Um roteiro de charme: onde se hospedar, comer e passear em Piemonte

10 Abril, 2019

Um roteiro de charme: onde se hospedar, comer e passear em Piemonte

Piemonte é a segunda maior região da Itália. Referência quando se trata de vinhos, a região também é recheada de museus, castelos medievais, vinícolas e excelente gastronomia. Terra da famosa trufa branca, berço dos vinhos Barolo e Barbaresco e também conhecida pela tão amada Nutella, certamente Piemonte tem muito a nos oferecer.

Pensando nisso, criamos aqui um roteiro com dicas de hospedagem, gastronômicas e de passeios imperdíveis para se fazer em Piemonte! Prepare-se!

Onde se hospedar?

1 – Relais San Maurizio – Nota 9,3

Localizado no Patrimônio da UNESCO Langhe, ideal para explorar as vinícolas e castelos locais sem precisar se deslocar muito, o Relais San Maurizio é um antigo mosteiro do século XVII.

O hotel oferece piscinas, um spa médico especializado em recuperação de ioga, os quartos possuem ar condicionado, Wi-Fi gratuito, TV LCD e além dos itens básicos, oferecem roupões e chinelos. Além disso, o hotel também possui academia, banheira de hidromassagem e banho turco.

Um buffet de café da manhã é servido diariamente. O restaurante Guido da Costigliole conta com uma estrela Michelin e serve especialidades piemontesas no jantar. A propriedade também oferece o Truffle Bistrot, aberto no almoço e jantar.

2 - An Front – Nota 9,4

O An Front está situado centro de Barolo, ao abrir a janela você se depara com a linda vista das vinhas. Funciona em sistema de B&B, que tem como conceito a estrutura “econochic”, que foca em oferecer modernidade e serviços efetivos. São hospedagens econômicas com design e qualidade, que reúnem somente aquilo que é essencial aos hóspedes: camas confortáveis, conforto acústico e térmico, Wi-Fi rápido e um bom café da manhã.

Todos os quartos dispõem de TV de tela plana com canais via satélite, chaleira, ar-condicionado, e alguns quartos também possuem uma varanda. Todas as unidades incluem mesa de trabalho.

O café da manhã continental é servido diariamente na propriedade.

3 – La Casa Di Chloé – Nota 10

Localizada no centro de Torino, é ideal para quem está viajando de carro e quer conhecer cidades aos arredores. É um dos hotéis mais bonitos e agradáveis da região.

Também com conceito B&B, dispõe de ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, área para refeições, cozinha com geladeira e TV de tela plana via satélite.

O hotel também oferece um buffet de café da manhã.

Onde comer?

Piazza Duomo

O único restaurante com 3 estrelas Michelin de Piemonte, é considerado uma aventura gastronômica. Ele conta com aperitivos surpreendentes e pratos deliciosamente sofisticados.

No restaurante existe também um menu al Tartufo, que consiste em um cardápio especial preparado com as famosas trufas brancas da região. O menu de trufas do Piazza é servido apenas para a mesa toda, então caso queira provar, vá com pessoas que queiram comer o mesmo que você!

Antica Corona Reale

Com 2 estrelas Michelin, o restaurante traz à tona o melhor da culinária tradicional da região de Piemonte utilizando os melhores produtos locais: caça, verduras e ervas aromáticas em receitas tradicionais, como o foie gras às peras Madernassa ou os raviólis com cogumelos. A atmosfera familiar e autêntica faz com que o lugar seja ainda mais charmoso.

Villa Crespi

Também com 2 estrelas Michelin, o Villa Crespi é o casamento entre a culinária de Nápoles e Lago Orta. Com pratos preparados somente com produtos orgânicos locais, oferece pratos tradicionais e simples, porém extremamente saborosos. É considerado uma cozinha criativa e certamente vale a pena visitar!

Onde passear?

Além da famosa rota do vinho, que já falamos nesse post aqui *inserir link* (https://www.smartbuywines.com.br/blogs/news/a-rota-do-vinho-de-piemonte), Piemonte é a região ideal para quem ama passear! Aqui listamos também algumas visitas que não podem ficar de fora dos seus planos!

Rota romântica

Caso seja uma viagem de casal, recomendamos a Rota Romântica do Langhe e Roero (Strada Romantica delle Langhe e del Roero) constituída por 11 etapas: Vezza d’Alba, Magliano Alfieri, Neive, Treiso, Trezzo Tinella, Benevello, Sinio, Cissone, Murazzano, Mombarcaro e Camerana. Nessa rota, você pode desfrutar de florestas e vinhedos, castelos e muitas tabernas e adegas.

Nèive, o vilarejo medieval

Além de possuir diversos vinhos incríveis locais, sua arquitetura e atmosfera colaboram para que você sinta como se tivesse viajado em uma máquina do tempo. Lá são produzidos quatro tipos de vinhos produzidos a partir colinas Neive: Barbera d’Alba, Dolcetto d’Alba, Barbaresco e Moscato d’Asti. Na cidade ainda tem um Castelo que é possível visitar a parte subterrânea, onde ficam guardados os vinhos de uma vinícola local. 

Castelo do Marquês Falletti de Barolo – Museu do vinho

Pertencia a uma poderosa família de banqueiros e hoje é onde fica o Museu do Vinho. Lá dentro somos imersos na cultura do vinho com experiências multi-sensoriais, jogos de luz e displays de multimídia. O passeio acaba na enoteca, degustando um Barolo. Para quem gosta de seguir essa linha, existe também o Museo dei Cavatappi, ou seja, o Museu do abridor de garrafa. Ele possui uma coleção de 500 abridores de todo o mundo, desde o século XVII.

Castelo Real de Govone

É uma das residências da família real de Savoy que a UNESCO introduziu na lista do património artístico mundial em 1997. É marcado pela monumental escadaria de honra com duas rampas, suas salas, são decoradas por preciosos mapas chineses. O salão de baile é típico de filme. O castelo pode ser realmente considerado uma bela obra de arte!

Palácio de Venaria

Também uma das residências da família Savoy consideradas Patrimônio mundial da UNESCO, é provavelmente a residência mais conhecida da família fora de Turim. É um palácio gigante construído em uma propriedade de 80 hectares, criado para ser uma casa de campo. Ele é tão magnífico que é popularmente conhecido como o “Versailles do Piemonte”. Certamente é um local imperdível de ser visitado!

Sabemos que as opções turísticas de Piemonte são inesgotáveis, mas aqui ficam algumas das nossas sugestões! E vocês, já visitaram algum desses lugares que indicamos? Conta aqui pra gente nos comentários!

 Aproveitem para conferir também alguns vinhos da região em nosso site!

 

 

 

 

 

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.