois do fim da Lei Seca. Santa Barbara fica a cerca de 90 minutos ao norte de Los Angeles, e é responsável pela produção de excelentes Pinot Noirs americanos. O Pinot Noir de Santa Barbara é marcado por aromas de morangos com notas de ervas, e é reconhecidamente elegante e equilibrado.
Sua variedade de solos e micro-climas fazem de Santa Barbara um local muito acolhedor para o cultivo de diversas cepas. As mais cultivadas são, em ordem decrescente, Chardonnay, Pinot Noir, Syrah e Sauvignon Blanc. Hoje, a região tem mais de 190 vinícolas, além de 5 American Viticultural Areas (AVAs), que levam a denominação de origem da legislação dos Estados Unidos:
Santa Maria Valley: local onde se produzem uvas Chardonnay e Pinot Noir de qualidade excepcional, que são destaque no mercado mundial.
Ballard Canyon: localizado bem no centro do Santa Ynez Valley, aqui destacam-se Syrah, Grenache, Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, além das brancas Sauvignon Blanc, Viognier e Roussanne.
Sta. Rita Hills: região onde a influência marítima no clima favorece o cultivo da Chardonnay, Pinot Noir e Syrah.
Santa Ynez Valley: localidade onde temperaturas frias próximas à costa são ideais para Pinot Noir, e temperaturas mais quentes, no interior, são perfeitas para Cabernet Sauvignon e Merlot.
Happy Canyon of Santa Barbara: região onde o clima é mais quente e favorece a maturação completa da Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot...
Vale ainda destacar a área de Los Alamos Valley, que mesmo não oficializada pelo governo dos Estados Unidos como uma American Vitcultural Area, merece uma atenção mais do que especial pelos apreciadores de vinhos, pois produz alguns dos melhores rótulos.
E se você é uma daquelas pessoas que não são muito chegadas em vinhos californianos, vale uma observação importante e relevante sobre a região: Os vinhos de Santa Barbara possuem um equilíbrio notável, sem nenhuma ligação com o alto teor alcóolico, o que é comum em regiões de clima mais quentes. Se você ficou curioso, experimente, tire a prova. Em nosso site, é possível encontrar rótulos selecionados da Califórnia muitíssimo saborosos. Depois, não deixe de nos dizer o que achou da sua escolha.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
17 maio, 2022
A Sicília é a maior ilha da Itália e por lá cerca de 450 vinícolas estão espalhadas por 23 regiões vinícolas reconhecidas, inclusive nas ilhas vizinhas Eólias e Egadi. O enoturismo é um grande impulsionador do mercado na Sicília, pois os enófilos viajam para descobrir os melhores vinhos sicilianos e as vinícolas mais características. Embora seja difícil restringir a lista, aqui estão nossas principais escolhas para as melhores vinícolas da Sicília, escolhidas por sua diversidade geográfica, facilidade de acesso, hospitalidade e qualidade. Vale lembrar que esta lista conta com locais que precisam de reserva prévia, ou seja, nada de visitar sem agendar.
17 maio, 2022
10 maio, 2022