TUDO SOBRE A UVA TEMPRANILLO: UM TESOURO ESPANHOL

03 junho, 2020

TUDO SOBRE A UVA TEMPRANILLO: UM TESOURO ESPANHOL

Com a estrutura de Cabernet Sauvignon e a natureza carnuda de Carignan, os vinhos produzidos pela uva Tempranillo são uma verdadeira experiência gastronômica. Quando jovem, seus vinhos podem ser surpreendentemente frescos e frutados. No entanto, com o carvalho e a idade, é possível encontrar sabores de tabaco e couro que os fãs de um vinho mais sério tanto desejam.

FATOS IMPORTANTES SOBRE A TEMPRANILLO

A Tempranillo é uma uva vermelha dominante em Rioja, que foi a primeira região da Espanha a se tornar produtora da fruta. O nome, Tempranillo, vem do temprano, que significa "precoce”, e é adequado à fruta porque amadurece mais cedo do que outras uvas nativas da Espanha.

Tempranillo é uma variedade muito antiga. Enquanto a primeira menção oficial da variedade é de 1807, a teoria geral é de que o vinho Tempranillo foi introduzido na Península Ibérica (Espanha e Portugal) pelos fenícios há mais de 3.000 anos. Uma pista bizarra que questiona a origem ibérica de Tempranillo são as plantações dispersas encontradas na Toscana e Basilicata na Itália. A uva é a quarta variedade mais plantada do mundo e é considerada uma das nove uvas vermelhas nobre, sendo uma das principais variedades misturadas ao vinho do Porto de Portugal, onde é chamada Tinta Roriz.

HARMONIZAÇÕES

Os sabores dominantes dos vinhos produzidos com a Tempranillo incluem cereja, figo seco, cedro, tabaco e endro. A idade afeta significativamente os sabores do Tempranillo, com exemplos de Roble e Crianza transmitindo sabores de frutas e calor suculentos. Os exemplares de Reserva e Gran Reserva apresentam notas mais profundas e densas de frutas, folhas secas, além paladares que remetem ao couro. Embora a Tempranillo seja famosa por combinar carne vermelha e presunto,  harmonizações surpreendentemente versáteis podem ser usadas para combinar com legumes assados,  massas ​​e até comida mexicana.

Não apenas por ser uma uva nobre, oriunda da Espanha, mas por trazer em seu paladar notas diferentes, que podem ser modificadas de acordo com o seu tempo de maturação, a Tempranillo é uma ótima opção para àqueles que buscam desvendar os sabores mais tradicionais e deliciosos da Espanha. Em nosso site, é possível encontrar uma seleção cuidadosamente elaborada, com os melhores vinhos da Espanha. Visite o site e surpreenda-se com as opções.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira nos deixar uma sugestão, deixe um comentário que nosso time de especialistas, ajuda você.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo