TUDO SOBRE A UVA TEMPRANILLO: UM TESOURO ESPANHOL

03 junho, 2020

TUDO SOBRE A UVA TEMPRANILLO: UM TESOURO ESPANHOL

Com a estrutura de Cabernet Sauvignon e a natureza carnuda de Carignan, os vinhos produzidos pela uva Tempranillo são uma verdadeira experiência gastronômica. Quando jovem, seus vinhos podem ser surpreendentemente frescos e frutados. No entanto, com o carvalho e a idade, é possível encontrar sabores de tabaco e couro que os fãs de um vinho mais sério tanto desejam.

FATOS IMPORTANTES SOBRE A TEMPRANILLO

A Tempranillo é uma uva vermelha dominante em Rioja, que foi a primeira região da Espanha a se tornar produtora da fruta. O nome, Tempranillo, vem do temprano, que significa "precoce”, e é adequado à fruta porque amadurece mais cedo do que outras uvas nativas da Espanha.

Tempranillo é uma variedade muito antiga. Enquanto a primeira menção oficial da variedade é de 1807, a teoria geral é de que o vinho Tempranillo foi introduzido na Península Ibérica (Espanha e Portugal) pelos fenícios há mais de 3.000 anos. Uma pista bizarra que questiona a origem ibérica de Tempranillo são as plantações dispersas encontradas na Toscana e Basilicata na Itália. A uva é a quarta variedade mais plantada do mundo e é considerada uma das nove uvas vermelhas nobre, sendo uma das principais variedades misturadas ao vinho do Porto de Portugal, onde é chamada Tinta Roriz.

HARMONIZAÇÕES

Os sabores dominantes dos vinhos produzidos com a Tempranillo incluem cereja, figo seco, cedro, tabaco e endro. A idade afeta significativamente os sabores do Tempranillo, com exemplos de Roble e Crianza transmitindo sabores de frutas e calor suculentos. Os exemplares de Reserva e Gran Reserva apresentam notas mais profundas e densas de frutas, folhas secas, além paladares que remetem ao couro. Embora a Tempranillo seja famosa por combinar carne vermelha e presunto,  harmonizações surpreendentemente versáteis podem ser usadas para combinar com legumes assados,  massas ​​e até comida mexicana.

Não apenas por ser uma uva nobre, oriunda da Espanha, mas por trazer em seu paladar notas diferentes, que podem ser modificadas de acordo com o seu tempo de maturação, a Tempranillo é uma ótima opção para àqueles que buscam desvendar os sabores mais tradicionais e deliciosos da Espanha. Em nosso site, é possível encontrar uma seleção cuidadosamente elaborada, com os melhores vinhos da Espanha. Visite o site e surpreenda-se com as opções.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira nos deixar uma sugestão, deixe um comentário que nosso time de especialistas, ajuda você.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

OS VINHOS DE MONTALCINO E SEU LEGADO HISTÓRICO
OS VINHOS DE MONTALCINO E SEU LEGADO HISTÓRICO

24 setembro, 2020

Um itinerário de degustação de vinhos em uma das regiões históricas da Itália.

Ver artigo completo

CONHEÇA O FAMOSO ITALIANO BRUNELLO DE MONTALCINO
CONHEÇA O FAMOSO ITALIANO BRUNELLO DE MONTALCINO

24 setembro, 2020

Saiba tudo sobre um dos vinhos mais queridos e deliciosos da Itália o Brunello. 

Quando você pensa em vinho italiano, seu primeiro pensamento é provavelmente na Toscana e seu vinho mais famoso, o Chianti. Tenho certeza de que em algum momento da sua vida você desfrutou de uma garrafa deste vinho tinto com uma pizza ou prato de massa, talvez até mesmo enquanto ouvia alguma música clássica europeia. No entanto, Chianti não é a única estrela do vinho que vem da região da Toscana. Um dos melhores vinhos da região é feito a uma curta distância. Quem é esse vizinho? Brunello di Montalcino.

Ver artigo completo

UM DELICIOSO PASSEIO VINÍCOLA POR SANTA LUCIA, CALIFÓRNIA
UM DELICIOSO PASSEIO VINÍCOLA POR SANTA LUCIA, CALIFÓRNIA

13 setembro, 2020

Se você é fã de Chardonnay, Pinot Noir ou Syrah, precisa conhecer uma das regiões vinícolas mais interessantes da Califórnia, o Santa Lucia Valley.

Ver artigo completo