setembro 15, 2022
Credito: Unsplash
Os taninos são responsáveis por deixar aquela sensação áspera na língua.
Os taninos são um termo recorrente nas descrições de vinhos e parte fundamental da linguagem vinícola. Mas o que são, e qual papel desempenham na estrutura e no caráter de um vinho? É isso que vamos descobrir juntos neste artigo, confira.
AFINAL, O QUE SÃO TANINOS: os taninos são um tipo de composto químico amargo e adstringente que pertence ao grupo dos polifenóis. Eles estão presentes em larga escala na natureza: em cascas de muitas árvores, em grandes variedades de folhas, leguminosas e frutas, incluindo as uvas.
O QUÊ OS TANINOS FAZEM: como os taninos se ligam à outras proteínas, incluindo as da saliva humana, eles criam uma sensação adstringente característica de revestimento bucal na boca. Seu papel principal na natureza é tornar os frutos verdes e as sementes intragáveis, afastando os animais de comê-los.
MAS DE ONDE ELES VÊM? os taninos do vinho provêm principalmente da pele, das sementes e, em menor grau, dos caules das uvas. Durante a fermentação, o suco, as cascas e as sementes são maceradas juntas. À medida que o açúcar é processado e o álcool produzido, a cor e o tanino são liberados no vinho – o álcool dissolve mais taninos do que a água e, portanto, quanto mais tempo as cascas e sementes macerarem durante e após a fermentação, mais tânico será o vinho final.
QUAIS UVAS POSSUEM TANINOS EM ALTA: algumas uvas são naturalmente mais ricas em taninos do que outras. Em geral é porque os taninos estão predominantemente nas cascas e sementes de cada uva, as castas com casca mais espessa terão potencial para produzir vinhos com taninos mais elevados. Variedades notavelmente ricas em taninos incluem Cabernet Sauvignon, Nebbiolo, Sangiovese, Malbec, Mourvèdre/Monastrell, Syrah/Shiraz, Tannat e Tempranillo. Uvas de pele mais fina – como Pinot Noir, Gamay, Grenache – são, portanto, menos tânicas.
Quer conhecer os taninos pelo paladar? Então clique aqui e confira nossa sessão especial de vinhos, selecionada especialmente para você. E se gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
dezembro 04, 2023
novembro 14, 2023
Bordeaux, a região vinícola icônica do sudoeste da França, é mundialmente conhecida por seus vinhos excepcionais. Vamos mergulhar em Bordeaux de uma maneira inovadora, deixando de lado os estereótipos comuns e explorando o que torna essa região vinícola tão fascinante e dinâmica. Vamos conhecer mais?
novembro 14, 2023