As terras de Alentejo, podem ser consideradas como um dos berços da cultura vinícola. É longa e ampla a trajetória deste lugar que viveu momentos turbulentos e incertos, seguidos de eras de otimismo e inovação. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esta região e entender sua ligação com o vinho.
A mais famosa região vinícola do mundo? Se você está pensando em Bordeaux, Burgundy ou Napa Valley, pode ser hora de pensar novamente. Ao longo dos anos, os vinhos portugueses tiveram muita importância em todo o planeta. O fato é que, depois de uma brusca queda na fama, os vinhos portugueses estão em ascensão e o país não está para brincadeira.
Uma região que se destaca pelos sabores do porto e por lindas paisagens: conheça a Península de Setubal.
A cidade de Setúbal é o terceiro porto do país, depois do Porto e de Lisboa. A parte antiga da cidade tem origens romanas, uma das mais antigas de Portugal, com muitos pontos de interesse para visitar. Setúbal é também parada obrigatória para quem pretende descobrir a reserva natural do estuário do Sado e claro aproveitar um bom vinho.
O Vale do Douro em Portugal é a região vinícola demarcada mais antiga do mundo. Isso significa que não é o primeiro lugar onde as uvas para vinho foram cultivadas, mas sim a primeira região reconhecida e documentada a fazê-lo. Agora é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, e o cultivo de vinho no lugar remonta a época dos romanos.
A uva de vinho tinto mais apreciada de Portugal, a Touriga Nacional, há muito tempo é apontada por enólogos como uma potencial estrela do vinho português, muito além do vinho do Porto.